domingo, 21 de junho de 2009

Operação Bélgica - Episódio 4 e último

Finalmente encontrei algum tempo para terminar as minhas fotoreportagens sobre a nossa visita a Bélgica no mês de Abril passado. Antes que a memória se desvaneça, vamos a isso!

Neste último episódio desta “quadrologia” falo naturalmente do fim da nossa viagem, cujo dia final se iniciou, como bem se recordam, com uma visita a Liège, mas a título individual, ou seja, cada um, ou em grupos, foram “descobrindo” essa cidade belga. Seguiu-se a visita à Abadia Val Dieu com um almoço leve mas muito saboroso. Leve porque no programa estava ainda o nosso 2º espectáculo em conjunto com o coro anfitrião, na cidade de Olne, mais precisamente na Eglise Saint-Sebastien.



Penso que nós...


Foto recebida por mail
...como os nossos anfitriões...



...estiveram em bom plano.
Como em todas as igrejas, a protecção divina não faltou!



Seguiu-se mais um ponto alto na nossa viagem! Visitámos um antigo forte, utilizado nas duas grandes guerras pelo exército belga que tentara travar o avanço dos (malvados) alemães, mas com pouco sucesso!



Numa das entradas a essa fortificação, ainda são bem visíveis as balas que os meus “conterrâneos” dispararam contra os seus defensores!



Após um aperitivo que também serviu para aguardar que todos chegassem até a esse lugar, seguiu-se uma explicação histórica sobre este forte! Hoje em dia, fazer com este enorme espaço o quê? São corredores atrás de corredores com...



...quartos húmidos e desconfortáveis, e aparentemente sem grande utilidade! Sem utilidade? Ora, vejam!




Sabem o quê é isso? Isso mesmo, cogumelos! Com poucos meios mas sob atenta vigilância, criam ali essa espécie em apreciável quantidade, já com alguma fama na região!
Bem, os quartos nem sempre albergam coisas que se reconheçam facilmente!



E esses cogumelos servem para quê? Isso mesmo, para comer, juntamente com mais uma especialidade belga, as bolas de carne! Maravilhosamente magnífico!



Já não me recordo bem, os cogumelos foram servidos antes deste prato saboroso!
Por fim, o convívio...



...naturalmente com cantares em grupo e...




...individuais!
Após as devidas despedidas, o regresso!




E pronto – muito ficou por contar, muitos mais fotografias por mostrar! Mas a maior recordação está na minha mente, lugar onde ficará para sempre muito bem guardado e recordado ainda daqui a muitos anos!
Acho que já o tinha dito aqui que inicialmente nem queria ir com o meu coro a Bélgica por não ter condições a vários níveis, no entanto, sabendo que esses dias mesmo em Abril iriam ficar como sendo as minhas férias deste ano, fui! E – não me arrependi – vocês certamente compreendem as razões!
.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 21 junho, 2009 09:30, Blogger Van Dog said...

Adorei a reportagem, Zig!
(e acho que tens razão: viajar fica para sempre)

 
At 21 junho, 2009 14:56, Blogger Zig said...

Van Dog:

Obrigado :)

Viajar é algo que faz como que abrimos as nossas mentes para outras realidades, só nos enriquece!

 

Enviar um comentário

<< Home