quinta-feira, 4 de novembro de 2004

Embuste

Bush ou Kerry? Embuste ou HeinzKetchup? Parece que temos mais do mesmo. Para o restante mundo ocidental a reeleição do Bush é quase um escândalo. Mas temos de entender os americanos que pelos vistos não se deixaram intimidar com o recente video do Bin Laden e preferem aquele que aparentemente lhes dá mais segurança. Mas o que é preocupante é o facto de os repúblicanos terem reforçado o poder a nível interno e agora podem quase fazer tudo.
Na América não se pode falar de esquerda ou direita, a classe política americana practicamente só se interessa pelo poder porque as eleições envolvem milhões de dolares que se têm de se traduzir em alguma coisa, ou seja, no poder. É certo que os democratas se interessam mais pelas questões sociais e os repúblicanos são mais conservadores, mas com tanto dinheiro envolvido e tantas influências à mistura a ideologia política quase não se nota.
Mas temos de ter calma. Normalmente os segundos mandatos dos presidentes americanos são menos marcantes e menos falados. Pode ser que o clima antiamericano baixe um pouco e eu posso um dia gozar umas belas férias nos EUA. Falta só sair o totoloto!