terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Antevisão Concerto de Natal 2009 - V

Faltam apenas 11 dias para o nosso concerto de Natal, este ano designado simplesmente como “Um Concerto para o Natal”. Para o Natal porque, como sabem, pouco tem a ver com canções de Natal, para se ouvir melodias “alusivas” a essa época basta ir a um qualquer hipermercado...

As revelações de hoje são, de novo, uma novidade e uma peça já por nós apresentada num dos concertos em anos anteriores. Na primeira, numa canção mais conhecida como “Coro dos Marinheiros”, apenas os naipes com as vozes mais agudas, ou seja, as Sopranos e os Tenores, “fazem” desses marinheiros, tal como na ópera onde a peça é extraída, na Madame Butterfly, de Giacomo Puccini! Os restantes naipes, infelizmente, ficam mudos!
Designado, tanto quanto sei, como Stum Chor ou Humming Chorus, o vídeo que mais se assemelha com a nossa actuação será dessa versão:



A segunda peça hoje aqui descrita é quase o “oposto” da anterior, é o conhecidíssimo Brindisi, do primeiro acto da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi. Para quem não sabe, a palavra Brindisi provém do alemão, (Ich) bring dir’s, eu te trago, ou, eu te ofereço, e curiosamente pouco tem a ver com a cidade italiana com o mesmo nome. Essa palavra foi, e é usada em peças musicais deste estilo e significa que um cantor (ou mais) a solo brinda, sejam a quem for, e de seguida segue a restante “claque” no palco, acompanhando os solistas neste brinde. Rigorosamente falando, a peça se designa como Libiamo ne' lieti calici (levantamos os copos bem dispostos), pois, mas ficamo-nos pelo Brindisi...



Claro que os solistas no nosso concerto não terão copos na mão, mas, se calhar, podíamos pensar nisso! O coro que se vê e ouve nesse vídeo será, naturalmente, igual (espero eu) à nossa intervenção!

Esta semana é, como devem imaginar, uma semana decisiva no que toca aos nossos ensaios e à preparação do concerto. Falta tão pouco tempo e ainda há tanto por fazer, mas vamos conseguir, a cidade de Beja merece um bom concerto, peeenso eu de que!!
.

Etiquetas: