quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Paz?

Para quem não sabe, hoje se “comemora” o Dia Mundial da Paz que fora criado inicialmente como Dia da Paz pelo Papa Paulo VI em 1967. Mas, vendo imagens dessas, pode realmente falar-se de paz?


Fonte da imagem

Claro que não! Tenho a impressão que nem com 365 dias por ano declarados de paz essa mesma paz se realize! Dos vários focos de guerra que proliferam ainda por este mundo fora, o mais falado tem sido naturalmente a última “intervenção” israelita na Faixa de Gaza. Para quem não sabe de que região estamos a falar, que veja, ou que clique nessa imagem:


Fonte da imagem

Não vou agora aqui desenrolar a já secular divergência hebraica – árabe, nem sei dos pormenores todos! Mesmo tendo simpatias pelos judeus (ou não fosse eu alemão...), acho esse bombardeamento pela aviação israelita nessa densamente povoada zona totalmente desproporcionada! Não creio que os mísseis do Hamas são a única razão desse reprovável acto que já causou mais de 300 vítimas mortais! Mas será o quê? O aproximar das eleições em Israel? O aproveitar dos últimos dias do “reino Bush” nos EUA, já que é sabido que Obama não vai em todas as cantigas israelitas? Seja como for, e para quem não sabe (de novo), a Faixa de Gaza está totalmente dependente de Israel que lhe fornece quase todos os suportes necessárias de vida, como energia eléctrica e combustíveis. Ou, por outras palavras, os israelitas estão agora a destruir o que eles próprios ajudaram a construir. É um paradoxo, não acham? É uma espécie de relação amor/ódio...