terça-feira, 30 de setembro de 2008

Divulgação

Eventos desta semana no nosso Pax Julia - Teatro Municipal

30 Setembro (terça-feira) 21.30h
Angel – Encanto e Sedução (cinema)
Um filme de François Ozon; com Romola Garai, Sam Neill e Lucy Russell



Angel (Romola Garai) é uma jovem escritora inglesa que vive no começo do século 20. De imaginação extraordinária, ela recusa-se a aceitar o mundo à sua volta. Assim, ela cria uma realidade própria para tentar escapar da vida real.

Auditório – M12 – 3€
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

De 3 a 4 de Outubro (sexta-feira e sábado) a partir das 10.00h
A Imigração no Baixo Alentejo – perspectivar o futuro face aos novos desafios (debate)
Organização:
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Câmara Municipal de Beja, Rede Social do Concelho de Beja, Governo Civil de Beja



Mais info e programa do evento

Coisinhas que me chegam por mail...

Breve Retrospectiva de 1981
1. O Príncipe Carlos casou-se.
2. O Liverpool foi campeão da Europa.
3. A Austrália perdeu o Torneio de Ashes.
4. O Papa morreu.

Breve Retrospectiva de 2005
1. O Príncipe Carlos casou-se.
2. O Liverpool foi campeão da Europa.
3. A Austrália perdeu o Torneio de Ashes.
4. O Papa morreu.

Conclusão da história:
Se o Príncipe Carlos resolver casar-se de novo, alguém, por favor, avise o Papa!!!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

O Valor da Máquina

Nos EUA fabricaram uma máquina que apanha gatunos!
Testaram-na em New York e em 5 minutos apanhou 1500 gatunos;
Levaram-na para África do Sul e em 3 minutos apanhou 3500;
No Brasil em 2 minutos apanhou 6000 gatunos;
Trouxeram-na para Portugal e num minuto, roubaram a máquina!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Carta a Deus

Um rapazinho de 8 anos queria ganhar 100 euros e rezou durante duas semanas para Deus. Como nada acontecia, ele resolveu mandar uma carta para o Todo-Poderoso com seu pedido. Os CTT receberam uma carta endereçada para 'Deus-Portugal' e resolveram entregá-la ao Primeiro Ministro.
O Ministro José Socrates ficou muito comovido com o pedido e resolveu mandar uma nota de 10 euros para o garotinho, pois achou que 100 euros era muito dinheiro para uma criança tão pequena. O rapazinho recebeu os 10 euros e imediatamente sentou-se para escrever uma carta de agradecimento:
-'Querido Deus: Muito obrigado por me mandar o dinheiro que eu pedi!
Contudo, notei que por alguma razão, o Senhor mandou-o através do Ministro José Socrates e, como sempre, aquele f.... .. .... ficou com 90% do que era meu!'
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

A Traição afecta muita gente!

O director disse à secretária: Vamos viajar para o exterior por uma semana, faça os preparativos da viagem!
A secretária faz uma chamada para o marido: Vou viajar a para o exterior com o meu director por uma semana. Cuida-te.
O marido liga para a amante: Minha mulher vai viajar para o exterior por uma semana, então nós vamos passar a semana juntos, meu docinho!
A amante liga para um menino a quem ela dá aulas de explicação: Tenho muito trabalho na próxima semana, não precisas vir às aulas.
O menino liga para o seu avô: Vô, na próxima semana não tenho aulas, a minha professora estará ocupada. Vamos passar a semana juntos.
O avô (que é o director) liga para a secretária: Vou passar a próxima semana com o meu neto, não poderemos participar naquele encontro. Cancele a viagem.
A secretária liga para o marido: A próxima semana o meu director tem muito trabalho, cancelámos a viagem.
O marido liga para a amante: Não poderemos passar a próxima semana juntos, a viagem da minha mulher foi cancelada.
A amante liga para o menino das aulas de explicação: Esta semana vamos ter aulas como normalmente.
O menino liga para o avô: Vô, a minha professora disse que esta semana tenho aulas. Desculpe-me, não vai dar para fazer-lhe companhia.
O avô liga para a sua secretária: Não se preocupe, na próxima semana vamos participar naquele encontro. Continue com os preparativos.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Vamos ver se o vosso cérebro funciona bem:

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Notícias 30.09.2008

(Retomando esta rubrica) Nesta terça-feira...

...a Rádio Voz da Planície fala sobre a greve dos enfermeiros no dia de hoje e amanhã, destaca uma não decisão sobre os horários do comércio e fala dos planos do CRBA em abrir uma escola de dança em 2010.

...a Rádio Pax destaca uma operação da PSP de Beja nomeada de “Cidade Segura 2008”, escreve sobre uma afirmação que em Odemira há profissionais de saúde competentes e diz que o ministério da saúde quer contratar mais médicos estrangeiros.

...no Correio Alentejo é notícia que a cadeia que vai substituir a de Pinheiro da Cruz será construída em Azinheira de Barros, escreve que as características do vírus da gripe deste ano ainda estão desconhecidas e fala de mudanças nas participações de accionistas no projecto turístico que está a ser desenvolvido em Melides.

...na Lusa o destaque vai para a reacção da Wall Street sobre a decisão da Câmara dos Representantes em não aprovar o Plano Paulson; o DD fala de uma greve de 2 dias nos CTT e que 3 crianças belgas alegadamente raptadas pelo próprio pai há 8 meses foram encontradas a mendigar em Viseu; na RTP o destaque vai para as palavras do ministro da economia que afirma que os tempos da prosperidade acabaram...

Farmácia de Serviço em Beja: Santos – Rua St. André, Loja 1/2
Temperatura máxima prevista: 29ºC

-74

Alguém que deixa muitas saudades!

Morreu cedo demais! Para muitos, ele ainda está vivo! Para muitos, no (estúpido) acidente rodoviário no malogrado dia 26 de Agosto de 1988, Carlos Paião não morreu! Para muitos, é uma lenda em estilo pequeno um pouco comparável com Elvis Presley nos EUA, até dizem que foi enterrado vivo.

Seja como for, tive a oportunidade e a felicidade em assistir a dois concertos deste cantor português nascido em Coimbra, foi no início de 1986 quando visitara a localidade alentejana de Almodôvar. Na altura, confesso, não ligava muito à música ligeira portuguesa. Hoje em dia, tenho tanta pena como os milhões de fãs dele na altura que ele desaparecera tão cedo!

Esta é a minha favorita de Carlos Paião, que os puristas me desculpem:

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Portugal visto de Espanha!

