terça-feira, 9 de outubro de 2007

Músicas da minha Vida X

Mais Músicas da minha Vida

É mesmo das lembranças mais ternurentas que tenho da minha “meninice”! Ou dava no rádio do carro do meu pai (não, não era o do camião), ou no autocarro da escola numa viagem que fazíamos no fim do 8º ano, já não me recordo bem! Pudera! Foi há 34 anos quando ouvia pela primeira vez “How do you do”, dos holandeses “Mouth & MacNeal”. Na altura do estudo inglês, foi mesmo “alvo” de tradução na escola, de tão popular que era. Uma canção que me acompanhava ainda durante muitos anos....

Ainda mais sucesso tinha “Hello A” (para mim, uma daquelas canções “pele de galinha”!), chegou mesmo a ser n.º1 na Alemanha! Até foi cantado por eles em alemão (era moda nesses tempos, saía com cada uma....). Depois, em 1974 aventuraram-se na Eurovisão com “Ik zie een ster”, tendo sido cantado mais tarde também em inglês (I see a star). Ficaram em 3º lugar! Uma classificação muito honrosa já que nesse ano ganharam os “Abba” com “Waterloo”. Pelos vistos, prepararam terreno para 1975, em que ganhou uma outra formação holandesa, os “Teach In” com “Ding-a-dong”! Belos tempos....



Para quem tiver interesse, a Wikipédia é um excelente dicionário também do Festival Eurovisão da Canção. Dependendo da língua que se escolhe, aparecem alguns detalhes e curiosidades do país respectivo, e claro, numa listagem, todas as edições desde 1956, com todos os países participantes, pontuações e classificações! Com algum susto verifiquei que a partir de 1983, altura da minha chegada a Portugal, “apaguei-me” musicalmente e “reapareci” aos poucos em 1988....

Nesta edição das Músicas da minha Vida não vos vou maçar muito com a letra da canção escolhida. Por duas razões. A letra é tão simples que até uma criança de 4 anos a entende (desde que for inglesa, claro....), e a outra é que são as duas canções (descritas em cima) que aqui vou recordar. Ficam apenas uns excertos de cada uma:



How do you do:

How do you do
Mm Mm
I thought
Wa-na Na-na Na-na
Just me and you
And then we can
Na-na Na-na
Just like before
And you will say
Na-na Na-na
Please give me more
And you will think
Na-na Na-na
Hey that's what I'm living for

Vídeo (Youtube) How do you do

Hello A:

Hello-a
hello-a
can't you see
hello-a
hello-a
what I feel
hello-a
hello-a
come my way
hello-a
hello-a
bless the day.



Vídeo (Youtube) Hello A

Links:

Mouth & MacNeal – Wikipédia

Homepage de Maggie MacNeal (só a biografia está em inglês, o resto está em holandês)

Festival Eurovisão da Canção – Wikipédia

Ficheiros áudio (é só clicar no play, e ligar as colunas, claro...):



1 Comments:

At 05 abril, 2008 22:39, Anonymous Anónimo said...

Estou a curtir este blog, isto é um achado! E é isso mesmo já não ouvia esta música há mais de 30 anos nem sabia que eram estes os interpretes. Obrigado amigo por estas recordações musicais.

fmtf fernando

 

Enviar um comentário

<< Home