segunda-feira, 31 de março de 2008

Musicólogo

Ora aí está uma imagem que reúne os meus dois passatempos preferidos: Música e cães…



Espero que os estudos deste "Musicólogo" sejam frutuosos!

Imagem recebida por mail

(penso que é) hoje...


hoje alguém faz anos,
alguém que ainda muito me diz;
mas este alguém escolheu outros caminhos,
que aproveite bem a vida e que seja feliz!

seria preciso um número redondo de velas,
mas vou-me ficar apenas por esta!
é a chama que fica sempre acesa,
a chama eterna da paixão - é o que me resta...

SK

Notícias 31.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT


Beja

Farmácia de Serviço: Pacheco - Praça Diogo Fernandes 1

Shangai Union Technology quer instalações do NERBE/AEBAL (Notícia RP)

PSD: Deputado Luís Rodrigues preocupado com indefinições do Aeroporto de Beja (Notícia RVP)

Beja: PS prepara eleições autárquicas (Notícia RVP)

Exclusivo - Demissões no Desportivo de Beja (Notícia RP)

Beja: Biblioteca apresenta “Scriptorium Móvel” (Notícia RVP)

Regional

ADPM: Levou jornalistas e agentes de associações de desenvolvimento a Bruxelas (Notícia RVP)

Moura: Autarquias apostam na eficiência energética (Notícia NA)

Portel: Teatro no auditório (Notícia NA)

Odemira: Unidade de Cuidados Continuados hoje a funcionar (Notícia DD)

Nacional

Apreendido veículo que atropelou dois jovens (Notícia SIC online)

FENPROF: Entrega hoje abaixo-assinado no Ministério da Educação (Notícia RVP)

Função pública com 133 reformas por dia em Março (Notícia DN)

Figueira da Foz: Autoridades procuram cidadão espanhol alegadamente desaparecido no mar (Notícia RTP)

Internacional

Tibete: Polícia nepalesa deteve mais de 100 tibetanos frente à embaixada da China em Katmandu (Notícia RTP)

Tibete: China "absolutamente insatisfeita" com posição europeia sobre questão tibetana (Notícia RTP)

Zimbabué/Eleições: Oposição e governo empatados nos seis primeiros assentos parlamentares (Notícia RTP)

Filme anti-islão: Embaixador holandês e encarregado negócios esloveno convocados pela diplomacia iraniana (Notícia RTP)

domingo, 30 de março de 2008

Amigos para sempre

Crónica de André Cláudio, veterinário do Hospital Veterinário do Baixo Alentejo – Animália, no jornal semanal Correio Alentejo na edição do dia 28 de Março:

Porquê adoptar um animal?

“”Esta será a minha primeira colaboração com o “Correio Alentejo”, de periodicidade quinzenal. Ao longo das semanas abordarei os mais variados temas, sempre na esfera dos animais de companhia. Assim, pretendo desenvolver, entre outros, assuntos relacionados com a saúde animal, sua implicação na saúde pública, abandono e adopção de animais (estatuto actual, o que está feito e o que faltará fazer) e ainda conselhos sobre nutrição, educação e comportamento destes nossos amigos.

Pretendo que este seja um espaço o mais interactivo possível, contando para isso com as opiniões e sugestões dos leitores, que podem contactar-me por correio electrónico (amrclaudio@gmail.com).

Esta semana falarei acerca dos aspectos que devem ser considerados antes de tomar a decisão de ter um animal. Uma das chaves de sucesso para ser um proprietário feliz é ter a certeza de que antes de adoptar um animal, pensou em todas as questões que de seguida iremos abordar:

Disponibilidade financeira: precisará de alimentação, vacinas, desparasitações, alojamento, acessórios (trelas, coleiras, etc.), consultas médicas, banhos e tosquias, férias (se não puder levá-lo consigo poderá ter de recorrer a um hotel canino ou um serviço de pet-sitting).

Disponibilidade de tempo: se pensar em adoptar um cão terá que passear com ele pelo menos duas vezes por dia (se passa pouco tempo em casa, talvez seja melhor optar por outro animal que seja mais independente), despender tempo na sua educação, treino e socialização. Não se esqueça que existem raças que requerem mais actividade e interacção que outras e deve levar isso em conta na altura de escolher o seu companheiro.

Disponibilidade emocional / familiar: certifique-se de que todos na família estão de acordo com a decisão de ter um animal em casa e que estão de acordo quanto ao tipo de animal a adoptar. Se tem crianças em casa, NUNCA os deixe sós, certifique-se se que o animal se habitua à presença da criança e ensine sempre a criança a respeitar o espaço do animal. Lembre-se também que os animais largam pêlo, que irá inevitavelmente encontrar espalhados pela sua casa e que podem fazer barulho (latidos, miados), incomodando a família ou os vizinhos.

Quando adoptar um animal, lembre-se de que é uma responsabilidade que vai ter de assumir por 10 a 15 anos (às vezes mais...). Não pode NUNCA ser encarado como um capricho de meia dúzia de meses ou dois ou três anos!

Lembre-se que a vontade de ter um animal de estimação não é o suficiente. Se não reunir as condições necessárias e insistir na adopção, mais cedo ou mais tarde pode ter que abdicar da sua companhia... Isto será tão doloroso para si como para o então seu “velho amigo”. Em contrapartida, ao adoptar um animal, vai ganhar um companheiro dedicado e fiel, que com certeza lhe dará imensos momentos de alegria e diversão.””

Excelente, grande André! Já fazia falta alguém com conhecimento profundo falar dessa matéria num jornal de grande tiragem da zona de Beja.

Mais vale tarde...

Mais vale tarde do que nunca, apetece neste caso dizer! Ou então, esperou-se até a poeira assentar, não sei. Como sabem, é me adverso entrar em polémicas, por isso, façam de conta que este texto é uma mera informação para os interessados que são os proprietários de todos os estabelecimentos abertos ao público que permitem que se fume nos seus espaços, e também para os seus frequentadores, fumadores ou não fumadores.

Portanto, no próximo dia 3 de Abril (quinta-feira), pelas 16 horas, o NERBE / AEBAL promove, no seu auditório, uma sessão de esclarecimento sobre a nova lei do tabaco. Conta com a presença do Director Geral da Saúde, Francisco George e está aberta a todos os interessados, associados do NERBE, ou não.

Acabou-se assim de vez a desculpa típica “não sabia disso”, ou “nunca ninguém nos informou devidamente”! Depois deste dia 3, a fiscalização já tem “razão” em autuar aqueles que não cumprem esta lei, porque, tanto quanto sei, essa mesma fiscalização só visita (ou pelo menos devia de visitar) certas zonas do país apenas após uma sessão de esclarecimento destas.

Já agora, o site do NERBE disponibiliza gratuitamente para download os dísticos obrigatórios de afixação em todos os estabelecimentos que permitem fumar, e os que não permitem fumar!

Notícias 30.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT


Beja

Farmácia de Serviço: Central - Rua Conde Boavista 5

Ovibeja 2008: Apresenta o melhor cartaz musical de sempre (Notícia RVP)

Música: Kussondulola, Dealema e Primitive Reason na Semana Académica de Beja (Notícia RTP)

Regional

Ourique: Jornadas Gastronómicas “Sabores do Porco Alentejano” (Notícia RVP)

Nacional

Norte e Centro de Portugal em alerta por causa do mau tempo (Notícia RTP)

Eugénio Rosa: Fez um estudo sobre os lucros obtidos pela EDP, em 2007 (Notícia RVP)

Violência nas escolas: "O combate é prioritário" diz a FENPROF (Notícia RVP)

Luís Filipe Menezes critica 'lufa-lufa' de Sócrates pelo país (Notícia SOL)

Internacional

EUA/Eleições: Hillary Clinton rejeita todos os pedidos de democratas para se retirar da corrida à presidência (Notícia RTP)

Espanha: Manada de touros paralisa auto-estrada de Madrid (Notícia RTP)

Angola: Equipas de socorro continuam a tentar resgatar sobreviventes de desabamento de edifício (Notícia RTP)

Vagar

Esta manhã até acordei cedo, para fazer todas as coisas que tinha planeado com vagar! Pois, enganei-me redondamente! Depois de um pequeno-almoço sem vagar nenhum porque se tinha anunciado um cliente para buscar material reparado à minha oficina, esse cliente apareceu muito tempo depois do combinado com o vagar todo! Entretanto, tentei publicar a minha rubrica diária das “Notícias do dia”, mas o meu PC não foi nessa, não tinha vagar porque estava a fazer nem sei bem o quê!

Pronto, a seguir deslocámo-nos a um lugar fora de Beja para vistoriar um terreno que possa servir para a instalação de um futuro canil nosso, mas, claro, o dono deste terreno estava com o vagar todo e nos fez esperar. O vagar continuou na verificação deste excelente terreno, falta só arranjar vagar para ir às entidades oficiais para perguntar se é possível construirmos nesse lugar uma infra-estrutura dessas!

Sem vagar, e de novo na oficina, publiquei a minha tal rubrica, mal e porcamente sem antes, claro, o PC não ter feito das suas de novo! Tomar banho, vestir o fato do coro, sem vagar engolir um bolo mais um café no meu segundo lugar habitual de alimentação, sem vagar fugir até à sala de ensaios para ir buscar algumas coisitas e depois, finalmente, vagar!

Viagem de autocarro até Espírito Santo, cantar num concerto muito bem conseguido (sem nos gabar, mas correu lindamente), de facto, muito bom! Mas, queria continuar com esse vagar! Por isso, fui ver os Adiafa no nosso Pax Julia! Apresentaram o seu novo disco Nã há vagar... (para os linguistas puros: Não há vagar...) com casa completamente esgotada! Bem, começaram a cantar com cerca de meia hora de atraso o que fez pensar o ansioso público que os Adiafa estariam mesmo com esse vagar todo! Mas não, foi um sumário de pequenos percalços que atrasara a actuação desse grupo.

Mas QUE actuação. Foi simplesmente espectacular. Adorei! Posso mesmo afirmar que fora um dos melhores espectáculos que alguma vez assisti! Um palco com muitos adereços, muito bem desenhado, um jogo de luzes muito bem conseguido e as canções, bem, minha gente, as canções são realmente muito boas! Tal como anunciado num pequeno folheto distribuído à entrada, fizeram uma abordagem a outras vertentes musicais, tal como o Fado, o Bolero e o Blues. Principalmente o último foi muitíssimo bem conseguido com a canção Bluesão alentejano!

De facto, os Adiafa são excelentes músicos! Os meus mais sinceros parabéns e um muito obrigado por poder ter tido a oportunidade em ver esta actuação!

Para isso, sim, há o vagar todo, podem crer!

Ah, já me esquecia. A hora vai mudar esta noite. Quando forem 01.00 horas, os relógios vão ser adiantados para as 02.00 horas! Ou seja, vamos ter menos uma hora para dormir...

sábado, 29 de março de 2008

Notícias 29.03.2008

Mais uma vez por razões caninas (em breve haverá novidades!) as notícias do dia só aparecem agora. As minhas desculpas!

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT

Beja
Farmácia de Serviço: Palma - Largo D. Dinis 4

ACDB: Vai hoje a votos (Notícia RVP)

Beja apresenta diagnóstico de mobilidade (Notícia CA)

Regional

Vidigueira: Festival Gastronómico “A pão e laranjas” começa hoje (Notícia RVP)

Vidigueira relembra época de Vasco da Gama (Notícia CA)

Nacional

Lisboa: Idosos e reformados manifestam-se este sábado contra políticas do Governo (Notícia RTP)

Carolina Michaellis: Aluno que filmou episódio de indisciplina transferido de escola (Notícia RTP)

Saúde: Mulher deve poder escolher tipo de parto, diz Associação Portuguesa de Bioética (Notícia RTP)

Freguesias. XI Congresso da Associação Nacional (ANAFRE). Funchal, 28 e 29 de Março (Notícia RVP)

Internacional

Tibete: Dalai Lama pede à comunidade internacional para ajudar a resolver crise (Notícia RTP)

Canadá: Época da caça à foca abre hoje entre protestos (Notícia RTP)

Espaço: Empresa especializada em funerais espaciais vai depositar cinzas na Lua (Notícia RTP)

Músicas da minha Vida XXV



Mit’n Schmäh (1980) é o tema desta edição das Músicas da minha Vida! Esta bonita canção romântica do austríaco Peter Cornelius faz parte do meu eterno Top10, adoro! Certo, é uma melodia simples, é pop, mas quando é muito bem cantado e quando conta uma história engraçada, só se pode gostar. Pois, já uma vez vi-me numa situação muito parecida como esta, tentei o mesmo que o protagonista desta canção, mas, claro, o “alvo” não foi nessa, certamente porque conhecia essa canção também! Bem, há coisas que mudam nunca, assim parece...

Mas este cantor tem mais uma canção no meu eterno Top10 que será naturalmente o “alvo” da próxima edição. Du entschuldige i kenn di (Desculpa, não te conheço?) é sobre o mesmo assunto, como não podia deixar de ser. Pois bem, não se esqueçam que ando por cá já há 25 anos, e não digo mais nada, prá semana há mais explicações! (sobre este cantor, pensavam o quê??)

Nota1: Schmäh não tem tradução, é uma espécie de humor típico de Viena, melancólico e malandro...
Nota2: Ao contrário de Wolfgang Ambros, Peter Cornelius canta mais “encostado” à língua alemã, por isso, apenas algumas das palavras são mesmo de dialecto!

Tradução: Mit’n Schmäh de Peter Cornelius

Com o Schmäh se conseguia quase tudo, porque o Schmäh na altura era nada mal mas para ela não chegava
Estava eu com ela já há muito tempo à frente da sua porta. Para a fazer ceder disse lhe o seguinte:

Perdi a minha chave e agora não consigo entrar na minha casa
(Com o Schmäh, com o Schmäh)
Perdi a minha chave e agora estou totalmente sozinho
(Com o Schmäh, com o Schmäh)
A noite está fria e doem-me os pés, e quem sabe se esta noite ainda vai haver gelo e neve
Conversar num quarto quentinho agora seria maravilhoso!

Ela me ofereceu um sorriso de admiração, pensou por dois segundos e virou-se para mim
Disse sorrindo que esta noite fica com a sua avó
Perguntei porquê e – a resposta seguiu logo a seguir:

Perdi a minha chave e agora não consigo entrar na minha casa
(Com o Schmäh, com o Schmäh)
Perdi a minha chave e agora estou totalmente sozinha
(Com o Schmäh, com o Schmäh)
A noite está fria e doem-me os pés, lá mais à frente mora um amigo teu, podes ir a dele!
Pensa mais uma semana, pode ser que te consigas lembrar de algo melhor e depois veremos...

Letra original

Mit’n Schmäh, mit’n Schmäh, mit’n Schmäh geht leider leider alles.
Weil Schmäh war damals gar net schlecht, doch für sie war er a Nummer zu schwach.
Ich stand mit ihr schon lang vor ihrer Haustür,
dann sagte ich ihr folgendes, weil i glaubt hab, sie gibt nach:

I hab mein Schlüssel verlorn, und jetzt kann i zhaus net rein.
(Mit’n Schmäh, mit’n Schmäh)
I hab mein Schlüssel verlorn und bin mutterseelen allein.
(Mit’n Schmäh, mit’n Schmäh)
Die Nacht is so kalt, und die Füß tun mir weh,
werweiß, vielleicht gibt’s heute Nacht noch Eis und Schnee.
Im warmen Zimmer plaudern, ja des wa jetzt wunderschön.

Sie schenkte mir ein Lächeln der Bewunderung.
und dachte zwei Sekunden nach, dann fuhr sie herum.
Sie sagte lächelnd: Ich schlaf heut bei Omama.
Ich fragte sie: Warum? – Da war die Antwort auch schon da:

I hab mein Schlüssel verlorn, und jetzt kann i zhaus net rein.
(Mit’n Schmäh, mit’n Schmäh)
I hab mein Schlüssel verlorn und bin mutterseelen allein.
(Mit’n Schmäh, mit’n Schmäh)
Die Nacht is so kalt, und die Füß tun mir weh.
Dort drüben wohnt a Freund von dir, zu dem kannst ja gehen.
Denk noch a Wochn nach, dann fallt dir sicher was bessers ein, und dann werdn ma sehn.


Não há vídeos com esta canção!
A foto é da homepage do cantor (site em alemão)
Canção em ficheiro áudio
.
boomp3.com

sexta-feira, 28 de março de 2008

Faz de Conta...

Os pais fazem de conta que conseguem educar os seus filhos por entre as dificuldades da vida, tal como a falta de dinheiro, perca de tempo em transportes de e para o trabalho; depois chegam a casa cansados e já não há tempo para mais nada!

Os professores fazem de conta que ensinam os alunos nas condições que todos sabemos.

Os alunos fazem de conta que na escola aprendem para serem preparados para a vida.

(Palavras de Luís Aleluia esta noite no programa do Malato...)

Petições online

Mais uma petição, mas não uma petição qualquer. Penso que já a referi aqui no meu blog, esse “requerimento” pretende o seguinte:

""Petição para o Presidente Hu Jintao:

Nós cidadãos do mundo pedimos ao governo chinês que tenha cautela e respeito pelos direitos humanos em sua resposta aos protestos no Tibete. Esperamos que os assuntos que dizem respeito aos tibetanos sejam tratados por meio do diálogo com o Dalai Lama e não pelo uso da força. Somente o diálogo e uma reforma irão trazer uma estabilidade duradoura. O futuro promissor da China e sua relação positiva com o mundo dependem de um desenvolvimento harmonioso feito de diálogo e respeito.""