É extenso, mas vale a pena ler:

LISBOA, 21 sep (IPS)

Indicadores económicos y sociales periódicamente divulgados por la Unión Europea (UE) colocan a Portugal en niveles de pobreza e injusticia social inadmisibles para un país que integra desde 1986 el 'club de los ricos' del continente.
Pero el golpe de gracia lo dio la evaluación de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (OCDE): en los próximos años Portugalse distanciará aún más de los países avanzados.
La productividad más baja de la UE, la escasa innovación y vitalidad del sector empresarial, educación y formación profesional deficientes, mal uso de fondos públicos, con gastos excesivos y resultados magros son los datos señalados por el informe anual sobre Portugal de la OCDE, que reúne a 30 países industriales.
A diferencia de España, Grecia e Irlanda (que hicieron también parte del 'grupo de los pobres' de la UE), Portugal no supo aprovechar para su desarrollo los cuantiosos fondos comunitarios que fluyeron sin cesar desde Bruselas durante casi dos décadas, coinciden analistas políticos y económicos.
En 1986, Madrid y Lisboa ingresaron a la entonces Comunidad EconómicaEuropea con índices similares de desarrollo relativo, y sólo una década atrás, Portugal ocupaba un lugar superior al de Grecia e Irlanda en el ranking de la UE. Pero en 2001, fue cómodamente superado por esos dos países, mientras España ya se ubica a poca distancia del promedio del bloque.
'La convergencia de la economía portuguesa con las más avanzadas de la OCE pareció detenerse en los últimos años, dejando una brecha significativa en los ingresos por persona', afirma la organización.
En el sector privado, 'los bienes de capital no siempre se utilizan o se ubican con eficacia y las nuevas tecnologías no son rápidamente adoptadas', afirma la OCDE.
'La fuerza laboral portuguesa cuenta con menos educación formal que los trabajadores de otros países de la UE, inclusive los de los nuevos miembros de Europa central y oriental', señala el documento.
Todos los análisis sobre las cifras invertidas coinciden en que el problema central no está en los montos, sino en los métodos para distribuirlos. Portugal gasta más que la gran mayoría de los países de la UE en remuneración de empleados públicos respecto de su producto interno bruto, pero no logra mejorar significativamente la calidad y eficiencia de los servicios.
Con más profesores por cantidad de alumnos que la mayor parte de los miembros de la OCDE, tampoco consigue dar una educación y formación profesional competitivas con el resto de los países industrializados.
En los últimos 18 años, Portugal fue el país que recibió más beneficios por habitante en asistencia comunitaria. Sin embargo, tras nueve años deacercarse a los niveles de la UE, en 1995 comenzó a caer y las perspectivas hoy indican mayor distancia.
Dónde fueron a parar los fondos comunitarios?, es la pregunta insistente en debates televisados y en columnas de opinión de los principales periódicos del país. La respuesta más frecuente es que el dinero engordó la billeterade quienes ya tenían más.Los números indican que Portugal es el país de la UE con mayor desigualdad social y con los salarios mínimos y medios más bajos del bloque, al menos hasta el 1 de mayo, cuando éste se amplió de 15 a 25 naciones.
También es el país del bloque en el que los administradores de empresas públicas tienen los sueldos más altos.
El argumento más frecuente de los ejecutivos indica que 'el mercado decidelos salarios'. Consultado por IPS, el ex ministro de Obras Públicas(1995-2002) y actual diputado socialista João Cravinho desmintió estateoría. 'Son los propios administradores quienes fijan sus salarios,cargando las culpas al mercado', dijo.
En las empresas privadas con participación estatal o en las estatales conaccionistas minoritarios privados, 'los ejecutivos fijan sus sueldos astronómicos (algunos llegan a los 90.000 dólares mensuales, incluyendo bonos y regalías) con la complicidad de los accionistas de referencia', explicó Cravinho.
Estos mismos grandes accionistas, 'son a la vez altos ejecutivos, y todo este sistema, en el fondo, es en desmedro del pequeño accionista, que ve como una gruesa tajada de los lucros va a parar a cuentas bancarias de los directivos', lamentó el ex ministro.
La crisis económica que estancó el crecimiento portugués en los últimos dos años 'está siendo pagada por las clases menos favorecidas', dijo.
Esta situación de desigualdad aflora cada día con los ejemplos más variados. El último es el de la crisis del sector automotriz.
Los comerciantes se quejan de una caída de casi 20 por ciento en las ventas de automóviles de baja cilindrada, con precios de entre 15.000 y 20.000 dólares.
Pero los representantes de marcas de lujo como Ferrari, Porsche, Lamborghini, Maserati y Lotus (vehículos que valen más de 200.000 dólares), lamentan no dar abasto a todos los pedidos, ante un aumento de 36 por cientoen la demanda. Estudios sobre la tradicional industria textil lusa, que fueuna de las más modernas y de más calidad del mundo, demuestran su estancamiento, pues sus empresarios no realizaron los necesarios ajustes para actualizarla.
Pero la zona norte donde se concentra el sector textil, tiene más autosFerrari por metro cuadrado que Italia.
Un ejecutivo español de la informática, Javier Felipe, dijo a IPS que según su experiencia con empresarios portugueses, éstos 'están más interesados en la imagen que proyectan que en el resultado de su trabajo'.
Para muchos 'es más importante el automóvil que conducen, el tipo de tarjetade crédito que pueden lucir al pagar una cuenta o el modelo del teléfono celular, que la eficiencia de su gestión', dijo Felipe, aclarando que hay excepciones.
Todo esto va modelando una mentalidad que, a fin de cuentas, afecta al desarrollo de un país', opinó.
La evasión fiscal impune es otro aspecto que ha castrado inversiones del sector público con potenciales efectos positivos en la superación de la crisis económica y el desempleo, que este año llegó a 7,3 por ciento de la población económicamente activa.
Los únicos contribuyentes a cabalidad de las arcas del Estado son los trabajadores contratados, que descuentan en la fuente laboral. En los últimos dos años, el gobierno decidió cargar la mano fiscal sobre esas cabezas, manteniendo situaciones 'obscenas' y 'escandalosas', según eleconomista y comentarista de televisión Antonio Pérez Metello.
'En lugar de anunciar progresos en la recuperación de los impuestos de aquellos que continúan riéndose en la cara del fisco, el gobierno (conservador) decide sacar una tajada aun mayor de esos que ya pagan lo que es debido, y deja incólume la nebulosa de los fugitivos fiscales, sin coherencia ideológica, sin visión de futuro', criticó Metello.
La prueba está explicada en una columna de opinión de José Vitor Malheiros, aparecida este martes en el diario Público de Lisboa, que fustiga la faltade honestidad en la declaración de impuestos de los lamados profesionales liberales.
Según esos documentos entregados al fisco, médicos y dentistas declararons, los arquitectos dingresos anuales promedio de 17.680 euros (21.750 dólares), los abogados de10.864 (13.365 dólaree 9.277 (11.410 dólares) y los ingenieros de 8.382 (10.310 dólares).
Estos números indican que por cada seis euros que pagan al fisco, 'le roban nueve a la comunidad', pues estos profesionales no dependientes deberían contribuir con15 por ciento del total del impuesto al ingreso por trabajo singular y sólo tributan seis por ciento, dijo Malheiros.
Con la devolución de impuestos al cerrar un ejercicio fiscal, éstos 'roban más de lo que pagan, como si un carnicero nos vendiese 400 gramos de bife y nos hiciese pagar un kilogramo, y existen 180.000 de estos profesionales liberales que, en promedio, nos roban 600 gramos por kilo', comentó consarcasmo.
Si un país 'permite que un profesional liberal con dos casas y dos automóviles de lujo declare ingresos de 600 euros (738 dólares) por mes, año tras año, sin ser cuestionado en lo más mínimo por el fisco, y encima recibe un subsidio del Estado para ayudar a pagar el colegio privado de sus hijos, significa que el sistema no tiene ninguna moralidad', sentenció.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Recebi este mail desta forma e, tanto quanto o meu fraquíssimo espanhol deixa perceber, contém alguns erros.

Não sei se este texto foi escrito durante os governos do PSD ou já durante os últimos 2 mandatos socialistas. Seja como for, existem aspectos e opiniões no texto que hoje em dia certamente ainda se mantêm...

Alguém...

...sabe indicar-me a razão de após um fim-de-semana muito bem passado (mesmo trabalhoso e com chuva...) aparecerem sempre essas segundas-feiras chatas, aborrecidas e cheias de chatices???

Por...

