domingo, 18 de abril de 2010

Eyjafjallajökull

Como é que algo oriundo de um pequeno e falido país de pouco mais de 400 mil habitantes e, ainda por cima, que falam uma língua esquisitíssima, pode causar tão grandes estragos?



Milhares de voos ficaram em terra só porque um “vulcãozinho” no Glaciar Eyjafjallajökull na pequena ilha da Islândia situada no Atlântico Norte se ter lembrado em “abrir” as torneiras à lava vinda do interior da nossa mãe Terra. Dezenas de milhares de pessoas (e muitos animais!) não puderam viajar por meio aéreo porque, alegadamente, as cinzas vulcânicas provocadas por essa erupção causariam danos aos motores dos aviões a jacto das companhias aéreas de transporte de passageiros. Logo, mais vale prevenir do que remediar, e, como consequência, grande parte dos aeroportos da maior parte dos países europeus afectados por essa nuvem de cinzas empurrada por ventos gélidos vindos do Atlântico puro e simplesmente fechou!

Mas, já se levantam vozes contra esse fecho radical dos aeroportos. Quem percebe minimamente de aviões, sabe que nem tudo que é sujidade no ar provoca danos aos motores, senão, muitos mais aviões cairiam dos céus do que aqueles que infelizmente já caem por motivos vários. Algumas companhias aéreas europeias estão a efectuar voos de testes, apenas com tripulação mínima necessária a bordo, com saldo altamente positivo, ou seja, nenhum dano nos aviões foi até agora confirmado. E agora, em que ficamos?
.

Etiquetas: ,

3 Comments:

At 18 abril, 2010 18:33, Blogger Pete said...

Só dois apontamentos Zig:

- A Islândia tem pouco mais de 200 mil habitantes, sendo efectivamente um país pequeno mas de beleza infindável;

- A língua deles é tão esquisita como a nossa; depende sempre de quem vê (a deles apesar de ser arcaica e de não ter sofrido grandes mutações, pelo menos é deles e não embarcam por pseudo-acordos ortográficos como se vê cá pelo burgo)

 
At 18 abril, 2010 18:38, Blogger Pete said...

Segundo o portal do turismo islndês são cerca de 313.000 habitnates:
http://www.iceland.is/people-and-society/

Tinha a noção que eram bem menos.

 
At 18 abril, 2010 21:17, Blogger Zig said...

Pete:

Há sites que dizem que são 320 mil, outros 403 mil, seja como for, é um país pequeno que está a pôr em sentido os países grandes da Europa.

É uma língua esquisita até para os nórdicos, os suécos, por exemplo, não entendem uma palavra de islandês.

É um país pequeno, mas lindo, sim senhor. Não me importava mesmo nada em o visitar :)

 

Enviar um comentário

<< Home