Mais:

""1,254,332 pessoas assinaram a petição - nossa meta de 1 milhão foi atingida em uma semana! A entrega será em 4 dias - ajude-nos a chegar a 2,000,000!""



Essa petição não é contra nem a favor de ninguém, pretende só e apenas que as pessoas dialoguem! Será assim tão difícil? Ou será mais um daqueles casos em que as posições estão de tal maneira extremadas que já não há diálogo possível? Penso que não, penso que sempre é tempo para parar e dialogar!

Para aceder ao resto dos textos e à petição clicar aqui

A foto é do mesmo site

Cuidado!

Potencialmente perigoso, eu???



O que há, isso sim, certos donos potencialmente perigosos. Já agora, porquê é que esses tipos não são esterilizados e impedidos de procriar?

E, por favor, não me entreguem a um qualquer canil só porque o Ministério da Agricultura acha que somos perigosos!

Notícias 28.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT


Beja

Farmáçia de Serviço: Silveira - Rua Mértola 21

Vivaci Beja (ex-Fórum Theatrum): Maior área comercial será explorada pelo grupo Sonae (Notícia RVP)

Unidade de Oncologia de Beja sem listas de espera (Notícia RP)

Primeira reunião do C.C. Segurança Rodoviária ocorreu ontem (Notícia RP)

Fora de casa: Teatro para ver na Casa da Cultura de Beja (Notícia RVP)

Regional

Almodôvar: Incentiva financeiramente os nascimentos (Notícia RVP)

Extinção dos Serviços de Finanças é uma "estrondosa asneira" (Notícia RP)

Ciclismo: Volta ao Alentejo é apresentada hoje (Notícia RVP)

Coro Gulbenkian encerra este sábado o Festival “Terras Sem Sombra” (Notícia CA)

Fábrica de Alimentos Guadiana cria molho que desfaz "mito secular" (Notícia CA)

De celeiro português a olival de Espanha (Notícia DN)

Nacional

Lisboa: Autarquia vai inaugurar 25 novas `boxes` para animais vadios (Notícia RTP)

Professora faz queixa da aluna e de toda a turma (Notícia JN)

Divórcio abre nova guerra entre maioria PS e Igreja (Notícia DN)

Regime de mobilidade de professores aprovado (Notícia DN)

Internacional

Acusados do homicídio em prisão preventiva (Notícia RTP)

Filme anti-Islão: Primeiro-ministro holandês rejeita interpretação do autor (Notícia RTP)

Alemanha: Conselho do Islão considera estreia de "Versículos Satânicos" uma "provocação" (Notícia RTP)

quinta-feira, 27 de março de 2008

Fora de Casa (28 de Março a 3 de Abril)

Actualizado 28.03 – 10.30h (Outros Palcos em Beja)

Ainda a tempo, mais um serviço público em estilo Fora de Casa!
Esta rubrica me dá algum trabalho, mas sem trabalho não se consegue nada...


Beja


Pax Julia – Teatro Municipal
Reservas: 284315090
mail: geral@paxjulia.org



29 Março (sábado) 21.30
Adiafa – Apresentação do CD Nã há Vagar
Auditório – M6 – 5€



01 Abril (terça-feira) 21.30
O pequeno Marciano (cinema)
Um filme de Menno Meyjes; com John Cusack e Amanda Peet
Título original: Martian Child
Auditório – M12 – 3€
EUA – 2007 – 108min


Outros palcos em Beja



28 Março (sexta-feira) 21.30
O Avarento (teatro)
Exercício final de palco do ateliê "À boca de cena"
Local: Cada da Cultura

31 Março a 03 Abril (segunda a quinta-feira)
Semana Académica IPB
Organização: Associação Estudantes da ESEB
Local: Pavilhão Multiusos – Parque de Feiras e Exposições de Beja (vulgo Ovibeja)

03 Abril (quinta-feira) 21.30
A Maga Mariposa
Performance Narrativa com Daniela Altieri
Local: Auditório Biblioteca Municipal – M12
_____________________________

Castro-Verde

28 Março (sexta-feira) 21.30
Sangue Pisado (teatro)
Apresentação: Companhia de Teatro Lêndias D’Encantar
Local: Cine-Teatro Municipal
_____________________________

Espírito Santo (Mértola)

29 Março (sábado) 18.00
Concerto de Páscoa
Com participação do Coro de Câmara de Beja
Organização: Junta de Freguesia de Espírito Santo
Local: Igreja Paroquial
_____________________________

Ferreira do Alentejo

29 Março (sábado) 15.00
7.º Aniversário do Grupo Coral Feminino “Rosas de Março”
Consultar Programação própria

30 Março (domingo) 16.00
Concerto da Páscoa
Organizado: Sociedade Filarmónica Recreativa de Ferreira do Alentejo
Local: Igreja Matriz
_____________________________

Pias

28 Março (sexta-feira) 21.30
Fotos do Fogo (teatro)
Apresentado por: Teatro Passagem de Nível (Amadora)
Local: Salão Polivalente

29 Março (sábado) 21.30
Cenas a preto e branco (teatro)
Apresentado pelo Grupo de Teatro de Animação da Moura Encantada
Local: Salão Polivalente
_____________________________

Vidigueira

28 a 30 Março (sexta-feira a domingo)
Festival Gastronómico a Pão e Laranjas
Consultar Programação própria
_____________________________

Vila Nova da Baronia

28 a 30 Março (sexta-feira a domingo)
Festas de Sant’Águeda

Felicitação

Hoje se comemora o Dia Mundial do Teatro.



Felicito todos que se dedicam de corpo e alma a essa nobre arte e espero que os responsáveis pela cultura em Portugal continuem a apoiar devidamente as gentes que trabalham neste sector importante da sociedade do nosso país!

Sem net

Hoje não haverá notícias do dia aqui no meu blog, estou sem net, para variar!

