Ainda o caso da Águia-Imperial...
Lembram-se desta notícia?
No mês passado foi encontradao uma Águia-Imperial abatida por tiro de caçadeira entre Castro Verde e Mértola, muito perto do seu ninho. Para quem não sabe, trata-se de uma espécie em vias de extinção, com a agravante que o exemplar abatido faz parte do único casal que conseguiu nidificar no ano passado – mais palavras para quê...
Agora, e graças ao blog dos meus amigos da ANVETEM, é conhecido o relatório da pessoa que fez a autópsia a esse animal, fundamentado com imagens impressionantes!
A necrópsia teve lugar no Canil Municipal em Mértola, pretendendo o ICNB que esta intervenção contribua "para a compreensão dos factos associados a este crime".
.
Numa acção de cooperação com o Parque Natural do Vale do Guadiana realizei, a 26 de Fevereiro no Canil Municipal de Mértola, a necrópsia de uma Águia-imperial encontrada na freguesia de Penilhos, concelho de Mértola.
O animal apresentava um estado de decomposição avançado, o que comprometeu a análise rigorosa do cadáver. Durante a necrópsia foram recolhidas amostras para análise toxicológica.
Foi posteriormente realizado exame radiológico, onde se detectaram 13 chumbos. Num trabalho de colaboração, eu e o colega Ricardo Brandão, realizámos nova avaliação post-mortem na qual retirámos 8 dos 13 chumbos. O processo encontra-se de momento em avaliação pelo Instituto de Conservação da Natureza.
.
Ana Filipa Pereira
(Médica Veterinária Municipal de Mértola)
4 Comments:
Van Dog:
É isso - :((
Só espero que desta vez as autoridades competentes não fiquem impávidas e sernas, como é hábito quando se trata de crimes contra animais, e descubram o(s) responsável(eis)e lhe apliquem o devido castigo.
Margarida:
Espero bem que sim, mas temo que a culpa morra mais uma vez sozinha :(
quem fez isto deve ser castigado e severamente punido
deve pagar pelo que fez!!!!
pq este nao e um animal qualquer
rata-se de uma especie em vias de extinçao
ha que informar s pessoas sobre estes acontecimentos e prevenir que isto aconteça
:( !
Enviar um comentário
<< Home