...mera falta de tempo, hoje também não haverá aqui notícias do dia. Estivemos há pouco, com uma responsável da tipografia da CMB, a delimitar o terreno onde vai ficar o nosso novo canil. Vou dando aqui notícias sobre o assunto.

Em estilo previsão, vamos participar novamente na RuralBeja deste ano, mais precisamente no pavilhão da RuralBio [à entrada da “Ovibeja” (há de ficar sempre com este nome, é mais fácil designar este espaço assim...) é o pavilhão à esquerda], evento organizado de novo pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM). Naturalmente que o “peso” da nossa presença nesta feira irá estar na angariação de fundos para o novo canil.

Também a pensar nesta causa, e se tudo correr bem, vamos organizar um espectáculo de variedades no nosso Pax Julia – Teatro Municipal, mas apenas no próximo ano, talvez no fim de Janeiro ou início de Fevereiro. Os primeiros contactos já foram feitos mas ainda é muito cedo para falar em mais pormenores sobre esta ideia minha...

-75

domingo, 28 de setembro de 2008

Magalhães

Deste “assunto” já muita gente se tinha “apercebido”, faltava só alguém juntar os últimos “acontecimentos” em redor desta “maravilha tecnológica portuguesa”, o texto deste alguém (não sei quem foi...) chegou-me há pouco por mail!

De notar ainda, e para não ser acusado de falar “mal” já que o meu lema e o lema do blog é falar bem e divulgar as coisas boas da região, os factos descritos neste mail são facilmente comprováveis! Claro que a linguagem é algo exagerada mas o assunto não é para menos!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

O mais escandaloso golpe de propaganda do ano.

Os noticiários abriram há dias, com pompa e circunstância, anunciando o lançamento do 'Primeiro computador portátil português', o 'Magalhães'.
A RTP refere que é 'um projecto português produzido em Portugal'
A SIC refere que 'um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel' e que a 'concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnologico.'
Na realidade, só com muito boa vontade é que o que foi dito e escrito é verdadeiro. O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon.
As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o 'Magalhães' é algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade. Felizmente, existem alguns blogues atentos. Na imprensa escrita salvou-se, que se tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário: 'Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto.'
Pelos vistos, o jornalista Filipe Caetano foi o único a fazer um trabalhinho de investigação em vez de reproduzir o comunicado de imprensa do Governo.
A ideia é destruir os esforços de Negroponte para o OLPC.
O criador do MIT Media Lab criou esta inovação, o portátil de 100 dólares...
A Intel foi um dos parceiros até ver o seu concorrente AND ser escolhida como fornecedor. Saiu do consórcio e criou o Classmate, que está a tentar impor aos países em desenvolvimento.
Sócrates acaba de aliar-se, SEM CONCURSO, à Intel, para destruir o projecto de Negroponte. A JP Sá Couto, que ja fazia os Tsumanis, tem assim, SEM CONCURSO, todo o mercado nacional do primeiro ciclo.
Tudo se justifica em nome de um número de propaganda política terceiro-mundista.

E agora votem nele (no 'PS'), se forem capazes!

Para os pivots (ex-jornalistas?) Rodrigues dos Santos ou José Alberto Carvalho, o importante é debitar chavões propagandísticos em vez de fazer perguntas.
Se não fosse a blogosfera - que o ministro Santos Silva ainda não controla - esta propaganda não seria desmascarada. Os jornalistas da imprensa tradicional têm vindo a revelar-se de uma ignorância, seguidismo e preguiça atroz.

The Cats - One Way Wind

.

  • You said some winds blow forever
  • And I didn't understand
  • But you saw my eyes were asking
  • And smiling you took my hands
  • So we walked along the seaside
  • Where trees grow just one way
  • Finding out the one direction
  • That the wind blows day after day
  • .
  • One way wind, one way wind
  • Are you trying to blow my mind
  • One way wind, one way wind
  • Is she her that I hope to find
  • Why you blow the colds everyday
  • Tell me what are you trying to say
  • .
  • No I don't know all about you
  • And maybe I never will
  • But I do know every word of
  • Our talking upon the hill
  • And whenever I will see you
  • For maybe one more time
  • I'm sure I'll get the answer
  • That the wind has still in mind
  • .
  • (Refrão)
    .


Esta canção de 1972 dos holandeses The Cats está sem dúvida no meu Top10 (bem, qualquer dia tenho que alargar essa lista para Top20 ou 30...). Escusado dizer onde é que a ouvi pela primeira vez! Ainda hoje gosto muito de a ouvir, há pouco até a repeti por 3 vezes até, claro, chegar a pessoazinha que faz o mesmo que eu fazia quando entrava no camião do meu pai...

Nota:

Não consegui postar o vídeo e a letra da canção de uma forma melhor! As minhas desculpas, mas fica a intenção...

Neste...

...Dia Mundial do...



...não haverá notícias do dia!

Tenham um bom domingo e...



...até logo!

-76

sábado, 27 de setembro de 2008

Animatu 2008 - Programa

15 de Outubro (quarta-feira)
10.00h Projecção: Sessão para Escolas - Auditório Pax Julia-Teatro Municipal
10.00h Início do Encontro de Escolas - Cafetaria Pax Julia-Teatro Municipal
12.30h Recepção aos convidados - Secretariado no Pax Julia
14.30h Projecção: Sessão para Universidade Sénior - Auditório
14:30h Visita guiada ao Centro Histórico - Partida do Pax Julia
22.00h Projecção: Sessão competitiva 1 - Auditório
23.30h Fora de Horas: Bendito Machine 3 – primeiras imagens - Galeria do Desassossego

16 de Outubro (quinta-feira)
10.00h Projecção: Sessão para Escolas - Auditório
10.30h Conversa: CGI e o legado da Animação por Tom Sito - Sala Estúdio Pax Julia - Teatro Municipal
14.30h Projecção: Sessão para Escolas - Auditório
15.00h Conversa: Outros festivais - o Monstra por Fernando Galrito - Sala Estúdio
17.30h Projecção: Premiados 2007 - Auditório
22.00h Projecção: Sessão competitiva 2 - Auditório
23.30h Fora de Horas: Concerto com LIKK - Galeria do Desassossego

17 de Outubro (sexta-feira)
10.00h Projecção: Sessão para Escolas - Auditório
10.30h Conversa: Niebla – Making Of por Emilio Ramos - Sala Estúdio
15.00h Conversa: Ilustração e Animação por André Letria - Sala Estúdio
15.30h Projecção: Selecção Animatu 2005-2006 - Auditório
17.30h Conversa: KotoStudios, motion productions – projectos em curso - Sala Estúdio
22.00h Projecção: Sessão competitiva 3 – estórias bizarras, sangue, terror, suspense... - Auditório
23.30h Fora de Horas: Competição de Demoscene - Galeria do Desassossego

18 de Outubro (sábado)
10.00h Formação: Iniciação à Demoscene: arte em tempo-real (local não indicado)
10.00h Formação: Animação em Corel Painter X (local não indicado)
11.00h Projecção: Sessão competitiva 4 - Auditório
15.00h Projecção: Sessão competitiva 5 - Auditório
16.30h Conversa: O Trabalho do Produtor por Luís da Matta - Sala Estúdio
18.00h Conversa: A Evolução do Processo Produtivo nos Filmes de Hollywood por Pat Sito seguido de beberete - IPJ
22.00h Cerimónia pública de entrega de prémios - Auditório
23.30h Fora de Horas: Concerto com Undertone - Galeria do Desassossego
02.00h Festa de encerramento: DJset - Beats Play Free (ps/Enough) - Karas Bar

19 de Outubro (domingo)
11.00h Projecção: Premiados 2008 - Auditório
15.00h Projecção: Macacos no Espaço – longa-metragem - Audiotório
Antes será projectado o filme produzido no Encontro de Escolas


Mais informações no site oficial do Festival

Nota:
A gala da cerimónia pública de entrega de prémios terá a participação do Coro de Câmara de Beja!