Até logo!

______________________________

Desta vez foi mais rápido, já estou de volta!
Foi mero esquecimento, isso acontece só e apenas porque estou mais preocupado em cumprir com o que me comprometi, e deixo para trás aquilo que realmente interessa, ou seja, cuidar dos meus próprios assuntos...

Ay mi Dios

Hoje quero vos brindar com mais uma letra de uma peça do nosso coro. Ay mi Dios foi escrito por D. Pedro de Cristo que nasceu em Portugal em meados do século 16. Esta peça de música religiosa foi escrita em espanhol, ou pelo menos no espanhol que se “praticava” no nosso país para agradar os nuestros hermanos nessa altura conturbada da história portuguesa. Curiosamente, no nosso repertório esta peça aparece no topo da lista, é o n.º 1 e é uma das muitas que vamos cantar este fim-de-semana em Espírito Santo, perto de Mértola!


Ay mi Dios que cousa ha sido
Que sufrais frio y dolor
Todo lo haze el amor

Ay mi señor que os veo
Vuestra sangre derramar

Esto solo es començar
A cumplir con el deseo

Tradução:

Ai, meu Deus, o que é isso?
Que sofreis frio e dor
Faz tudo o amor

Ai, meu senhor, que os vejo
Derramar o vosso sangue

Isso é somente o começo
A cumprir com seu desejo

(Texto e tradução daqui)

quarta-feira, 26 de março de 2008

O Cão

É um cão negro. É talvez o próprio Cão
assombrado e fazendo assombração.
Estraçalha o silêncio com seus uivos.
A espada ígnea do olhar na escuridão

separa a noite, abre um canal no escuro.
Cão da Constelação do Grande Cão,
tombado no quintal, espreita o pulo:
duendes, fantasmas de ladrão no muro.

O latido ancestral liberta a fome
de tempo, e o cão, presa do faro, come
o medo e a treva. Agita-se, devora

sua ração de cor. Pois, louco e uivante,
lambe os pontos cardeais, morde o levante
e bebe o sangue matinal da aurora.

( Mauro Mota)

Notícias 26.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT


Beja

Farmácia de Serviço: Fonseca - Rua Sousa Porto 11

Aeroporto de Beja: Duas companhias low cost interessadas (Notícia RVP)

Assaltos: Dois estabelecimentos comerciais foram “visitados” por indivíduo com pistola (Notícia RVP)

Faltam 40 agentes policiais na cidade de Beja (Notícia RP)

Pax-Júlia: Seminário sobre eficiência energética nos edifícios (Notícia RVP)

Regional

Câmara de Cuba promove semanalmente várias actividades de entretenimento (Notícia RP)

Odemira cria Unidade de Cuidados de Saúde Continuados (Notícia CA)

Nacional

Aluna no Tribunal de Menores (Notícia JN)

Telemóvel é sagrado, mas a violência é condenada (Notícia JN)

Mau Tempo: Seis distritos do continente e arquipélago da Madeira sob aviso devido ao vento forte (Notícia RTP)

Eugénio Rosa: Fez um estudo sobre o aumento dos combustíveis (Notícia RVP)

ASAE vai aplicar coimas a repetentes (Notícia JN)

Internacional

Tibete: Organizações criticam passividade do Conselho dos Direitos Humanos da ONU face crise tibetana (Notícia RTP)

Guiné-Bissau: Proibição da mutilação genital feminina continua a dividir deputados (Notícia RTP)

terça-feira, 25 de março de 2008

Por vezes...

Por vezes, o que se ouve nos telejornais da noite nos dá que pensar. Claro, a maioria das notícias, quando aparecem, são feitas para isso mesmo, para nos dar que pensar. Mas dou a pensar para mim mesmo se será necessário fazer para tudo e mais alguma coisa uma estatística?
“A criminalidade em geral aumentou x%, a criminalidade grave baixou y%!”
“Durante a operação Páscoa da GNR este ano houve mais x mortos e menos y feridos graves do que no ano passado!”
E tudo muito bem ordenadinho e desenhado em letras bem gordas. Haverá mesmo necessidade para isso?

Mas o que realmente nos dá que pensar é a notícia que dá conta que 100 mil (!) famílias estão a passar por grandes dificuldades a nível financeiro! Já não conseguem pagar as prestações para os empréstimos de compra de casa, carro ou bens de consumo em geral. Estão quase em colapso financeiro e se as despesas gerais em combinação com as taxas de juro nos bancos continuarem a aumentar estaremos mesmo à beira de uma nova espécie de pobreza. Claro, e de novo, estatisticamente falando, este número representa “apenas” 3% das famílias em Portugal, mas se há esses 3% que estão em dificuldades extremas, há no mínimo mais 10 ou 15% que estão quase a chegar lá também. A vida no nosso país não está fácil, mas em Lisboa, pois sim, em Lisboa, mora um senhor que se faz transportar em carros da assim chamada gama alta dizendo que vamos para bom caminho! Pois, está-se mesmo a ver!

Farmácia de Serviço em Beja - 2008

A razão de publicar aqui esta lista se prende com a dificuldade em encontrar na net uma fonte fiável que indique qual das sete farmácias existentes em Beja está de serviço num certo e determinado dia!


(ficou um pouco torto, as minhas desculpas!)

A lista em causa veio da Farmácia Pacheco, mas em consideração com as outras farmácias retirei a publicidade existente neste folheto.

