quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Música no dia do Ano Novo

O que para nós coro é o nosso concerto do Natal que decorreu este ano no dia 13 passado, para a “capital mundial” da música erudita, a cidade austríaca Viena, é sem dúvida o Concerto do Ano Novo.

Este grande acontecimento anual é organizado e interpretado pelos “Wiener Philharmoniker” que desde 1939 (!) apresenta este concerto na “Goldener Saal” (Sala Dourada) no “Wiener Musikverein” (Clube de Música de Viena). Talvez pouca gente saiba que o mesmo concerto acontece por três vezes, ou seja, no dia 30 como antestreia para convidados, dia 31 à noite como “Sylvesterkonzert” e finalmente no primeiro dia do ano, às 11h15 (hora austríaca), o tão famoso “Neujahrskonzert”. Interpreta maioritariamente peças da “dinastia musical” Strauss, deixando sempre “entrar” algumas peças de outros compositores. O concerto deste ano é dirigido pelo pianista e maestro argentino-israelita Daniel Barenboim e será transmitido para mais de 70 países. Bilhetes? Agora só já para o ano de – 2010!

Infelizmente, em Portugal o concerto terá “apenas” honras de transmissão directa via rádio a partir das 10h15 na Antena 2. Um pouco mais tarde dará em diferido na RTP 1 a partir das 14h05. Esta estação televisiva pública ainda vai transmitir outro acontecimento musical nesse dia, um pouco antes da meia-noite. Terá como títuloÓpera Premium – Concerto de Ano Novo” e é uma gravação do dia 2 de Dezembro feita no Convento do Beato onde três solistas portugueses, acompanhados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e dirigidos pelo Maestro João Paulo Santos, irão apresentar partes de muitas óperas conhecidas.

Portanto, pelo menos musicalmente falando, esse 1º dia do ano deve começar muito bem!