Hoje acontece...



...o Dia Mundial do Turismo. Celebrado desde 1980, esta área está a ter cada vez mais importância em países como o nosso. Claro, se em países como o nosso o Turismo tem uma grande importância, também têm que existir países ricos para que os seus habitantes possam viajar para esses mesmos países como o nosso. É uma opinião minha algo controversa, mas é inegável que a maior parte dos turistas nos chegam de países mais desenvolvidos que Portugal. E se, por ventura, um dia Portugal se juntar aos outros países ditos mais desenvolvidos? Simples! Nessa altura vamos juntar-nos aos alemães, holandeses e japoneses e visitar países que estão neste momento ao mesmo nível que nós! Ficção? Talvez...



...o aniversário da Google. Tal como aqui “anunciado”, essa máquina de busca celebra hoje uma década de existência. Cliquem na imagem para saber das novidades ligadas a esse aniversário.

Notícias 27.09.2008

Neste sábado...

...a Rádio Voz da Planície relembra o protesto da DECO agendado para hoje com o lema “Preços dos combustíveis: assim não!”, relata a continuação das celebrações das “Jornadas Europeias do Património” no nosso distrito e dá inúmeras sugestões para o vosso “Fora de Casa”.

...numa notícia de ontem à tarde, o Correio Alentejo anuncia as datas das realizações das provas de ciclismo de estrada do próximo ano no nosso país.

...a Rádio Renascença diz que chuvas intensas provocaram inundações no Algarve e dá contas da visita de Hugo Chavez ao nosso país; o JN escreve sobre o primeiro debate televisivo entre os dois candidatos à presidência dos EUA e da “distribuição” do jackpot do Euromilhões no sorteio de ontem; a RTP afirma que há cada vez mais “solteiros” que são adeptos da solidão “colorida” e relata críticas sobre a falta de legislação sobre piscinas privadas.

Farmácia de Serviço em Beja: Oliveira – Rua Zeca Afonso 30
Temperatura máxima anunciada: 24ºC (com chuva para o fim da tarde)

-77

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Coisinhas que me chegam por mail...

Sei que sobre “os factos ocorridos” já passaram alguns meses, sei que o visado já se terá de alguma forma “desculpado”, mas poucos dias passados sob a “rentrée” dos alunos às escolas justifica retomar este assunto!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

'A inútil' escreveu assim a Miguel de Sousa Tavares :

Sobre os Professores

É do conhecimento público que o senhor Miguel de Sousa Tavares considerou 'os professores os inúteis mais bem pagos deste país.' Espantar-me-ia uma afirmação tão generalista e imoral, não conhecesse já outras afirmações que não diferem muito desta, quer na forma, quer na índole.
Não lhe parece que há inúteis, que fazem coisas inúteis e escrevem coisas inúteis, que são pagos a peso de ouro?
Não lhe parece que deveria ter dirigido as suas aberrações a gente que, neste deprimente país, tem mais do que uma sinecurae assim enche os bolsos?
Não será esse o seu caso?
O que escreveu é um atentado à cultura portuguesa, à educação e aos seus intervenientes, alunos e professores. Alunos e professores de ontem e de hoje, porque eu já fui aluna, logo de 'inúteis', como o senhor também terá sido. Ou pensa hoje de forma diferente para estar de acordo com o sistema?

O senhor tem filhos? - a minha ignorância a este respeito deve-se ao facto de não ser muito dada a ler revistas cor-de-rosa. Se os tem, e se estudam, teve, por acaso, a frontalidade de encarar os seus professores e dizer-lhes que 'são os inúteis mais bem pagos do país'? Não me parece... Estudam os seus filhos em escolas públicas ou privadas? É que a coisa muda de figura! Há escolas privadas onde se pagam substancialmente as notas dos alunos, que os professores 'inúteis' são obrigados a atribuir. A alarvidade que escreveu, além de ser insultuosa, revela muita ignorância em relação à educação e ao ensino. E, quem é ignorante, não deve julgar sem conhecimento de causa. Sei que é escritor, porém nunca li qualquer livro seu, por isso não emito julgamentos sobre aquilo que desconheço. Entende ou quer que a professora explique de novo?

Sou professora de Português com imenso prazer. Oxalá nunca nenhuma das sua sobras venha a integrar os programas da disciplina, pois acredito que nenhum dos 'inúteis' a que se referiu a leccionasse com prazer. Com prazer e paixão tenho leccionado, ao longo dos meus vinte e sete anos de serviço, a obra de sua mãe, Sophia de Mello Breyner Andersen, que reverencio. O senhor é a prova inequívoca que nem sempre uma sã e bela árvore dá são e belo fruto. Tenho dificuldade em interiorizar que tenha sido ela quem o ensinou a escrever. A sua ilustre mãe era uma humanista convicta. Que pena não ter interiorizado essa lição! A lição do humanismo que não julga sem provas! Já visitou, por acaso, alguma escola pública? Já se deu ao trabalho de ler, com atenção, o documento sobre a avaliação dos professores? Não, claro que não. É mais cómodo fazer afirmações bombásticas, que agitem, no mau sentido, a opinião pública, para assim se auto-publicitar.

Sei que, num jornal desportivo, escreve, de vez em quando, umas crónicas e que defende muito bem o seu clube. Alguma vez lhe ocorreu, quando o seu clube perde, com clubes da terceira divisão, escrever que 'os jogadores de futebol são os inúteis mais bem pagos do país'? Alguma vez lhe ocorreu escrever que há dirigentes desportivos que 'são os inúteis' mais protegidos do país? Presumo que não, e não tenho qualquer dúvida de que deve entender mais de futebol do que de Educação. Alguma vez lhe ocorreu escrever que os advogados 'são os inúteis mais bem pagos do país'? Ou os políticos? Não, acredito que não, embora também não tenha dúvidas de que deve estar mais familiarizado com essas áreas. Não tenho nada contra os jogadores de futebol, nada contra os dirigentes desportivos, nada contra os advogados. Porque não são eles que me impedem de exercer, com dignidade, a minha profissão. Tenho sim contra os políticos arrogantes, prepotentes, desumanos e inúteis, que querem fazer da educação o caixote do (falso) sucesso para posterior envio para a Europa e para o mundo. Tenho contra pseudo-jornalistas, como o senhor, que são, juntamente com os políticos, 'os inúteis mais bem pagos do país', que se arvoram em salvadores da pátria, quando o que lhes interessa é o seu próprio umbigo.

Assim sendo, sr. Miguel de Sousa Tavares, informe-se, que a informaçãozinha é bem necessária antes de 'escrevinhar' alarvices sobre quem dá a este país, além de grandes lições nas aulas, a alunos que são a razão de ser do professor, lições de democracia ao país. Mas o senhor não entende! Para si, democracia deve ser estar do lado de quem convém. Por isso, não posso deixar de lhe transmitir uma mensagem com que termina um texto da sua sábia mãe:

'Perdoai-lhes, Senhor, porque eles sabem o que fazem.'

Ana Maria Gomes
Escola Secundária de Barcelos

Quando ela fala...



Quando ela fala, parece
Que a voz da brisa se cala;
Talvez um anjo emudece
Quando ela fala.

