terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Ecopista

Sabem o quê é que é uma Ecopista? Pode ser traduzido em caminho ecológico, ou caminho alternativo, como queiram. Pois bem, esta antiga e abandonada via-férrea vai ser muito provavelmente transformada numa tal Ecopista, se tudo correr bem, já a partir do ano que vem.



Estamos a falar da ligação entre Estremoz e Vila Viçosa, passando ainda por Borba, com uma extensão de 17 km. Os três municípios se reuniram, apresentaram a ideia à Refer que entretanto já (milagrosamente) concordara. O projecto vai ser apresentado às instâncias competentes, ou seja, à União Europeia que terá que financiar grande parte desta ideia, deste projecto!

Mas, estamos a falar de quê em concreto? Bem, há inúmeras vias-férreas abandonadas pelo país fora, e esta é apenas uma delas. Cansados de ver esta (em outros tempos importante) infra-estrutura a degradar-se ano pós ano, tomaram a iniciativa e pretendem transformar grande parte desses 17 km num circuito para desporto e lazer, leia-se: para caminhar, correr ou andar de bicicleta. Pensa-se ainda em aproveitar as estações para outros fins como já acontece em Vila Viçosa onde parte do prédio foi transformada num Museu do Mármore. Fala-se ainda em preservar parte do troço original para futuramente poder circular um comboio para fins turísticos.

Pois bem! Espero apenas e só que essa boa ideia vingue! Espero também que, uma vez concretizada, as boas gentes alentejanas dessa área a utilize para o fim previsto e que não a “prevariquem” com corridas de motos já que os “lances” da pista são bastante “rectas”!

Essa ideia não se podia aproveitar também na via-férrea abandonada entre Beja – Brinches – Serpa – Pias – Moura? Só a ponte sobre o Rio Guadiana seria incentivo suficiente para transformar essa via numa Ecopista também! Conheço um exemplo assim de bem perto. Na Alemanha, na terra da minha já falecida avó e destino habitual das nossas férias, um troço desses entre Bodenwöhr e Neunburg vorm Wald (nomes esquisitos, eu sei!) foi inteiramente transformado em Ecopista, mais precisamente num “Fahrradweg” (caminho para bicicletas) numa extensão de 12 km.

Origem da foto e mais info sobre o assunto aqui.