quarta-feira, 14 de julho de 2010

Serei alemão?

Texto descaradamente roubado daqui!

""Constato frequentemente que existem demasiadas pessoas completamente desorganizadas.
Procrastinam em qualquer lugar e sob qualquer pretexto. Adiam, atrasam, deixam para depois.
Começamos a sentir-nos aves raras, os cumpridores. Porque não temos o passo certo com a generalidade, somos sempre prejudicados pelos «empatas».

Para português médio, digo demasiadas vezes com licença, se faz favor e muito obrigado.

Quando paro nas passadeiras para deixar passar algum peão, o carro que me segue apita sempre.

Não sou capaz de ultrapassar uma velhinha na fila dos Correios, sobretudo se for coxa.

Começo a ficar farto de ser o primeiro a chegar aos encontros, e por vezes...o único.

De me dizerem que ficou para amanhã. Que não tiveram tempo. Que disseram 18 horas , mas queriam dizer vá, 18/18H30.

As horas em Portugal nunca são certas: 15 horas são 15H20, são sempre quinze/quinze e trinta.
Se pergunto: Amanhã saímos a que horas?
A resposta é sempre: Aí pelas 9. Portanto,9, nove e meia, ok?
A hora em Portugal é sempre a hora combinada, mais meia hora.
Parece mal levantar cedo. E se fica mal sair a horas para algum lugar, então chegar...é uma vergonha chegar a horas a alguma coisa.

Em termos protocolares, acho que é preceito chegar sempre alguns minutos atrasado, para as figuras de Estado. Pois provavelmente, os portuguesas sentem-se todos um pouco aristocratas, e generalizam.

Não falo apenas de trabalho, pois o mesmo acontece em matéria de lazer.
«Não conseguimos ir à praia de manhã porque só nos arranjámos depois das 11...» e «arranjámos» era vestir a t-shirt e lavar a cara.

Adiam. Deixam para depois. Dizem que não se conseguiu. Que faltou alguma coisa.
Que não tivemos tempo. Fui com febre para o hospital de Beja. Que não me atenderam a chamada. Que só li o SMS no outro dia. Não tenho mail. Não tenho internet por causa dos filhos(!).Não sei o que é o raça de um computador. Mudei de telemóvel. Ainda não decidi. Vou falar com a mulher. Para a semana dou-te uma resposta (nunca especificando qual a semana).

É chocante o numero de pessoas sem projectos, sem objectivos, sem um rumo na vida.
Que não aprenderam a organizar-se.

E logo eu, que sou um meticuloso Engenheiro dos meus sistemas de vida, inventando logo ali soluções para os problemas que surgem, atacando no momento situações de menor importância. Considerando inaceitável não poder comprar a lâmpada ou o chuveiro, o livro, às 2h00 da manhã ou à hora que me apetecer. E que me sinto terrivelmente mal se não tiver meia dúzia de processos em marcha, para ir tocando todos ao mesmo tempo.

Passo a vida a identificar os meus obstáculos e a planear sistemas de simplificação de processos, de economia de recursos, de tempo, de meios, de dinheiro para os ultrapassar.
Redescubro frequentemente formas de tornar as coisas mais fáceis.

E vejo muito poucas pessoas com idêntica abordagem da vida, vejo lamentos, indolência, procrastinação.

Desiludido, dou comigo tantas vezes a perguntar quem sou eu e o que faço aqui.

Numa crise identitária com a minha pátria e as suas idiossincrasias, estranho-me, desconheço-me, pondo em causa as minhas origens:

Serei eu, por acaso ... Alemão?""
.

Etiquetas: ,

6 Comments:

At 14 julho, 2010 22:33, Anonymous António said...

É mesmo assim em Portugal, não só no Alentejo. Tudo isso me magoa muito, porque tenho o defeito de acreditar. És alemão sim.
Um abraço do António

 
At 14 julho, 2010 23:08, Blogger Zig said...

António:

Mas, também já apanhei algumas "coisas" cá em Portugal...;)

 
At 14 julho, 2010 23:44, Blogger Van Dog said...

Até acontece com a canzoada... É preciso é tomar consciência, e melhorar.

 
At 15 julho, 2010 00:49, Blogger Zig said...

Van Dog:

Exactamente! Com um pouco de "cabecinha" de cada um se vai lá :)

 
At 23 julho, 2010 22:01, Blogger Maggie said...

Eu tenho exactamente o mesmo problema, sou sempre a PRIMEIRA, tenho que esperar SEMPRE 30 minutos pelos outros. Eu sou portuguesa, mas vivi na Alemanha em criança, será a que contrai por lá o vírus na pontualidade?

 
At 23 julho, 2010 23:29, Blogger Zig said...

Maggie:

Bem, visto pelos seus blogues, você é mais alemão (alemã, neste caso) do que eu :)

Pois, no meu caso, este vírus ainda não me passou também, mesmo com 27 anos de "portugalidade"...;)

 

Enviar um comentário

<< Home