Meu coração dolorido
As suas mágoas exala.
E volta ao gozo perdido
Quando ela fala.

Pudesse eu eternamente
Ao lado dela, escutá-la,
Ouvir sua alma inocente
Quando ela fala.

Minh'alma, já semimorta,
Conseguira ao céu alçá-la,
Porque o céu abre uma porta
Quando ela fala.

(Machado de Assis)

Notícias 26.09.2008

Hoje...

...a Rádio Voz da Planície dá conta de uma decisão da CMB que pretende limpar o “parque provisório” nas traseiras do Bairro da Polícia no Mira Serra, parque que serve como depósito de automóveis apreendidos pela PSP; diz que as obras da “Aldeia Columbófila” arrancam no dia 1 de Outubro, fala do 1º aniversário do Centro Social Lidador e dá conta da continuidade das Palavras Andarilhas.

...na Rádio Pax se faz um saldo positivo na época de incêndios no distrito de Beja, escreve sobre o arranque de mais uma edição “Moura Jovem” e sobre a primeira Feira da Memória de Almodôvar.

...no Correio Alentejo se afirma que o PSD já tem candidatos autárquicos em Almodóvar, Alvito e Ourique e que Francisco Duarte (CDU) admite ser candidato em Castro Verde, além disso, escreve sobre um resgate de um pescador desportivo junto ao Cabo Sardão.

...na TSF é destaque que se encontra à venda num supermercado chinês bebidas de leite proveniente da China e cuja importação é proibida na EU; na LUSA se diz que a DECO apela a um boicote às gasolineiras neste sábado e afirma que haverá videovigilância nas escolas dentro de um mês e meio; no DN se escreve que eurodeputados querem banir “comida de plástico” nas escolas e a RTP noticia que terminou sem acordo o encontro entre Bush e os candidatos que o querem suceder.

Farmácia de Serviço em Beja: Fonseca – Rua Sousa Porto 11
Temperatura máxima prevista: 29ºC

-78

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Sabiam que...

Sabiam que a “National Aeronautics and Space Administration”, mais conhecida por NASA, comemora 50 anos de existência? Foi criado em 1958 pelo congresso americano e conta este ano com um orçamento de 17,3 mil milhões de dólares (!). Tem actualmente 19 mil funcionários fixos e 40 mil contratados!

Já que os primeiros “êxitos” espaciais, como o lançamento do primeiro satélite que alcançou a órbita terrestre (Sputnik, que quer dizer companheiro em russo...) ou a primeira presença humana no espaço (Yuri Gagarin) pertenciam à antiga URSS, pelo menos o maior feito alguma vez alcançado no espaço pertence a essa NASA, que é, como é sabido, a ida à Lua em 1969, altura em que se ouviu dizer pela primeira vez que um homem “alunou” e não apenas aterrou...

Como não podia deixar de ser, uma agência dessas está cheia de planos para o futuro. Se fosse pelos cientistas, neste momento já tínhamos certamente uma estação espacial em órbita ao planeta Marte. Claro que o orçamento estatal americano faz mais falta para alimentar a enorme indústria militar, mas mesmo assim, os planos actuais prevêem a construção de novos “vaivéns” com o nome Orion que vão ajudar a finalizar (finalmente) a Estação Espacial Internacional em órbita ao nosso (actual...) planeta, a partir dali esses ambiciosos planos vão olhar de novo para a Lua, criando nesse planeta “satélite” uma estação espacial, onde por sua vez vão preparando missões tripuladas até ao Marte...

Global Warm(n)ing



Este filme da QUERCUS está a ser “exibido” na RTP2 e mostra, em desenhos animados, animais a desistirem de viver devido ao aquecimento global!

Nota:
A visualização deste filme pode eventualmente chocar as pessoas mais sensíveis!

Notícias 25.09.2008

Nesta quinta-feira...

...a Rádio Voz da Planície noticia uma petição por parte da FENPROF pela revogação do Estatuto da Carreira Docente, dá as novidades do CRBA (Conservatório Regional do Baixo Alentejo) deste ano lectivo e tem várias propostas para o vosso “Fora de Casa”.

...na Rádio Pax o destaque principal vai para o facto do presidente da EDAB defender para Beja uma revisão do PDM e uma maior aposta na cultura, a vinda de Pedro Abrunhosa à nossa cidade para participar hoje nas “Conversas Tertulianas” e noticia a morte de 3000 Pombos em Moura...

...o Correio Alentejo, por sua vez, escreve sobre a ocorrência de um pequeno sismo perto de Ferreira do Alentejo, noticia sobre a intenção de criar uma marca própria para o azeite produzido no Alentejo e fala da “Estela de Almodôvar”.

...no DE é notícia que acabam hoje as comissões cobradas pela banca na renegociação de créditos de habitação e que os hipermercados vão continuar a fechar aos domingos; a LUSA fala de mais um assalto a uma bomba de gasolina (desta vez em Odivelas) e a tomada de posse do novo Reitor do Santuário de Fátima; na TVNET se fala da rejeição de Obama da proposta de suspensão da campanha eleitoral e a RTP dá voz às palavras de Bush que afirma que a economia americana está em risco.

Farmácia de Serviço em Beja: Pacheco – Praça Diogo Fernandes 1
Temperatura máxima prevista: 26ºC

-79

Sabiam que?

Sabiam que o Google, essa “máquina”, pretende mudar parte das suas instalações para vários navios para assim ser mais independente e poupar nos custos de funcionamento? Sabiam que vão lançar o Google Phone? Sabiam que essa mesma “máquina” quer dar um prémio de 30 milhões de dólares a quem consiga colocar um robô na Lua?

Essas conversa toda para quê? Porque o Google vai fazer oficialmente 10 anos de existência no próximo sábado! Certamente que neste dia os noticiários vão estar cheios de outras novidades lançadas por essa empresa “virtual” que conta neste momento com “apenas” 10 mil funcionários!

Eu...ainda sou do tempo...em que esse Google dava os seus primeiros passos já que comprei o meu primeiro PC (e único...) no início de 1998. Por isso, costumo ainda hoje utilizar maioritariamente o Altavista que, nessa altura, era líder dessa área. Actualmente na posse da Yahoo, foi perdendo gradualmente importância para essa mesma Google. É a vida...virtual!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Se consegues...

Se consegues...

...começar o teu dia sem cafeína
...terminá-lo sem tomar sedativos para dormir
...estar de bom humor, sabendo ignorar os teus males e as tuas dores
...nunca te queixar nem aborrecer os outros com os teus problemas
...compreender quando os que te amam estão ocupados demais para te dispensar o seu tempo
...aceitar que te censurem por uma falta que não cometeste
...acreditar que cuidarão de ti até ao fim da tua vida
...aceitar todas as críticas sem nunca te insurgires
...suportar a grosseria de certas pessoas sem nunca as corrigir
...enfrentar a vida sem nunca mentir ou falsear
...descontrair sem nunca tomar uma gota de álcool
...dizer muito honestamente, do fundo do teu coração, que não tens qualquer preconceito contra os idosos, as raças diferentes, outras religiões ou opções sexuais
...comer a mesma comida todos os dias e continuar feliz
...amar sem condições sem esperar nada em troca...

Então, meu (minha) amigo(a), és QUASE tão perfeito(a) como o teu CÃO!!

Coisinhas que me chegam por mail...

Essa já é antiga, mas nunca é demais avisar:

Estão a ser detectadas cópias de cartões multibanco a um ritmo assustador. A maior parte delas em estações de serviço (empregados espertos). Desconfiem assim que o funcionário do estabelecimento comercial vos pedir para passarem o cartão em 2 máquinas diferentes. A primeira é um gravador que lê a banda magnética e o respectivo PIN do vosso cartão.

