sábado, 8 de dezembro de 2007

Adivinha



Sabem o quê é que essa sigla quer dizer?
Sabem há quantos anos se encontram essas letras nessa parede?
Sabem o quê é que essa casa albergou há muitos anos?

A solução segue dentro de algum tempo!

Solução:
Essa casa situada perto do restaurante do “Pereira”, no seguimento da vulgarmente conhecida “rua dos caixões” (por lá se encontrarem duas funerárias...) e que parte da Praça da República em Beja, era a Casa Majú, um restaurante com esse mesmo nome. Há cerca de 55 anos, a idade dessas letras, apenas havia dois restaurantes em Beja, este e a Floresta perto do Jardim Público. Os donos deste restaurante o chamaram assim por serem as primeiras letras dos seus primeiros dois de três filhos, MÁrio e JUdite. Hoje em dia a casa está à venda, sinais dos tempos. Como curiosidade, os três filhos desse casal entretanto já falecido pagam há 55 anos uma contribuição à CMB por essas letras….

6 Comments:

At 08 dezembro, 2007 16:54, Anonymous Anónimo said...

Talvez queiram dizer Mário e Judite, que penso serem os nomes dos filhos da senhora que foi proprietária. Alugavam quartos... actualmente penso que já não.

 
At 08 dezembro, 2007 21:54, Blogger Van Dog said...

Mmmm... "Mais Árvores em Jardins Urbanos"?... :)

 
At 09 dezembro, 2007 00:20, Blogger Zig said...

vampirella:
Certíssimo!

van dog:
lol

 
At 09 dezembro, 2007 02:33, Anonymous Anónimo said...

Zig:

Essa dos «só dois restaurantes...». Estás enganado! Frequentei com o meu avô a Casa de Pasto Majú. Mas, na altura, haviam em Beja diversas casas de Pasto (a do Bacala, uma outra ali quase em frente da extinta «retrete» do Jardim Público, que ainda lá está e cujo nome não recordo, a «Familiar» na rua da Biscaínha, e muitas outras. Mais «finos» eram depos o restaurante da Pensão Rocha, o Pelourinho e outros mais, com (claro) o «Luis da Rocha» a comandar o pelotão ...

 
At 09 dezembro, 2007 14:19, Blogger Zig said...

Anónimo:
Tendo eu apenas 47 anos de idade e dos quais 24 de Portugal, não posso naturalmente confirmar essa informação que me deram e que me levou a escrever este post. No entanto, há alguns anos reparei uma TV da antiga dona desse restaurante e ela me tinha dito o mesmo. Se é verdade, ou não, só "os antigos" o poderão dizer!

 
At 22 outubro, 2021 16:50, Blogger LA LLORONA said...

Olá Zig. Gostaria de lhe pedir a foto completa onde aparece o MAJU será que me fazia esse enorme favor? catiamarcelino@gmail.com

 

Enviar um comentário

<< Home