sábado, 31 de maio de 2008

PSD - Peixe - Futebol - Vinho - Telerural

Como sabem, raramente falo aqui de política, mas hoje tenho que abrir naturalmente uma excepção porque no maior partido da oposição ao actual governo houve eleições para eleger um novo presidente, eleição necessária após a súbita demissão de Menezes, presidente do PSD até então.

Venceu a escolha natural, a única pessoa com capacidade para derrotar Sócrates nas próximas eleições legislativas. Manuela Ferreira Leite obteve 37,6% dos votos, menos do que esperado por ela, mas mais do que a quase silenciosa campanha por parte desta “dama de ferro” prometia. Em segundo lugar se ficou Passos Coelho com 31%. Era e é a esperança da nova geração, tem um perfil e uma aparência credível, mas tudo isso não chegou para convencer o eleitorado desse partido. Santana apenas obteve a terceira posição com 29,5%. Mais do que esperado pela maioria dos analistas e muito menos do que esperado por ele próprio, reagiu igual a si próprio armando-se em vítima anunciando que vai deixar de ser líder parlamentar. Patinha Antão, o grande outsider deste escrutínio, acabou com residuais 0,6%, salientando entretanto a credibilidade da sua candidatura por não ter tido o apoio de ninguém do aparelho do PSD. Agora, resta esperar o que o futuro traz...

Encontrei um bom site na net sobre estas eleições, só que, a minha velha máquina não consegue tirar todos os benefícios desta página do conhecido Paulo Querido. Pode ser que tenham mais sorte do que eu!

Classifico como vergonhoso o que se está a passar nas lotas em alguns portos marítimos nacionais. Os armadores dos barcos de pesca têm todo o direito de fazer greve, aliás, é um direito cívico, normal em qualquer democracia deste mundo. O que não é normal é provocar grandes prejuízos aos vendedores de peixe situados nessas mesmas lotas, indiferente se vendem esse produto de origem nacional ou estrangeira. Bloquearam a entrada a esses vendedores, e mais tarde, até destruíram o material dessas pessoas na lota de Matosinhos. É inadmissível que isto aconteça em Portugal. Os pescadores, por mais razão que tenham com esta greve, não são os donos das lotas, os vendedores têm todo e mais algum direito de comprar a mercadoria onde muitíssimo bem entendem. Tenho dito!

Futebol. É outro dos assuntos que ultimamente não tenho falado muito aqui. Penso que a euforia ao que se assistiu durante o Euro 2004 dificilmente se repetirá durante o Euro deste ano. Tirando a cidade de Viseu que albergou a selecção de todos nos últimos dias, poucas grandes manifestações de apoio se têm vislumbrado. Será a crise generalizada? Será alguma “fartura” que os portugueses sentiram durante o último Euro? Ou sentirão os portugueses alguma “mea culpa” por terem permitido a construção de tantos estádios novos em Portugal, enquanto, por exemplo na Suíça, apenas os existentes foram modificados? Seja como for, o “Europeu” está à porta, começa já a 7 de Junho com um jogo entre um dos países organizadores, a Suíça, e a República Checa. Á noite, nesse mesmo dia, será a vez da nossa selecção entrar em campo e jogar contra a Turquia.

Vejam todos os dados do Euro 2008 no site oficial da prova!

Ami Winehouse. Prometeu muito, mas não cumpriu quase nada. A fazer jus ao seu nome (winehouse = casa de vinho) apareceu bêbada em palco na primeira noite do Rock in Rio em Lisboa. É já conhecida a “queda” dessa senhora para fazer fitas em palco, até é famosa por nem aparecer em público em concertos agendados com o nome dela no cartaz. Nem nos tão famosos concertos dos Rolling Stones nos seus primeiros tempos de êxito se viu algo assim, alguém a aparecer em palco com tanta falta de respeito para com o seu público, com os seus fãs que em Lisboa eram cerca de 90 mil! Lenny Kravitz, por sua vez, e apesar do forçoso atraso provocado pela “cantora” anterior, não desiludiu e fez valer o dinheirão que os espectadores dessa noite gastaram nesse concerto!

