sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Efemérides 5 de Setembro

Hoje, dia 5 de Setembro, faria anos o senhor Farokh Bommi Bulsara!
Quem???
É nada mais e nada menos do que Freddie Mercury! Nascido há 62 anos na ilha Zanzibar, colónia inglesa que hoje pertence à Tanzânia, formou em 1970 uma das mais famosas bandas de rock de sempre, os Queen (para mim, a melhor de sempre!). Faleceu em consequência da sida em 1991.

Para quem tiver interesse, leia aqui a sua biografia.


Também a 5 de Setembro, mas em 1997, faleceu Agnes Gonxha Bojaxhiu!
Quem???
Nascida em Skopje na actual Albânia, mais tarde ficou mundialmente conhecida como Madre Teresa de Calcutá. Ajudou de forma impar a população mais carenciada na Índia, e mais tarde também os pobres um pouco por todo o mundo. Este facto valeu-lhe em 1979 o prémio Nobel da Paz.

Mais uma vez, quem tiver interesse leia aqui a sua biografia.


Para além de ter sido assinado nesse dia, em 1494, o Tratado de Tordesilhas, outro facto da história mundial aconteceu nessa data, mas em 1972. Decorriam os Jogos Olímpicos de Munique quando a delegação israelita sofreu um ataque terrorista efectuado por um grupo de palestinos denominado Setembro Negro! Morreram nesse dia fatídico 11 atletas deste estado que nessa altura contara com apenas 14 anos de existência.

Mais informação sobre esse assim chamado Massacre de Munique aqui.

4 Comments:

At 06 setembro, 2008 00:35, Anonymous Anónimo said...

Bela recordação! Os Queen eram uma banda fantástica! Uma das 5 melhores bandas do século passado, na minha opinião. Bom fim-de-semana!

 
At 06 setembro, 2008 01:27, Blogger Zig said...

rcataluna:

:)

Bom fim-de-semana para ti também!

 
At 06 setembro, 2008 12:36, Anonymous Anónimo said...

Do século passado, só? Não, de sempre! Os Queen foram e serão sempre únicos. Pela primeira vez (e penso que única até hoje) chorei pela morte de um artista. O Freddie é eterno.

 
At 06 setembro, 2008 12:49, Blogger Zig said...

vampirella:

Nem mais! Para mim e para muitos, ele nunca morrerá...

 

Enviar um comentário

<< Home