domingo, 6 de setembro de 2009

Cartoon


.
Não conhecia essa afirmação do nosso PM, ou pelo menos não me recordo que a tenha dito uma vez. Certo, o sistema de saúde dos EUA penso que não seja exemplo para nenhum estado no mundo por ser totalmente privado. Obama quis alterar, e bem, essa vergonhosa situação, mas os republicanos não vão “nessa” já que há poderosos lobbies por de trás dessa “indústria” milionária.

Voltando ao “exemplo” português. É caso para dizer que quem tem telhados de vidro...etc. Claro que o nosso sistema é melhor que o dos EUA, e, se calhar, todos os sistemas de saúde do 1º e até do 2º mundo o são, porém, tem enormes faltas como o excelente cartoon do DA desta semana o bem demonstra.

Há anos defendo um sistema de saúde para Portugal parecido como o da Alemanha, ou seja, semi-privado ou, se quiserem, semi-público! É impossível um estado só por si “aguentar” todas as despesas nessa área sem ajuda de privados, além disso, as pequenas contribuições que o povo dá, ou melhor, que é obrigado a dar é muito insuficiente. Porque, desta forma, o “pobre” terá sempre uma saúde insuficiente e o “rico”, mesmo que obrigado a descontar para a segurança social, nunca escolhe a saúde pública mas sempre uma saúde de elite, fechada e que assim cria uma espécie de algo bastante desejado pelo “pobre” aumentando assim o fosso social, ou seja, o sentimento da injustiça.

Claro que na Alemanha também existe esse tipo de “elite”, só que, está muito mais “disfarçado”, ou, como queiram, as coisas estão mais misturados e as desigualdades não se notam tanto. Falo, claro, das minhas experiências de há mais de 25 anos, mas, e cada vez que falo com os meus familiares, nunca os oiço a queixarem-se dos médicos ou dos hospitais, algo que por cá é normal, peeenso eu de que!
.

Etiquetas: ,