Tudo sobre o Rock in Rio – Lisboa aqui

Amanhã, não percam às 21.30h o programa humorístico “Os Contemporâneos”, desta vez com a participação do Quim e do Zé! Para quem não sabe ou não os conhece, são os protagonistas de um sketch matinal na Praça da Alegria, também na RTP1, o Telerural. São gargalhadas garantidas!

5 Comments:

At 31 maio, 2008 22:02, Blogger jocasipe said...

1. Pela minha aprte, tinha preferencia (e esperança) no PP Coelho...

2. Absurdo. Os nossos direitos deveriam terminar quando colidem com os interesses de 3ºs. Uma lástima.

3. Não estou muito crente numa boa campanha Portuguesa no EURO.

4. A "casa do vinho" justificou o seu nome...

5. Tenho gostado o qb dos comtemporâneos.

 
At 31 maio, 2008 22:23, Blogger jocasipe said...

(pergunta que nada tem a ver com o post: Conseguiste descompactar os ficheiros que te enviei?)

 
At 31 maio, 2008 23:51, Blogger Zig said...

jocasipe:

Sim, também gostaria de ver o PPC (é mais fácil de escrever desta forma...) na liderança, mas mesmo assim, penso que a MFL terá mais hipóteses na próxima eleição.

Quem age assim perde toda a razão, por mais razões que queira invocar!

Temos que ter fé, também, é a única coisa que podemos ter a esta distância!

Bem o maior cronolista português de assuntos sociais (agora não me lembro do nome dele) disse que é uma mulher completamente maluca e é um grande risco de a ter convidado para este festival.

Também eu, mas esses dois doidos melhoram qualquer programa. Nas manhãs da Praça da Alegria, por mais chato o programa esteja, eles o alegram sempre!

Não, ainda não tive oportunidade de o fazer, já te digo se consegui ou não. Obrigado pela tua preocupação :)

 
At 02 junho, 2008 15:54, Anonymous Anónimo said...

SE A GREVE DOS PESCADORES (PERDÃO, MELHOR DIZENDO: ARMADORES DE PESCA) É COMPREENSÍVEL, DADO OS CONSTANTES AUMENTOS DOS COMBUSTÍVEIS, JÁ NÃO SE COMPREENDE PORQUE FECHAM OS MERCADOS ONDE O PEIXE É VENDIDO.
COM QUE DIREITO OS ARMADORES DE PESCA FECHAM OS MERCADOS? É POR SEREM PATRÕES? POR ISSO TÊM DIREITO A IMPEDIR OS OUTROS DE TRABALHAR? QUALQUER TRABALHADOR QUE FAÇA GREVE NÃO PODE SEQUER IMPEDIR OS COLEGAS DE TRABALHAR. PELA MESMA LÓGICA, OS ARMADORES NÃO PODEM IMPEDIR OUTROS ARMADORES DE PESCAR, TRAZER E VENDER O PEIXE. MAS FECHAR OS MERCADOS NEM PENSAR, TRATA-SE DE UM ACTO TERRORISTA CONTRA OUTROS PROFISSIONAIS QUE NEM SEQUER SÃO SEUS COLEGAS; QUE TAMBÉM NÃO TÊM OS MESMOS INTERESSES! O GOVERNO PODE DECIDIR AJUDAR OS ARMADORES (EX. SUBSIDIANDO-LHES OS COMBUSTÍVEIS. DE QUE FORMA ISSO VAI BENEFICIAR OS VENDEDORES DE PEIXE?)
E SE SE LEMBRAREM DE INVADIR OS RESTAURANTES ONDE O PEIXE AINDA É SERVIDO...
PORQUE É QUE TARDA UMA RESPOSTA POLICIAL À ALTURA?

ZÉ DA BURRA O ALENTEJANO

 
At 02 junho, 2008 17:15, Blogger Zig said...

Anónimo (Zé da burra):

Há quem se ache dono de tudo, e isso misturado com falta de bom senso dá sempre uma mistura explosiva!

 

Enviar um comentário

<< Home