domingo, 9 de setembro de 2012

Suécia Noruega - Part 4

Com o post de hoje chega ao fim a fotorreportagem sobre a minha inesquecível viagem ao Norte da Europa. Nos primeiros três falei sobre a Suécia, no de hoje falo sobre a Noruega, mais precisamente, sobre a sua capital Oslo, uma cidade muito bonita, cosmopolitana e com muitos lugares para visitar.

Começo com a última foto que lá foi tirada, a mais bonita, em meu ver. Não por eu lá constar (sou feio, eu sei) mas sim, pelos dois animais e por quem a tirou. Na foto, à esquerda, a Luana, uma bonita cadelita de meia-idade, muito minha conhecida. “Carreguei-a” a tudo quanto era feira de adopção em Beja, quando finalmente alguém se apaixonou por ela e a tirou do nosso canil, em 2010. Falo, claro, da pessoa que tirou esta foto. À direita, o Reggae, um bonito cão, muito vivo e reguila, mas muitíssimo meigo. Apareceu há já bastantes anos no canil de Beja, mas na parte da Câmara. Tirámo-lo de lá para o colocar na parte do canil da ACAB, mas não se deu bem. A minha conterrânea Gabi teve pena dele e ficou com este menino em FAT (Família de Acolhimento Temporário), até que no ano passado, quase pela mesma via, também encontrou o caminho até Oslo.



A dona desses dois animais e minha anfitriã em Oslo, a Siri, é realmente uma mulher com M maiúsculo e uma verdadeira amiga dos animais. Ajuda em várias frentes, principalmente em campanhas de esterilização de cães um pouco por todo o Sul da Europa, ou seja, na Roménia (na Associação RAR), num canil na Sérvia onde inclusivamente quer adoptar (mais) um cão e num futuro breve na ilha de Creta, na Grécia. Para mim, uma super-mulher. Se toda a gente fosse assim, o mundo seria muito melhor!



Agora, vamos à cidade de Oslo. O que pensam quando ouvem falar da Noruega? Petróleo? Não! Curiosamente é um dos países com os combustíveis mais caros da Europa, mesmo tendo este ouro negro a correr dos fundos dos mares na sua imensa costa do Atlântico. O que vos pode ocorrer mais? Os Vikings? Certo! Claro que esta cidade tinha que ter um museu alusivo a esse antigo povo nórdico onde os seus barcos estão expostos na sua grande dimensão. Peço desculpas pela fraca qualidade da foto, mas a luz nesse museu é quase inexistente por razões de conservação.



Imaginam que já os Vikings tinham cães! A provar, uma coleira de mais de 1000 anos!



Claro que Oslo tem muito mais do que isso para oferecer. Para além dos seus edifícios típicos centenários no centro...



...tem uma novíssima sala de Ópera, uma construção emblemática que domina o Porto dessa cidade.




Aqui, a zona que foi recentemente alvo de um ataque terrorista, algo impensável para essa pacífica nação. O seu autor já fora condenado (não vou escrever aqui o seu nome para que os “googlesearchers” não me relacionam com este tipo...), as feridas desse ataque naturalmente custam a sarar!



Muitas igrejas...



...animação de rua...



...e muito, muito verde...



...como aqui no Parque do Palácio Real (estava em obras)



Adorei lá estar...pode ser que este pássaro...



...me leva para lá outra vez!
Até sempre...
.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 16 setembro, 2012 15:21, Blogger jocasipe said...

Estive em Oslo em 2007 e adorei. Estive nesses sitios todos e ainda no parque de Esculturas Gustav Vigeland. É lindo!

 
At 16 setembro, 2012 16:38, Blogger Zig said...

Jocasipe:
Estás a falar do parque com as esculturas "pornográficas"? Obrigatório visitar!

 

Enviar um comentário

<< Home