Porquê é que...
...algumas séries documentais na TV dão tão tarde? Já sabem, não sou muito de novelas (excepto uma à hora de almoço) ou filmes, agora, não dispenso um bom documentário como aquele que tem sido transmitido na RTP1 às segundas-feiras à noite, ou melhor, na madrugada! Trata-se de uma excelente série sobre a 2ª Guerra Mundial, muito bem documentada com filmes da época e muito bem contada pelo narrador, mesmo “apenas” traduzida a partir da versão original francesa.
Apocalipse da Segunda Guerra Mundial conta em (apenas) 6 episódios o início, meio e fim do nazismo, aquela loucura de apenas 1 homem a querer dominar o mundo. Entendo perfeitamente que o emblemático programa Prós e Contras tem que ter prioridade, mas não se podia emitir o documentário sobre essa devastadora guerra noutro dia, e principalmente mais cedo? Devo dizer que “absorvo” cada minuto dessa série, mas ontem por pouco não aguentava de o ver até ao fim. Terminou pelas 2 da manhã, demasiadamente tarde para quem se costuma levantar pelas sete e meia!
Voltando ao documentário. Como disse, é ilustrado por filmes originais, trabalhadas com tecnologia actual, a cores e sem falhas. Com as imagens são apresentadas testemunhos dados por pessoas directamente envolvidas nas operações de guerra por escrito, e tudo isso dividido por cenários, zonas ou povos. Ou seja, por vezes se fala “apenas” do lado alemão ou francês, depois se fala sobre a África para logo a seguir falar de acontecimentos nos mares.
Considerava-me, e ainda me considero bastante esclarecido sobre os factos dessa guerra, porque, e ao contrário do que possam talvez pensar, no meu tempo de escola e principalmente no 8º e 9º ano se falou bastante sobre este ponto negro da história alemã, do holocausto e das atrocidades cometidas pelas várias fracções envolvidas. Claro, já fora há bastante tempo e nessa altura não existia esse tipo de documentários na TV, e, claro, mesmo se os houvesse, um “puto” como eu de apenas 12 ou 13 anos queria mas é brincar na rua com os amigos em vez de ficar frente à “Glotze”.
Aprendi bastante nesses 5 (em 6) episódios passados. Não sabia, por exemplo, que a “Wehrmacht” chegara até ao Irão (para quê...), que muitos povos árabes se juntaram aos meus”conterrâneos” apenas e só pelo facto de eles também não gostarem dos judeus. E claro, sabia desse fanático anti-semitismo, só não sabia era que, por todo o lado em que os alemães passassem tentavam eliminar os judeus, até na Tunísia, imaginem! Também não sabia muito sobre a guerra no pacífico entre os EUA e o Japão, tirando naturalmente o devastador ataque a Pearl Harbour! Ainda nem entendi muito bem porquê é que esse país (o Japão) entrara nessa guerra. Penso que as restrições económicas por parte dos EUA não sejam a verdade toda, penso que o Japão deste sempre quis dominar o Pacífico, a invasão da China fora apenas o seu início.
Muito mais poderia falar sobre este documentário, para quem nunca o viu tem ainda a hipótese de ver o último episódio, na próxima segunda-feira na RTP1 e até um pouco mais cedo (23h45). Ali se fala sobre o fim da guerra, o fim do nazismo e do holocausto.
.
3 Comments:
Tenho pena de não ter visto... Vou apanhar o último episódio! (e depois esperar que repitam; como normalmente repetem tudo 6 ou 7 vezes, pode ser que tenha sorte... ;)
Uauff!
Tudo quanto me foi possível adquirir sobre essa guerra, eu adquiri, tenho algumas dezenas de obras, desde a Ascenção e Queda do III Reich, Minha Luta, terminando no Julgamento de Noremberga, não esquecendo ROMEL, mas hoje não consigo ver filmes de guera, e, há uma razão muito forte para isso. Um abraço do António
Van Dog:
Bem, primeiro irá sair certamente em DVD para comprar, e só depois irão repetir esses episódios, algures entre as 8 e 9 de manhã num qualquer domingo na RTP2...;)
António:
Uau! Não te julgava tão interessado nesta temática, os meus parabéns!
Sim, guerras não é nada comigo também, pela simples razão de eu ser um pacifista! Em 1980, entrei na tropa alemã pela simples razão de me formar profissionalmente, o que consegui. Os meus superiores sempre me apelidaram como um excelente técnico e um péssimo soldado! E eu, não me importei mesmo nada :)
Enviar um comentário
<< Home