Notícias 25.03.2008

Tempo em Beja



Fonte: TempoPT


Beja

Farmácia de Serviço: Pacheco - Praça Diogo Fernandes 1

Companhia "low cost" Ryanair quer voar para o aeroporto de Beja (Notícia CA)

14º Congresso do Alentejo: Vai ser apresentado na Ovibeja (Notícia RVP)

PS-Beja quer ter perfil do candidato à Câmara depois do Verão (Notícia RP)

Ovibeja 25 anos acolhe "Fórum Encinal" (Notícia RP)

Regional

Agricultor dinamarquês assegurou moinhos do Guadiana (Notícia CA)

Câmara de Sines abre nova Escola das Artes (Notícia CA)

“O Que é o Teatro?” - pergunta com resposta em Aljustrel (Notícia CA)

Nacional

Hipermercados poderão abrir aos domingos e feriados durante todo o dia (Notícia RVP)

Tribunal de Coimbra rejeita providência cautelar de sindicato da Fenprof (Notícia Público)

ASAE começou caça ao tabaco (Notícia JN)

FENPROF: Promete intensificar a luta... (Notícia RVP)

Multas correm o risco de prescrever (Notícia RTP)

Dívidas aumentam no crédito ao consumo (Notícia DN)

Internacional

Cuba: Governo autoriza venda de computadores, televisores e alarmes de carros (Notícia RTP)

Endeavour viaja de regresso à Terra (Notícia JN)

Anedota fresquinha

Esta noite há apenas uma anedota, fresquinha vinda da nossa sala de ensaios:

Uma senhora, de meia-idade, estava internada num hospital pensando que ia morrer. Certa altura recebeu a visita de Deus!
“...veio para me buscar, não é?” perguntava a doente muito angustiada!
“Não, nada disso” respondeu o divino “você ainda vai viver mais 43 anos, 6 meses e 5 dias!!!”
Milagrosamente a senhora recuperou, e quando estava quase a sair do hospital pensou para si mesma:
“Então, se vou ainda viver mais tanto tempo, vou mas é aproveitar a vida ao máximo!”
Dito e feito, fez tudo o que se pode fazer para melhorar o seu aspecto! Operações plásticas à cara, lipoaspiração na barriga, implantação de cabelo etc, etc.
Quando finalmente saiu do hospital, toda refeita e como nova, passou numa passagem de peões e – zaash, um carro atropelou-a e – morreu!
Depois, chegada ao além, ela, toda zangada, procurou logo falar com Deus!
“Ó Deus, você não me tinha prometido que vivia mais 43 anos, 6 meses e 5 dias???”
“Olha, era você! Bem, não a reconheci...”

segunda-feira, 24 de março de 2008

Sou todo ouvidos...


Imagem vista aqui

Notícias 24.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT


Beja

Farmácia de Serviço: Santos - Rua Santo André, Loja 1-2

Os clubes do concelho de Beja vão receber menos 75 mil euros em 2008 (Notícia RVP)

“Beja precisa de ser mais do que é!”, defende o governador civil (Notícia CA)

PS-Beja fecha a porta a coligações nas próximas autárquicas (Notícia RP)

Beja: Projecto de valorização paisagística do Barranco do Poço dos Frangos (Notícia RVP)

Regional

GNR: “Gang do Banana” detido em Vila Nova de Milfontes. Cinco jovens entre os 14 e os 18 anos (Notícia RVP)

Aljustrel apresenta exposição de teatro (Notícia CA)

Olivomoura regressa a 8 de Maio com novidades (Notícia RVP)

Nacional

Operação Páscoa: Sete mortos nas estradas portuguesas... (Notícia Agência Lusa)

Tocha olímpica é acesa na Grécia; manifestantes invadem cerimonia (Notícia UOL)

AR: BE insiste na proibição da publicidade ao álcool no desporto (Notícia RTP)

Bancos duplicaram spreads desde início da crise (Notícia DD)

Internacional

Pequim2008: Presidente do COI favorável e "diplomacia silenciosa" (Notícia RTP)

Bento XVI apela à paz e baptiza ex-muçulmano (Notícia DN)

A origem do mal: como uma casa nos EUA gera um problema global (Notícia DN)

domingo, 23 de março de 2008

Esta noite...

Esta noite podia ter sido transmitido mais um episódio do Conta-me como foi, mas não foi. Certamente para segurar telespectadores dos grandes centros urbanos que à esta hora estavam a “desembrulhar” os ovos da Páscoa que vinham dentro das suas malas de viagem, a RTP transmitiu um excelente programa musical para recordar grandes canções de Simone de Oliveira, denominado Num País chamado Simone, uma gravação do espectáculo de homenagem a essa grande senhora no dia 25 de Fevereiro no Coliseu de Lisboa. Sublinhado com pequenas cenas da vida portuguesa destes últimos 50 anos que a carreira dessa extraordinária cantora comemora este ano, assistiu-se a boas interpretações de inúmeros valores da música portuguesa, realmente, ainda não entendo porquê é que muita gente perde tempo em ver as irrelevantes novelas nos outros canais de sinal aberto! No anúncio do programa no site da RTP diz simplesmente isto:
“”Como espectadores do seu percurso de vida, apetece dizer “Obrigado, Simone”. Pela coerência, pela frontalidade, pela voz, pela convicção com que interpreta, pela garra com que vive.””
Mais palavras para quê...

Por falar em ovos de Páscoa! Sabem qual é a origem desse hábito pascoal? Há inúmeras teorias sobre a origem do ovo de Páscoa e a razão de ser um coelho que as distribui. Simplificando: é sabido que a Páscoa festeja a ressurreição de Cristo. Pensa-se que a utilização do ovo simboliza a origem da humanidade, o objecto que a partir dele nasceu a vida. O coelho, porém, costuma ser o primeiro animal que nasce na primavera, pelo menos no norte da Europa, região donde é originário esse hábito do ovo da Páscoa. No século 17, na Alemanha, é mencionado pela primeira vez essa brincadeira de criança, em que um coelho, um galo ou até uma raposa escondem ovos de Páscoa no quintal durante a noite para depois na manhã seguinte as crianças os procurarem. Brincadeiras dessas são mesmo as lembranças mais ternurentas que tenho da minha meninice...

