sábado, 1 de agosto de 2009

Eurovision - 1978 - Baccara (Luxemburgo)

Continuando com esta minha nova rubrica quero vos apresentar, ou relembrar, o contributo do pequeno país Luxemburgo para o Festival da Eurovisão de 1978. Por ser tão pequeno, esse país francófono podia dar-se ao luxo, por assim dizer, de convidar artistas de renome para representar o seu país!

Nesse ano, a escolha “caiu” nos Baccara, um duo feminino espanhol que apenas 1 ano antes fora “descoberto” por olheiros alemães na ilha Fuerteventura e prontamente “exportado” para a Alemanha, para Hamburgo de onde produziram êxitos como Yes Sir, I can Boogie ou Sorry, I’m a Lady. Mayte Mateos e Maria Mendiola continuaram juntas até 1981 quando uma delas achou que a sua voz não se ouvia suficientemente, reclamação que levou que 250 mil discos foram retiradas das discotecas – enfim! Continuaram com carreiras a solo mas nunca mais atingiram nem de perto e nem de longe o sucesso obtido como Baccara, nem com New Baccara de Mendiola e também não com Mayte Mateos’ Baccara, nomes com que tentaram recolar-se ao estrelato!





Neste vídeo retirado directamente da emissão da TV alemã do Festival, o comentador referiu que essas senhoras têm atributos que não contam oficialmente para a votação mas podem dar uma ajuda: são bastante bonitas! Bonito também de ver é a orquestra. Sim, eram tempos em que todas as músicas eram tocadas ao vivo por uma orquestra e cada cantor trazia o seu próprio maestro. Também eram tempos em que a grande maioria dos intérpretes cantou na língua oficial do país que representaram, enfim, outros tempos!

Nesse ano, esse duo feminino espanhol alcançou com o seu Parlez-vous français? um respeitável 7º lugar. A “minha” Alemanha tentou a sua sorte com Ireen Sheer (uma inglesa que canta bastante em alemão, está em actividade até hoje) com Feuer (Fogo) e que chegou ao 6º lugar. O vencedor porém foi uma surpreendente Israel com Izhar Cohen & Alfa Beta com A-ba-ni-bi, traduzindo quer dizer qualquer coisa como I love you! E nós, Portugal? Pois, o nosso país mandou os Gemini com Dai Li Du que ficara na 17ª posição mas que tiveram o “bom senso” em dar a esses mesmos Baccara os seus 12 pontos na votação final!



Capa do primeiro álbum dos Baccara na Alemanha, tanto quanto me lembro!
.

Etiquetas: , ,