domingo, 1 de fevereiro de 2009

Aljezur pelos Animais - Resumo

Ontem realizou-se em Aljezur, mais precisamente no Espaço+...



...o ‘I Encontro pelos Animais’, acontecimento já anunciado aqui. O evento foi organizado em conjunto pela ANVETEM (Associação Nacional dos Médicos Veterinários Municipais) e pela AEZA (Associação Ecológica e Zoófila de Aljezur). Deslocaram-se da nossa associação (Associação Cantinho dos Animais de Beja) três elementos até a essa bela localidade algarvia e não deram o seu tempo por mal empregue!

Devo dizer que é muito raro encontrarem-se elementos de associações que lutam pelo mesmo fim, o do bem-estar animal, e ainda mais raro é ver e ouvir falar veterinários de todo o país que estão por dentro das leis actuais, por mais deficientes e desactualizadas que essas leis estejam. A associação dos veterinários acima referida já existe desde 1989 e após tempos bastante atribulados, uma corajosa veterinária natural de Évora e a trabalhar actualmente em Peniche tomou “as rédeas” dessa organização e está a desenvolver, em minha opinião, um trabalho muito bom. Nesta nobre causa, que é ajudar os animais a viverem melhor, é necessário juntar todos os que estão nessa luta e incentivá-los a colaborarem melhor. Eventos desses servem na perfeição para esse fim!

Deslocaram-se a Aljezur membros de associações como a nossa e veterinários municipais de muitos locais como Valongo, Seixal, Alcochete, Torres Novas, Portel, Albufeira, Portimão e claro, de Beja, para além dos locais, naturalmente. Após o discurso de abertura dado pelo Presidente de Câmara dessa localidade...



...foi a vez da Presidente da ANVETEM Ana Elisa Vieira da Silva...



...explicar todas as funções que uma veterinária municipal tem em teoria e na prática. Ao contrário do que muita gente pensa, um cargo desses não se limita apenas ao bem-estar animal em canis ou nos criadores de aves e de gado, as funções desses profissionais também se estendem ao controlo alimentar em geral e em funções várias em Matadouros.

Muitas intervenções se seguiram, dos quais destaco a dos locais que estão bastante activos no seu ramo e estão, tal como nós, bastante limitados no que toca a voluntários. Falou depois uma veterinária municipal de Torres Novas que criou um Canil-Gatil Intermunicipal que faz, apenas com funcionários camarários de 4 municípios, todos os trabalhos que normalmente “cabe” a associações como a nossa, ou seja, trabalhos de “rua” como esclarecimentos de como cuidar um animal e tentar dar para adopção os quadrúpedes que estão ao seu cargo.







Um caso muito do meu conhecimento foi trazido de Portel.



Numa quinta estavam albergados em condições bastante degradados 90 cães, inúmeros gatos e 200 (!) pombos. Com a ajuda dessa autarquia e alguns voluntários, entre eles a minha conterrânea de Cabeça Gorda, conseguiram dar para adopção todos os animais ali existentes, operação que se estendeu por mais de um ano. Outras intervenções muito interessantes houve de Alcochete, de Seixal e de Portimão onde uma equipa tenta esterilizar gatos de rua.

Não me quero alongar mais, podia encher muitas páginas sobre o que fora ali falado. A bem composta plateia...



...mais para o fim do evento entrou numa quase “inter-discussão” onde se louvaram e lamentaram muitas acções ou a falta delas de todos os que estão de alguma forma envolvida nessa causa. Tenho apenas que frisar aqui que há algumas pessoas que levam esse assunto demasiadamente a sério, em minha opinião. O fundamentalismo leva a lado nenhum, como bem se vê em muitas áreas como a religião ou até no futebol. Os visados que me desculpem, mas o trabalho de sensibilização de entidades oficiais e das pessoas particulares não pode ser através de palavras de ordem, de acusações generalizadas ou através de pressões. É um trabalho a longo prazo, com muita paciência à mistura.

Resumindo, foi para nós um dia bastante proveitoso, conhecemos muita gente, ouvimos bastante sobre trabalhos de muitas associações e veterinários de Portugal. Esperemos aplicar todas essas indicações no nosso novo canil que vai ser, como sabem, construído ainda este ano!

Os meus mais sinceros parabéns à ANVETEM e à AEZA por essa iniciativa!

3 Comments:

At 01 fevereiro, 2009 21:24, Blogger Van Dog said...

Boa!!
(cá pra mim, a veterinária de que falaz, de Peniche, ainda vai ficar na história pelas melhores razões...)

 
At 01 fevereiro, 2009 21:25, Blogger Van Dog said...

Oopss queria dizer "falas"...

 
At 01 fevereiro, 2009 22:29, Blogger Zig said...

Van Dog:

Podes ter a certeza disso!

(cá para mim, andas demasiadamente em terras espanholas, hehehe)

 

Enviar um comentário

<< Home