Vão passando a palavra.

Notícias 24.09.2008

Hoje...

...a Rádio Voz da Planície dá destaque ao início das Palavras Andarilhas em Beja cuja notícia traz um link para aceder ao blog do evento, fala da reestruturação do posto da GNR em Beringel e dá 4 sugestões para o vosso “Fora de Casa”.

...a Rádio Pax noticia que o Aeroporto de Beja poderá acolher um projecto inovador de desmantelamento de aviões que estão fora de serviço, lamenta um suicídio de um jovem de 31 anos e dá voz à ASPIG que diz que ”a Guarda não apreendeu a lição”.

...no Correio Alentejo se afirma que o novo centro comercial VIVACI estará pronto em 2010, faz um “apanhado” dos principais eventos a realizar nas Palavras Andarilhas em Beja e fala de um seminário agro-alimentar em Vidigueira.

...a LUSA explica o evento bejense Palavras Andarilhas por outras palavras e anuncia uma baixa do preço do combustível nas bombas da Galp; a TSF relata a violência da noite passada na assim designada Margem Sul; no JN se assegura que Portugal está livre do leite contaminado chinês e a RTP dá destaque a uma acção de fiscalização do SEF.

Farmácia de Serviço em Beja: Santos – Rua St. André, Loja 1/2
Temperatura máxima prevista: 26ºC

-80

“Pequenas” opiniões minhas

Esta manhã, no programa diário “Pano para Mangas” da Antena1, citou-se uma notícia “fresquinha” vinda do jornal Correio da Manha. Dizia então essa notícia que Tony Carreira copiara 6 canções de autores estrangeiros, ou melhor, que 6 dos seus grandes êxitos estão baseados em obras alheias! Bem, meus senhores, das duas, uma. Ou não sabem o quê é que se canta nessa Europa fora ou então, andam a ler o meu blog! Ainda há dias “denunciei” aqui que o Eterno Vagabundo é de origem francesa. Porém, como até o próprio Joe Dassin foi “alvo” de plágio deste popular cantor português, será que os milhares de portugueses que assistem ano pós ano aos seus concertos na própria França não sabiam já disso? Ou será que a nunca satisfeita SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) necessita de dinheiro e o êxito do Tony serve perfeitamente de vaca leiteira? (Sei do que falo, é que, até nós temos que pagar a essa gente quando actuamos no Pax Julia – Teatro Municipal...)
.
Magalhães! Este nome desse famoso navegador português anda de novo na boca de toda a gente nesse cantinho à beira-mar plantado! Essa “invenção portuguesa” em forma de um computador portátil, robusto e em estilo brinquedo, está a ser distribuído pelas escolas do ensino básico do nosso país. Um naturalmente sorridente Sócrates deu largas à sua satisfação (em mais uma acção de campanha eleitoral) a dar como concluído mais um ponto do seu plano tecnológico. Disse que as crianças cedo vão começar a habituar-se a essa nova tecnologia que é a informática e que a aprendizagem vai ser a partir de agora muito mais fácil! Uma das crianças, ao ser perguntado sobre o quê é que vai fazer em primeiro lugar com o novo computador, confirmou essa “tese” do nosso PM: vou logo ao Messenger...
.
Para quem não sabe, na “vida real” já fui electricista, pelo menos andei a apreender durante 3 anos e meio para ter essa profissão na Alemanha. Claro que a partir dessa profissão nasceu quase tudo o que sei hoje em dia profissionalmente falando. Por isso, toda a instalação na minha oficina foi da minha autoria. Nessa instalação fazem parte muitas lâmpadas que naturalmente com os anos se gastam. Maioritariamente fluorescentes pelo mais baixo consumo, sempre estranhei a ausência de pontos de recolha para esse resíduo doméstico. Sendo a reciclagem desse “lixo” obrigatório na Alemanha há mais de 20 anos pela poluição que a destruição desse material eléctrico provoca, estive sempre “à espera” (sentado) que isso começa a acontecer em Portugal também! Finalmente, há algumas semanas, começaram a aparecer campanhas de recolha situados nos vendedores destes artigos. Claro que nem todas essas lâmpadas vão parar a esses revendedores, por isso, vão ser criados em todo o país lugares de recolha para esses resíduos! Mas, a razão que me leva a escrever sobre o tema é o facto de a simples lâmpada incandescente (aquela velhinha que tem no seu interior um filamento visível) na Alemanha também é considerada lixo electrónico e em Portugal, não! Por lá, essas Glühbirnen são reciclados, e por cá vão para o lixo comum! Porquê?

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sopra o Vento



Sopra o vento, sopra o vento,
Sopra alto o vento lá fora
Mas também meu pensamento
Tem um vento que o devora.

Há uma íntima intenção
Que tumultua o meu ser
E faz do meu coração
O que um vento quer varrer.

Não sei se há ramos deitados
Abaixo, no temporal,
Se pés do chão levantados
Num sopro onde tudo é igual.

Dos ramos que ali caíram
Sei só que há mágoas e dores
Destinadas a não ser
Mais que um desfolhar de flores.

(Fernando Pessoa)

Divulgação

Programação desta semana do nosso Pax Julia – Teatro Municipal

23 Setembro (terça-feira) 21.30h
O meu Irmão é Filho único (cinema)
Um filme de Daniele Luchetti; com Elio Germano, Riccardo Scamarcio e Angela Finocchiaro



Accio, um fascista susceptível é o irmão de Manrico, um comunista fascinante. Entre os dois há um constante confronto numa época de grandes paixões e de agitação social e cultural: os anos 60 e 70. A atracção de ambos por Francesca põe à dura prova a relação conflituosa entre eles que, no entanto, se distingue pela afeição, sempre presente.

Auditório – M12 – 3€
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

26 Setembro (sexta-feira) 21.30h
Houdini – O último grande Mágico (cinema)
Um filme de Gilian Armstrong; com Guy Pearce, Catherine Zeta-Jones e Timothy Spall



Em 1926, Harry Houdini - mágico e escapista - é o maior artista do mundo e o público reúne-se para assistir avidamente às suas proezas. Determinado em desmascarar falsos videntes e charlatães, Houdini propõe oferecer dez mil dólares a quem conseguir comunicar com a sua defunta mãe. Quando Mary, uma misteriosa e deslumbrante aceita o desafio, Houdini não tem dúvidas que se trata de burla. Mas à medida que o mágico vai convivendo com Mary, vai sucumbindo ao seu charme, acabando refém dos seus próprios sentimentos. Conseguirá o maior escapista do mundo libertar-se da força do amor? Este será o desafio mais arriscado da sua carreira.

Auditório – M12 – 3€

Nota:
Dados, textos e imagens são do site do teatro.

Notícias 23.09.2008

Nesta terça-feira...

...a Rádio Voz da Planície anuncia um debate sobre a imigração no distrito de Beja nos dias 2 e 3 de Outubro, diz que o sentido da segurança dos portugueses diminuiu em 70% e que o Núcleo de Beja do Concelho Português para a Paz promove uma acção de solidariedade com Cuba.

...na Rádio Pax os destaques vão para o cancelamento da 11ª edição da CaniBeja por falta de apoios, que na Feira de Ferreira do Alentejo se fez um balanço positivo e que o prazo de adesão à “Turismo do Alentejo ERT” foi alargado.

