Faleceu Aleksandr Solzhenitsyn
Faleceu na noite passada, aos 89 anos, o escritor russo e detentor do prémio Nobel da Literatura (1970) Aleksandr Isayevich Solzhenitzyn. É o autor do famoso livro “Arquipélago Gulag”, um retrato real da vida num campo de trabalhos forçados na Rússia. Foi um dos primeiros dissidentes desse país (1974), dominava perfeitamente a língua alemã desde da sua infância o que o terá ajudado na adaptação ao seu novo país escolhido, a Suíça. Por lá viveu apenas 2 anos, a sua fama o levou para vários países para no fim se instalar até 94 nos EUA para nesse ano regressar ao seu país natal.
Lembro-me perfeitamente de ouvir falar dessa pessoa por várias vezes nas notícias da Alemanha da altura, já que foi o primeiro que levou portas fora o estado real de uma Rússia que poucos conheciam. Para quem tiver interesse, pode ler a autobiografia do escritor (infelizmente só em inglês), ou então, a biografia da sabichona wikipédia, essa sim, em português.
2 Comments:
Confesso que não conhecia. Com o que se tem dito, e depois de ler o teu post, vou tentar ler este autor.
enforcadinho:
Obrigado pelo convite!
rcataluna:
Certamente que na altura esse autor era pouco conhecido por cá, na Alemanha acompanhei a história dele de perto, já que vivia a poucos km da então Checoslováquia e mais tarde trabalhei na tropa mais perto dessa fronteira ainda!
Enviar um comentário
<< Home