Amor de Mel Amor de Fel

Stille Liebe de Heino Breilmann

Tenho um amor
Que não posso confessar
Mas posso chorar
.
Amor pecado
Amor de amor
Amor de mel
Amor de flor
Amor de fel
Amor maior
Amor amado
.
Tenho um amor
Amor de dor
Amor maior
Amor chorado
Em tom menor
Em tom menor
Maior o fado
.
Choro a chorar
Tornando maior o mar
Não posso deixar de amar
O meu amor em pecado
.
Foi andorinha
Que chegou na primavera
E eu era quem era
.
Fado maior
Cantado em tom de menor
Chorando um amor de dor
Dor de um bem e mal amado
.
(Amália Rodrigues)

Notícias 23.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT


Beja

Farmácia de Serviço: Palma - Largo D. Dinis

"Chamamento para questões preocupantes" (Notícia JN)

Regional

Alentejo: Quercus denuncia abate ilegal de azinheiras por empresários espanhóis (Notícia RTP)

Fábrica de Alimentos do Guadiana: Atraí importadores da Líbia (Notícia RVP)

Surfistas limpam praias em Vila Nova de Milfontes (Notícia CA)

SMIRA promove "Primavera Musical" no concelho de Aljustrel (Notícia CA)

Parque de Noudar: Assinala segundo aniversário (Notícia RVP)

Nacional

"Operação Páscoa 2008" termina hoje (Notícia RVP)

Porto: 250 pessoas manifestam-se por segurança rodoviária à saída do túnel da Praça das Flores (Notícia RTP)

Prisão preventiva para três suspeitos de sequestro (Notícia RTP)

Frio e aguaceiros para o fim-de-semana (Notícia Expresso)

QUERCUS: Promove campanha de recolha de rolhas de cortiça (Notícia RVP)

Internacional

Bruxelas: Centenas de detidos por tentarem invadir quartel-general da NATO (Notícia RTP)

Presidente do Parlamento Europeu defende boicote das Olimpíadas de Pequim (Notícia RTP)

Raposa na Matilha



Visto aqui

sábado, 22 de março de 2008

Músicas da minha Vida XXIV

Acho sempre uma graça quando leio letras de canções cantadas em dialecto bávaro, ou em austríaco como neste caso. Como disse na última edição destas Músicas da minha Vida, são dialectos bastante parecidos e quando alguém que só fala “Hochdeutsch”, ou seja o alemão correcto, só vê navios. E quando ainda por cima tenta escrever a letra de uma canção dessas é mesmo uma barrigada de rir. É só comparar a minha versão desta canção com a letra no site onde a tirei.

Como também já tinha dito nessa última edição, Wolfgang Ambros é considerado o Bob Dylan austríaco, ou seja, um cantor de canções que gozam com a vida quotidiana do seu país (a letra dessa canção muito bem podia ter sido escrito em Portugal...). Além dele, há pelo menos mais dois cantores que também atingiram nível internacional, como Peter Cornelius (esse tem mesmo uma das canções que está no meu eterno Top10, será objecto da minha próxima edição) e principalmente Falco, esse, claro, muito mais polémico do que Wolfgang Ambros.



Comecei a ouvir e gostar deste cantor nas tais manhãs em que tinha por hábito sintonizar a estação radiofónica austríaca Ö3. Enquanto comia e me preparava para ir trabalhar, gravava muitas cassetes que ainda hoje tenho guardado algures! Uma delas era esse Zwickt’s mi. Originalmente de 1975, mais tarde (1977) lançou uma versão mais “suave” que teve grande aceitação na Alemanha. Este cantor é mais um típico self-made-man que começou por vender discos numa loja, cantava com amigos em “Wirtshäuser” (tascas) até ser descoberto por uma produtora! Enfim, o sonho de muita gente tornado realidade!


Tradução Zwickt's Mi de Wolfgang Ambros:

E de novo vou do trabalho para casa de metro
Lá fora chove, cá dentro cheira mal e eu estou que nem posso
As pessoas, sentadas ou a pé, todos estão com um ar triste
Acho que é de andar de metro
Não pode ser outra coisa!

Na tasca encontro sempre alguém que conta imensas histórias
Ele é tão rico, ele é tão bom e conhece o mundo inteiro
Na realidade é a última coisa que existe, não gosta de trabalhar e está sempre bêbado
Está sujo e cheira muito mal
Em resumo, ele é um verdadeiro porco!

Beliscam-me, penso que estou a sonhar
Isto não pode ser verdade, onde é que estamos?
Beliscam-me, indiferente aonde
Não consigo acreditar, isto não faz sentido!
Mas, beliscar não ajuda, porque estou mesmo ao lado,
Por isso, alguém, por favor, me podia dar uma sova?
Obrigado, já estou a ver bem, é verdade, é verdade!

A juventude não tem ideais, não tem sentido para os valores verdadeiros
As pessoas novas têm tudo e não conhecem a firmeza
Assim falam aqueles que só sabem mandar bocas, os que são corruptíveis pela quantia certa
E depois de um escândalo são mandados para a reforma
Resumindo, são um verdadeiro exemplo!

(Refrão 2x)

Letra original

Und wieda foari mit da U-Bahn von da Oabat z'Haus
Draußen regnet's, drinnen stinkt's und i hoalt's fast net aus.
Die Leit, ob's sitzen oda stehn, olle schauns so traurich drein,
i glaub, des kommt vom U-Bahn foan,
des kan doch goa nix andas sein!

Im Wirtshaus triffi immaran, der fuarchtboa vül erzählt,
Er is so reich, er is so guat, er kennt die ganze Welt.
In Wirklichkeit is a des Letzte, oabatsschai und dauernd blau,
dreckich is a, stinkn tuat er,
kuaz er is a echte Sau!

Zwickt´s mi, i glaub, i traam,
des derf net woa sein, wo samma daham?
Zwickt's me, egal wohin,
i kann's net glaum, des gibt doch kaan Sinn!
Aber zwick'n hilft ma nix, i steh danem.
Könnt ma net vielleicht irgendwer a Watschn gem?
Danke, jetz is ma kloar:
Es is woa, es is woa.

