sábado, 4 de outubro de 2008

Opiniões de fim-de-semana

Crise financeira
Pessoas como eu e 99,9% da população europeia já não entendem nada disso! Certo, a crise existe! Certo, tudo quanto é banco anda apreensivo. Certo, toda a gente que tem créditos para pagar está preocupado. Mas, logo a seguir de os EUA terem aprovado um plano para salvar o seu sector financeiro virem os ditos países mais ricos europeus à baila com um plano semelhante sem estar ainda evidente que algo parecido como a falência de bancos nesses EUA possa acontecer também por cá? Das duas, uma. Ou o sector na Europa está da mesma forma “gravemente ferido” como o das américas, ou então, e pessoalmente inclino-me para esse lado, os europeus estão apenas a prevenir-se para que não aconteça um igual colapso. Visto assim, até parece correcto, só que, tenho a certeza que muitas instituições vão agora dizer que estão “mal” para poderem beneficiar desse plano europeu de salvação! Não me venham com essa...

Corridas automóvel ilegais
Toda a gente sabe que existem! Até as autoridades sabem que existem! São corridas que de uma forma estranha atraem centenas de espectadores, mesmo sabendo que são ilegais, ou, se calhar, por causa disso! Também já fiz “das minhas”, também já fui jovem, mas nunca me passaria pela cabeça ir ver uma data de malucos a deixarem riscos pretos no asfalto! Até parece que o aumento dos combustíveis lhes passa ao lado, ou então, têm uma mãezinha ou um paizinho a lhes financiar essas maluquices! Por outro lado, a falta de legislação, nomeadamente sobre a transformação dos automóveis, tem dado muita chatice aos amantes do tuning. Portugal é mesmo o único dos antigos 15 países da EU que não tem essa legislação. Bem, leis até tem, mas não são adequadas para o efeito por estarem completamente desactualizadas. Praticamente nada é permitido, e o que é legal tem que ser aprovado em prolongadas e dispendiosas inspecções, que, ainda por cima, não podem ser realizadas em todos os centros de inspecção periódica. Toda esta situação é naturalmente “aproveitada” pelas autoridades que, numa acção de fiscalização em qualquer parte do país, ao verem aproximar-se um automóvel “todo transformado” decretam logo a abertura à caça...

Política
A política, ou melhor, a politiquice, vai aumentar gradualmente em Portugal nos próximos tempos! Porquê? Porque no próximo ano estão “agendados” logo 3 eleições gerais! O primeiro escrutínio será a 6 de Junho (europeias, mais precisamente para o parlamento europeu), e, depois das férias, as legislativas (constituição do governo e deputados da assembleia da república) e as autárquicas (presidência, vereação e assembleia municipal) que, segunda a lei, se têm que realizar entre meados de Setembro e Outubro de 2009, estando, no entanto, ainda não definida a sua data, ou suas datas. Pessoalmente gostaria de ver que essas 2 últimas eleições se realizassem no mesmo dia, ou então, em dois dias seguidos, para poupar recursos. Naturalmente que o actual governo, e os partidos da oposição, não vão “nessa”, por simples razões de politiquices! Porquê? Porque se as datas foram diferentes têm mais tempo de antena, mais semanas de campanha eleitoral oficial (oficial porque parece que já andam em campanha há muito tempo), ou seja, têm mais tempo para nos chatear a cabeça! Preparem-se!

4 Comments:

At 04 outubro, 2008 22:56, Blogger Van Dog said...

Eu acho que a crise financeira é só uma: o mundo é muito pequeno, e a economia americana grande... e a minha, muito pequenina, vamos ver se se aguenta...

 
At 04 outubro, 2008 22:57, Blogger Van Dog said...

Esqueci-me de comentar a política - melhor, como dizes, a politiquisse. Nem quero saber. Fico com nauseas de pensar nisso (é como ouvir notícias... :)

 
At 05 outubro, 2008 00:27, Anonymous Anónimo said...

Da crise financeira Americana, acho que muito poucos conhecem a sua real dimensão! Não acredito que saia para o publico a verdadeira dimensão do problema. Na Europa, também existem bancos muito afectados (Fortis, Hypo, etc..) e o que se está a fazer por cá é prevenir e tentar estancar o problema porque este plano Paulson pode remendar o buraco mas não acredito que o resolva.
Nota: Parece que o Hypo está em apuros na Alemanha uma vez que fracassou o plano de emergência.
Na minha opinião os bancos que abusaram, devem mesmo falir e limpar o mercado. O dinheiro dos contribuintes deve ser usado apenas para "resgatar" bancos que tenham falta de liquidez momentanea, mas que apresentem uma situação financeira sólida e acima de tudo viável!

 
At 05 outubro, 2008 00:36, Blogger Zig said...

van dog:

Realmente, somos muito pequenos nessa enorme economia global, nem sequer chegamos a ser uma pedra na engrenagem!

Pois, o tal filtro que instalo na minha cabeça ajuda bastante :)

hpalma:

Certamente que não dizem a verdade toda sobre a real dimensão do problema, porque senão o pânico que se instalou quando a bomba rebentou seria ainda muito maior.

Penso o que sai agora sobre os bancos na Europa é mais nada do que aquilo que disse, é apenas um ligeiro aproveitamento da situação. Podem estar em apuros, acredito que sim, mas certamente estarão muito longe da falência como aquelas instituições americanas!

Essa do dinheiro dos contribuintes é relativo. São dinheiros emprestados por outros bancos que, só se correr mesmo tudo mal, será pago pelos contribuintes, e aí sim, temos a “burra nas couves”!

É sempre difícil decidir quem é que merece ser ajudado. Muitos factores entram nesse processo. Não entendo nada disso, mas penso que, como em tudo, a empresa que mais conhecimentos tem (ou seja, vitamina C de cunhas) terá sempre mais vantagens.

 

Enviar um comentário

<< Home