domingo, 26 de setembro de 2010

Pensamentos soltos

A partir de hoje, e todos os fins-de-semana (se houver tempo), vou “tecer” aqui algumas críticas, pensamentos soltos curtos ou longos, enfim, lançar algumas farpas sobre certos e determinados acontecimentos na nossa assim designada vida quotidiana!

“Buzinão” é uma palavra “nova” portuguesa surgida desde da famosa acção na Ponte 25 de Abril há já alguns anos. Agora, dizer essa palavra no plural como se ouviu neste sábado, ou seja “buzinões”, lembra a outras coisas acabadas em ões... nomes que por estas alturas se ouvem bastante em certas “zonas afectadas”!
.

Orçamento de Estado, ou seja, a política portuguesa no seu melhor! Em vez de puxarem pelo mesmo, ou seja, por Portugal, puxa cada um por si, é (de novo) o disse que não disse e o disse que disse, com Manuel Alegre pelo meio a perder (mais) uma boa oportunidade em ter ficado calado! No fim, sim, no fim, sairá o habitual orçamento e os que o aprovaram estão satisfeitos e os restantes naturalmente o vão rejeitar.

No enésimo episódio da novela Selecção Nacional esta semana só houve gente que se saiu bem! Madail lavou a cara em tentar encontrar uma solução de emergência, Queiroz se viu ilibado por um tribunal internacional e até o novo seleccionador nacional Paulo Bento deixou a sua famosa tranquilidade de lado apresentando um discurso forte e determinado! Agora, só resta saber se outra tanta gente se sairá bem também, ou seja, a própria selecção nacional!

FMI! Esta maldosa palavra! Está logo ali à quina, prestes a entrar num qualquer ponto da fronteira do nosso país! Mas, sabem o que é o Fundo Monetário Internacional? É uma ajuda económica, e não uma ameaça! Ameaça é só para aqueles que o temem, ou seja, os incompetentes que não querem ser “descobertos”, e claro, é infelizmente uma “arma de remesso” para certos políticos que só sabem é armar-se em salvadores da pátria em vez de contribuírem para o bem comum!

É muito frequente Portugal ser comparado com a Grécia! Mas, esses dois países situados “cronicamente” nos últimos lugares em qualquer estatística europeia podem mesmo ser comparados? Só se for nesse facto, de estar nos últimos lugares. Na verdade, os gregos ganham incomparavelmente mais no fim do mês do que os portugueses, têm incomparavelmente mais ganhos no sector turístico, e só na bola ficam a perder, tirando a malograda final do Euro 2004! Mesmo assim, há muitos mais gregos do que portugueses que se vêem gregos para levar a sua vida a bom porto – ou será apenas no papel para europeu ver?

Semana Europeia da Mobilidade, que “integra” o Dia Mundial sem Carros! Sem carros? Nem por sombras! Desde do seu início há já mais de 10 anos, essa acção perdera cada vez mais visibilidade, está cada vez mais minimizada em acções esporádicas de boas intenções, sim, mas de pouco impacto real! Em minha opinião, essa semana devia culminar num Dia sem Carros num domingo, já que prescindir do carro durante a semana é mais complicado. Assim, muito mais entidades poderiam colaborar, e até os famosos hípers abertos nesse dia do Senhor poderiam alugar veículos eléctricos para levar as gentes aos seus estabelecimentos, só para dar uma ideia. Seja como for, essa acção está mais do que ultrapassada e necessitava de ser repensada, peeenso eu de que!
.

Etiquetas: ,