quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ainda o caso da Casa em Beringel

Amigos, já me conhecem, não procuro protagonismo, porém, neste caso, e como tenho este meio que é o meu blog, me vou então “jogar” a esse assunto, temendo desde já a incompreensão de alguns dos meus leitores. Como disse, não me quero pôr em bicos de pé (ou como se diz) com este texto, apenas pretendo alertar como é possível, no século XXI, nos tempos do TGV, aeroportos megalómanos e auto-estradas para tudo quanto é sítio, acontecer ainda casos desses. Acredito que não é caso único, acredito que há mais situações dessas por esse país fora.

Como talvez se lembrem, há dias se falou bastante no blog do H sobre uma situação de pobreza extrema numa casa algures em Beringel. Uma senhora, possivelmente debilitada física e mentalmente, fora encontrada pela vizinhança desmaiada em sua casa, rodeado de cães que deram ruidosamente o alerta. Esta senhora fora levada ao hospital, local onde ainda se encontra. Está acordada mas não se consegue exprimir, apenas chora quando a visitam e tentam comunicar com ela. Não sei mais sobre esta senhora, apenas sei que certamente não regressará, quando tiver alta hospitalar, até a esse local. Como disse, não sei nada da situação de saúde dela, portanto, mais nada sobre isso posso aqui dizer, posso apenas opinar.

Depois, há a situação dos animais. Diz-se que inicialmente foram 15, agora lá continuam apenas mais 6 canídeos a habitar nesta casa. Habitar, claro, é uma força de expressão, porque ninguém, nem os animais conseguem lá estar! A casa está cheia de lixo, ratos e cobras, e, aparentemente, ninguém se preocupa com o estado das coisas ali existentes. Se não fosse uma vizinha, a mesmíssima pessoa que encontrou a habitante humana desta casa em estado muito debilitado, os animais há muito tinham morrido. Alimenta-os como pode, e, ainda por cima, é mal compreendida por alguma vizinhança que afirma que os animais se devia mas é deixar morrer à fome...sem mais comentários sobre este tipo de bípedes!

Alguns dos animais foram já levados para o Canil Intermunicipal da AMALGA pelos seus funcionários, porém, e sem confirmação, os restantes não os conseguiram apanhar, esconderam-se dentro do lixo da casa. Agora, e para dar um final minimamente digno do caso, alguns voluntários da ACAB, mais experientes na captura de cães, vão tentar apanhar esses animais e decidir depois o que fazer com eles, ou levar alguns para o cronicamente sobrelotado canil dessa associação, ou então, levá-los à AMALGA também.

As fotos que se seguem dispensam comentários! Foram tiradas por uma das (incansáveis) voluntárias da ACAB que se aventurou para dentro da casa...como disse, sem mais comentários!







.

Etiquetas: , , , ,

3 Comments:

At 08 setembro, 2010 11:11, Blogger jocasipe said...

Não existirá alguma entidade pública que resolva a situação? Não será caso de saúde pública? Se os animais pagassem impostos, de certeza que o fiscal das finanças já lá tinha estado....

 
At 08 setembro, 2010 23:14, Anonymous António said...

Como é possível nenhuma autoridade se ter apercebido deste caso. A senhora, gravemente doente, mas no fundo ela gostava de animais.

 
At 09 setembro, 2010 01:43, Blogger Zig said...

Jocasipe e António:

Haver autoridade até há, mas...algo certamente falhou aqui! Será a falta de uma denúncia? Denunciar a quem?

 

Enviar um comentário

<< Home