...o Correio Alentejo, por sua vez, escreve que o almodovarense Henrique Casimiro está nos mundiais do ciclismo, que a Escola de Artes de Sines ganha ensino artístico e fala da criação de um balcão único de atendimento em Ferreira do Alentejo.

...nos “Motores” pode ler-se que o registo automóvel já pode ser feito online; na TSF se afirma que materiais didácticos sobre prevenção rodoviária ficaram retidos por falta de pagamento do governo; no JN se escreve sobre a descida dos combustíveis sem precedentes; no DN se afirma que a chuva já causou meio milhão de € de prejuízo e na RTP se fala de mais um acto de violência, desta vez em Carnaxide...

Farmácia de Serviço em Beja: Central – Rua Conde Boavista 5
Temperatura máxima prevista: 26ºC

-81

Alguém...


...me quer? Sou a Shiva, sou de raça Pastor Alemão, tenho a respeitável idade de 6 anos e já não posso ter filhos (sou esterilizada)! Levo regularmente “picas” que o veterinário chama de vacinas (não doem nada!) Sou muito meiga e gosto muito de crianças!

A minha dona gosta muito de mim, mas os vizinhos dela – não! Temos medo que alguém nos faça mal por minha causa! Se houver alguém que engrace com a minha linda cara, por favor, contacte o dono deste blog!

Obrigada!
Actualização (25 Outubro 2008):
A Shiva já foi adoptada, vai para a região de Castro Verde!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Hoje...

...aconteceu, como é sabido, o culminar da...



...Semana Europeia da Mobilidade! Pois, neste dia sem carros...



...que aconteceu apenas em algumas localidades desta Europa fora, estes símbolos...



...deveriam de ter tido prioridade! Certo, andar de...



...com um dia desses seria difícil para não correr perigo de...



...literalmente ficar pelo caminho! Não adianta falar mal...



...e nem dar largas...



...noutras línguas! Nem o melhor amigo do homem (e da mulher!) hoje...



...consegue fazer o que tem que fazer! No entanto, como não há por cá...



...placas destas...



...nem destas...



...e muito menos destas, não há razões para de vez enquanto...



...parar a carroça e andar em outros transportes!



Pode andar-se em várias direcções, mas cuidado...



...para não acontecer isto! E sempre, mas sempre...



...ter cuidado com os mais idosos, para no fim todos podermos dizer...



...que valeu a pena ter participado neste Dia sem Carros!

E vocês? Notaram alguma coisa diferente neste dia?

Babysitter


A Ana Sofia, uma amiga e colega da Associação Cantinho dos Animais de Beja, pediu-me para colocar aqui no meu blog este anúncio:

Oferece-se serviço de Babysitter, em casa de crianças entre os 2 e 15 anos, em noites e fins-de-semana.

Contactos:
968375744
anasofia000@hotmail.com

Notícias 22.09.2008

Neste primeiro dia da semana...

...a Rádio Voz da Planície avisa que o trânsito nas imediações da Biblioteca Municipal de Beja sofre interrupções devido à realização das Palavras Andarilhas, dá notícias sobre a ViniPax2008 a realizar na RuralBeja entre 24 e 26 de Outubro e anuncia uma greve na Função Pública para o dia 1 de Outubro.

...a Rádio Pax diz que o COTR vai propor o encerramento até ao final do ano, que os inscritos nos centros de emprego do Alentejo desceram em Agosto e que empresários estão interessados em aderir à “Turismo do Alentejo, E.R.T.”.

...no Correio Alentejo se escreve que Odemira promove património do concelho, que o novo lagar de Ferreira do Alentejo vai entrar em funcionamento em Outubro e dá notícias sobre futebol no nosso distrito.

...as principais notícias nacionais e internacionais estão na LUSA, tais como: Inundações esta noite em Albufeira; (notícia alojada no site da RTP) Início de Outono hoje (e não ontem, como pensava...) às 16.44h; Inauguração de Centros Escolares por parte da ministra da educação e do PM; Cavaco Silva visita Nova Iorque e vai falar na ONU; British Airways suspende voos para Paquistão; na RTP se fala sobre as palavras de Jardim sobre Sócrates...

Farmácia de Serviço em Beja: Palma – Largo D. Dinis 4
Temperatura máxima anunciada: 26ºC

-82

domingo, 21 de setembro de 2008

Hoje...

comemorou-se o...



Dia Internacional da Paz!



Será que serviu para alguma coisa??

Resto...

Hoje é o primeiro dia de Outono...



Mais um dia... Outro mais, e resumido.
Alheia a uma qualquer analogia,
Pandorga, de papel enfraquecido,
Cai ao solo, abraçada à noite fria.

Carregando o mistério do que sou,
Desde a chuva a beijar minha vidraça
Ao meu pensar servido de carcaça,
Tão velho como o resto que sobrou...

Fantasmas de imagos vêm, distantes,
Aos vales assombrados de gigantes
Penarem na desilusão ingente...

Sou eu! Assim, em mim, é o desabrigo.
Aberto e interrogado por castigo,
Um vulto a fitar-me indiferente.

(Eliane Couto Triska)

Notícias 21.09.2008

Neste dia do Senhor...

...a Rádio Voz da Planície faz uma referência ao Dia Internacional da Paz que se comemora hoje e que em Aljustrel termina hoje a 7ª edição do JazzMin.

...na Fonte Nova de Portalegre aparece uma explicação sobre os últimos desenvolvimentos na criação das novas regiões de turismo do nosso Alentejo; no JN é notícia que Sócrates pede votos contra resignação à crise e que Passos Coelho quer ser candidato a deputado do PSD; no DN é destaque que um cidadão ucraniano foi detido por posse de um “arsenal bélico” mas ficou em liberdade (...); no Expresso se diz que Portugal “esconde” o número verdadeiro de vítimas mortais resultantes de acidentes rodoviários e que esse número pode ser até 40% maior e na RTP um dos destaques vai para o facto de as famílias portuguesas gastarem pelo menos 118€ por mês em explicações…

Farmácia de Serviço em Beja: Oliveira – Rua Zeca Afonso 30
Temperatura máxima prevista: 27ºC

-83

sábado, 20 de setembro de 2008

Michael Delpech – Pour un Flirt




Desculpem por vos “bombardear” hoje com vídeos do Youtube! Primeiro o novíssimo vídeo da Anastacia e agora um “velhote” do início dos anos 70! Claro que não o meto aqui sem razão! Para além de ser uma das canções vindas do famoso auto rádio do camião do meu pai, é uma das melodias francesas que Tony Carreira aproveitou para a transformar num êxito dele, como nesse caso o Eterno Vagabundo. Estou a vê-lo na TV neste momento numa gravação feita a partir de um dos 2 concertos que esgotaram o Pavilhão Atlântico em Lisboa há alguns meses.

Regressando aos anos 70. Esta canção aqui apresentada teve um grande êxito na Alemanha, uma coisa rara para uma melodia gaulesa! Talvez tenha sido a simplicidade dessa melodia, ou então por expressar um pouco a “Leben wie Gott in Frankreich”, viver como Deus na França, não sei.

Anastacia – I can feel you (vídeo oficial)

Notícias 20.09.2008

Neste primeiro dia do fim-de-semana...

...a Rádio Voz da Planície sublinha que a Lei do Trabalho foi aprovada na generalidade na AR com o voto contra da deputada do PS eleita pelo círculo de Beja, fala da Semana do Turismo em Vidigueira e dá várias outras propostas para o vosso “Fora de Casa”, hoje designado como “Roteiro”.

