domingo, 1 de março de 2009

Festival RTP da Canção 2009 - Resultados

Adenda2:
Para ver os resultados da final do Festival Eurovisão de Moscovo clicar aqui

Adenda:
Para ver os resultados da 1ª e 2ª semi-final de Moscovo clicar aqui

_______________________________

O Festival RTP da Canção teve esta noite a sua “aparência” anual nesta estação pública. Tinha a pesada obrigação de dar continuação às 44 edições anteriores para escolher um original que nos vai representar dignamente em Moscovo no Festival Eurovisão da Canção em Maio próximo.

Ora bem, por cá, tudo começou, como habitualmente, com uma chamada a “todos” para que entregassem uma canção original até ao dia 12 de Janeiro. Depois, desse leque um júri escolheu 24 que, após uma votação online fora reduzida a 12! Curiosamente, uma das canções foi posteriormente desclassificada por ter sido publicada antecipadamente! Sendo assim, a peça que ficara nessa votação em 13º lugar seguiu para o festival.
Nada de estranhar fora o 1º lugar de Lúcia Abreu nessa pré-votação...

Esta noite, os telespectadores tiveram de novo uma palavra a dizer, mas apenas a 50%. A restante metade coube a um júri espalhado em cada um dos distritos do nosso país (a nossa amiga Luísa não esteve nada nervosa quando deu os votos bejenses, os meus parabéns!)! Mas antes, deixem-me apresentar-vos a lista das 12 concorrentes, na sequência como entraram em palco:

1. (8.) Nucha – Tudo está na tua mão (9)
2. (6.) Romana – Acordem olhos doirados (7)
3. (5.) Filipa Batista – O teu lugar (5)
4. (4.) André Rodrigues – Não vou voltar a mim (11)
5. (1.) Luciana Abreu – Juntos vamos conseguir (3)
6. (13.) Nuno Norte – Lua sem luar (4)
7. (12.) Tayti – Amore mio, amore mio (10)
8. (10.) Fernando Pereira – É o amor (12)
9. (3.) Eva Danin – Amar mais forte que o vento (6)
10. (9.) Francisco Andrade – Voar é ver (2)
11. (7.) Flor-de-Lis – Todas as ruas do amor (1)
12. (2.) Nuno e Fábia – Não demores (8)

Nota:
Nos primeiros ( ) está a classificação da pré-selecção, no segundos ( ) a classificação final.
Como nota devo dizer que houve empates a partir do 4º classificado, tomei a liberdade em valorizar mais o voto do júri dos distritos já que fora o peso aplicado em edições anteriores desse festival.

Numa apresentação musical em meu ver algo murcha, as 12 peças desenrolaram-se depressa, e, após o tempo “dispensado” para os 20 júris nos distritos portugueses e os telespectadores votarem, a escolha final “caiu” na flor-de-lis que diz que as ruas são do amor. Parabéns!

Depois, lá por Moscovo haverá 2 semi-finais (12 e 14 de Maio) para escolher entre os 38 (!) países os eleitos que irão entrar na final a 16 de Maio. O nosso país estará na 1ª semi-final.

Até lá irei dar-vos conta do complicado processo que vai ser essa votação nesses semi-finais, e de como chegaram à conclusão de efectuar uma eliminação nesse estilo...

7 Comments:

At 01 março, 2009 22:02, Anonymous Anónimo said...

Pessoalmente, esperava mais deste festival...mais não fosse pelos artistas conhecidos que participaram.Não gostei realmente de nenhuma das canções..sem duvida Zig o nosso festival já teve melhores dias, na minha opinião!

 
At 01 março, 2009 23:22, Blogger Zig said...

Piruças:

Sim, de um festival desses espera-se sempre bastante, mas raramente corresponde a essas espectativas.

Infelizmente, ainda não acertaram numa votação credível, porque hoje em dia os € (leia-se televoto) têm que estar sempre em jogo também! A única hipótese seria convidar as forças vivas ligadas à música de cada capital de distrito a fazerem uma votação secreta, baseada num sistema informático, e esse seria transmitido também dessa forma à sede em Lisboa. Assim, poupavam bastante dinheiro com as transmissões em directo (20 ao todo, sai caríssimo!) o que dava para não ter que fazer esse desnecessário e bastante falível televoto!

 
At 03 março, 2009 23:18, Anonymous Anónimo said...

A qualidade dofestival de facto deixou muito a desejarQuanto a mim a única canção que primou pela diferença foi a defendida por Nuno Norte que para além de ter um voz linda teve uma interpretação perfeita do poema.Eu acabaria com o televoto mantendo apenas o os votos distritais nos moldes sugeridos pelo Zig.Não tenho dúvidas que seria um 1ºpasso para melhorar a qualidade do festival porque acabariam as votações de compadrío de um único júri nacional e as votações nos interpretes mais populares porque infelizmenpe a população vota nos(as) cantores(as)e não nas canções.Esperemos melhores dias

 
At 04 março, 2009 10:29, Blogger Zig said...

Anónimo:

Também simpatizei com essa canção que curiosamente fora aquela que ficou inserido na votação após a exclusão de uma das 12 escolhidas pelo televoto. A minha preferida era - bem, é melhor não dizer :)

Infelizmente, os € imperam hoje em dia nessas andânças. Mas a RTP como estação pública que é, devia de experimentar um modelo diferente, um que não incluia esse televoto, para ver no que dava. Penso que existem outras formas de rentabilizar um programa desses, só que, os promotores desse tipo de programas já se habituaram tanto a esse televoto que já não querem outra coisa ;)

 
At 04 março, 2009 22:08, Anonymous Anónimo said...

a pessoas que sao como os burros so vêm de frente porque taêm uma tala de lado para mim flor de liz foi a melhor e merceu ganhar parabens.

 
At 04 março, 2009 22:29, Anonymous Anónimo said...

quando o meu clube nao ganho taembem digo foi culpa dos arbitos,isto nao se trata de clubes mas sim de uma canção que vai representar Portugal,e esta canção foi a melhor não foi por nada que na votação distritais a
canção que ganhou teve quaze o doubro dos pontos da segunda.flor de liz merceu ganhar

 
At 05 março, 2009 00:02, Blogger Zig said...

Usurpador do meu nome:

Os que não "taêm" uma pala também viram que ela mereceu ganhar - ou como se diz na Alemanha, entre os cegos o zarolho é rei...

vitor lopes:

Nunca disse o contrário - ou também está como o comentador anterior?

 

Enviar um comentário

<< Home