Como é sabido, a Rádio Pax e o Correio Alentejo não actualizam os seus sites na net durante o fim-de-semana e a página do Diário do Alentejo continua offline. Acho este facto lamentável, já que a maior parte da população tem mais tempo durante o fim-de-semana para consultar as notícias da região. Claro que não é caso único a nível nacional, mas “sobrar” apenas uma agência noticiosa em Beja durante estes dias acho francamente pouco!

Ainda neste sábado, o DD fala da participação de Serpa na Semana Europeia da Mobilidade; no JN se afirma que o FCP não será punido por parte da UEFA sem uma sentença em tribunais civis em Portugal; no Expresso se fala de um novo jackpot no Euromilhões desta vez de 130 milhões de €; o Público noticia uma descida do preço do combustível na Galp; a RTP destaca o lançamento da operação “Lisboa à Noite” por parte da PSP e que Bush anuncia um programa para salvar a economia americana.

Farmácia de Serviço em Beja: Fonseca – Rua Sousa Porto 11
Temperatura máxima prevista: 29ºC (possibilidade de chuva à noite)

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Do Baú...



Há uns bons anos, na Baviera, a minha filhota feita cavaleira, prestes a subir para um dos cavalos do tio que me deu o nome do meio...belos tempos!

Coisinhas que me chegam por mail...

Sinceramente, não sei se há alguma verdade nisso, mas mais vale acreditar! É um mail que avisa sobre 2 sites perigosos:

Nota:
Retirei as primeiras palavras dos links, não vá alguém clicar neles...
______________________________

GRAVE
ATENÇÃO...
Dois sites perigosos:

1. Não vás ao site

geocities.com/adsl_netfast

NÃO o utilizem!!!
Existe com o único propósito de vos ROUBAR as passwords!!!
Se és amigo do teu amigo, reencaminha este mail.

2. Não vás ao site

portugalmovel.com

NÃO ENTREM NESTE LINK.
É uma página de toques, bonecos, para telemóveis......
CUIDADO!!!
Para aceder a este site é necessário instalar um ficheiro.
Este ficheiro, quando instalado, substitui a ligação telefónica normalmente utilizada clix, iol, netc, Telepac, etc., por outra ligação, pela 'módica' quantia de 3,30 por minuto!
Esta situação é gravíssima, atendendo a que ninguém se apercebe de nada, até aparecer a factura do telefone.
O mais escandaloso é que o programa tenta constantemente ligar à internet, pelo que, se alguém abandonar o computador cortando a ligação, não imagina que computador vai voltar a ligar, ficando a gastar 3,30 por minuto!
Espalhem este mail.
O assunto é mesmo GRAVE!

Notícias 19.09.2008

Nesta sexta-feira...

...a Rádio Voz da Planície noticia que José Raul dos Santos vai mover um processo contra o governador civil de Beja por difamação, que o PSD Beja na pessoa de João Paulo Ramôa critica a transferência de competências na área da educação para as autarquias e que as praxes académicas estão regulamentadas no Instituto Politécnico de Beja!

...a Rádio Pax noticia que a Direcção Regional de Educação do Alentejo vai tentar reabrir o 10º amo da escolaridade secundária em Ferreira do Alentejo só no próximo ano lectivo, que a GNR deteve um indivíduo de 63 (!) anos por posse de haxixe em Gomes Aires e o arranque da Feira de Ferreira do Alentejo.

...o Correio Alentejo, por sua vez, escreve que a Mina de Aljustrel ainda não está a dar lucro, o arranque do Festival JazzMin também nessa terra mineira e que Jorge Rosa assume a presidência da câmara de Mértola.

...no DN se afirma que o ministro da economia terá que mudar a lei para baixar preços dos combustíveis, que o PS teme uma rebelião na bancada da AR por causa de casamento “gay” e que os prémios do Euromilhões vão ter que pagar imposto; o JN acusa que ainda há alunos sem livros escolares; na TSF Correia de Campos reconhece que era um político muito impopular e na RTP o principal destaque noticioso de hoje vai para o facto que jovens das favelas brasileiras se organizam em Portugal.

Farmácia de Serviço em Beja: Pacheco – Praça Diogo Fernandes 1
Temperatura máxima anunciada: 28ºC

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Curtas...e longas

Por hoje, só mais algumas “coisitas”.

Muitos parabéns aos nossos (e meus) amigos do Grupo Coral Vozes da Vidigueira que actuaram esta tarde para as câmaras da RTP1 no programa Festa das Vindimas. Nesta transmissão directa a partir da Herdade Grande perto de Vila de Frades foram dos poucos que não cantaram em “playback” e saíram-se muito bem. Só o meu amigo Manel, maestro deste coro, ainda tem que aprender a não tremer tanto quando fala para essas mesmas câmaras...

Código de Trabalho. Ou melhor, o novo Código de Trabalho. É uma lei, ou recomendação que não pode faltar em qualquer democracia do novo mundo. Em Portugal, a última revisão entrara em vigor apenas em 2003 e já está de novo na “boca” dos políticos e economistas que o querem alterar outra vez. Nada contra isso, até sou bastante a favor desta nova revisão. Porquê? Porque o mundo avança e não fica à nossa espera. Porque os países do leste que ainda há poucos anos estavam sob “protecção” soviética criaram leis muito mais favoráveis para investimentos do que Portugal alguma vez teve! Este facto, em combinação com salários mais baixos, torna-os quase imbatíveis em termos económicos a nível europeu. O único facto que ainda nos vai valendo é a estabilidade política que “reina” em Portugal, algo de que a maioria dos portugueses nem se apercebe! Mesmo assim, este novo código, tal como está proposto, ainda está a anos-luz do dos novos estados do leste! Mesmo assim, a esquerda “à esquerda” do PS está contra. Realmente, não sei em que país é que eles vivem!!

Mário Soares. Sim, esse mesmo. Raramente aparece frente às câmaras da televisão, e ainda bem. Porque o que ele disse há dias é tão aberrante que até dói! Curiosamente, ninguém o criticou, tanto quanto sei, ou então, já ninguém lhe liga! Mas afinal, o quê é que ele disse? Afirmou (segurem-se, por favor) que a criminalidade crescente em Portugal dos últimos tempos é apenas uma invenção da comunicação social! Nem mais! É apenas um facto que os jornais “apanharam” para vender mais! Ó “caro amigo”, você não aproveitou uma daquelas excelentes oportunidades em ter ficado calado!!

Combustíveis! Essa palavra que ultimamente faz “chorar” quase todas as carteiras dos automobilistas portugueses. No entanto, o preço do crude a nível internacional baixa a grande ritmo, e o os nossos combustíveis? Um cêntimozito hoje, outro daqui a uns dias, e assim adiante! Até o “nosso” governo já acordou para o problema! Naturalmente que sabem dos preços da “gasosa” apenas através dos jornais já que só se sentam no banco de trás dos seus automóveis de serviço já previamente atestados pelos seus motoristas privados! Mesmo assim, esse governo já “avisou” que vai intervir se esses preços não baixam de uma forma mais acentuada! Pergunto eu: como é que esse governo vai fazer isso? Para além de mandar umas “bocas” (leia-se recomendações) ou “lançar” umas multazitas para inglês (leia-se português) ver, não tem maneiras de o fazer! Sabem quem é que tem o poder de fazer baixar esses preços? Apenas e só todos nós! Mas, “todos nós” só estávamos descontentes quando o preço subiu, criaram-se dias de boicote, e outras coisas sem quase relevo nenhum. E agora? Toda a gente se contenta com baixas de 1 cêntimo hoje e outro daqui a dias? Parece que sim...