Die Jugend hat kein Ideal, kan Sinn für wahre Werte.
Den jungen Leuten geht's zu gut, sie kennen keine Härte.
So redn de, de imma nua goschen, geldgerecht bestechlich san,
noch'm Skandal dann pensioniert wern,
kuaz a echtes Voabild san!

(refrão 2x)


A foto é de um álbum (Wie im Schlaf – como se fosse a dormir) em que cantou canções de Bob Dylan. Pronto, ok, o cigarro está ali a mais!

No que toca a vídeos dessa canção - nada!

Não há vídeo, mas há música:
.
boomp3.com

Água



No início da Primavera o que não faltam são os “dias de”! Hoje é a vez da água que neste dia merece mais destaque. Notícias sobre a privatização das empresas distribuidoras de água nos municípios ou avisos para a poupança dessa matéria essencial para a vida de todos nós estão na ordem do dia.

Aqui vos quero apenas brindar com uma foto da Madeira, tirada por um grupo de alemães há 10 anos. E, se tudo correr como previsto, isso quer dizer se não houver imprevistos, o nosso coro se deslocará de novo até a essa ilha fantástica no início de Junho! Pode ser que desta vez tenha a oportunidade em ver as tão famosas levadas!

Notícias 22.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT


sexta-feira, 21 de março de 2008

Pensamentos curtos

Diariamente somos bombardeados com publicidades desta ou daquela grande superfície que reclamam que são os mais baratos! Pergunto: então, se todos são os mais baratos, quem é que é a mais cara? Ou será que todos têm que fazer publicidade dessas para não “caírem” para esse estatuto inglório?

Há dias apareceu, também na publicidade, um novo símbolo no “céu”! Alguns operadores de audiovisuais se juntaram para criar uma nova sigla, a ZON. Na primeira vez que ouvi esse nome pensava que os Gato Fedorento ressuscitaram, mas não, é mesmo verdade. E para concluir esse disparate, afirmam que “zon está on”! Ok, pronto, mas sabem a quê é que esta sigla me lembra? Lembra-me a esses filmes antigos de ficção científica em que o povo seguia uma espécie de líder sobrenatural, ficando “espasmado” e boquiaberto frente ao novo deus...

Todas as religiões, (quase) sem excepção, pregam a não-violência! Mas, porquê é que todas as religiões, também (quase) sem excepção, ficaram e ficam conhecidos na história por episódios violentos? Até já os monges tibetanos correm contra forças da “dita” autoridade chinesa, sem armas, é certo, mas se é violência, é!

Sabiam que Portugal é o país na Europa menos guloso no que toca ao consumo de chocolate por habitante? Ou será que o (crónico) baixo salário no nosso país tem alguma coisa a ver com isso? Não que eu ganhe muito, mas adoro chocolate! Quando há um raio de sol no céu, o almoço tem que ser finalizado com um gelado, de chocolate, pois claro! Uma vez li que os grandes consumidores de chocolate o fazem por serem carentes! Bem, seja como for, será que, com este meu consumismo todo, eu consiga elevar Portugal nessa estatística? Penso que não...

Por último, o vídeo mais famoso do norte. A escola Carolina Salgado, não, desculpem, Michaelis está na boca do mundo, não, desculpem, na boca dos comentadores e jornalistas de Portugal. Devem ser mesmo os últimos que ficaram a saber que é frequente o desrespeito pelos professores nas escolas do nosso país, felizmente, claro, não sempre com esta gravidade! Só o facto dessa professora de francês, uma senhora com "S" grande de 60 (!) anos, não ter apresentado queixa oficial diz tudo! Traria complicações, bur(r)ocracias e chatices para todos os implicados, por outras palavras, seria uma perca de tempo! Mas, todo este comportamento de todos os implicados nesse “processo” não será a continuação daquilo que critico deste que estou neste país, ou seja: o facilitismo, o “deixa estar – isto está bom”, o “quero lá saber – isto não é comigo” etc, etc?

Dia de...



Este é o meu pequeno contributo aos “Dias de” que se comemora hoje. A imagem é da zona na Alemanha onde habitava antes de vir para Portugal (o lago Hammerweiher em Bodenwöhr), e o pequeno poema (inserido nessa imagem) é da minha autoria...

Notícias 21.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT


Beja

Quatro empresas ou consórcios candidataram-se ao “Concurso de Ideias- Flávio Santos” (Notícia RVP)

Regional

Marcha contra fecho nocturno do SAP de Grândola junta 1.500 pessoas (Notícia RTP)

Feira do Turismo em Vila Nova de Milfontes (Notícia RVP)

Postos de turismo do distrito de Beja mais visitados em 2007 (Notícia CA)

Páscoa enche hotéis em todo o Alentejo (Notícia CA)

Barrancos: os empregos da câmara e do porco preto (Notícia Público)

Nacional

DREN ordena inquérito após aluna brutalizar professora (Notícia RTP)

Tribunal diz "não" à suspensão da avaliação dos professores (Notícia RTP)

Internacional

Explosão cósmica ocorrida há 7,5 mil milhões de anos vista esta semana na Terra (Notícia RTP)

EUA: Casamentos felizes fazem bem à tensão arterial – estudo (Notícia RTP)

quinta-feira, 20 de março de 2008

Fora de Casa (21 a 27 de Março)

Em termos culturais, a semana (Santa) é naturalmente dominada pela Páscoa. Como efeméride há a assinalar o Dia Mundial do Teatro na quinta-feira, dia 27! Neste dia, a companhia teatral Arte Pública, residente em Beja, se deslocará a Amadora para apresentar a sua produção As Velhas, nomeadamente nos Recreios da Amadora!


Beja


Pax Julia – Teatro Municipal
Reservas: 284315090
mail: geral@paxjulia.org



25 Março (terça-feira) 21.30
Poderá ser Amor? (cinema)
Um filme de Pierre Jolivet; com Sandrine Bonnaire e Vincent Lindon
Título original: Je Crois que Je L’aime?
Auditório – M12 – 3€
Fra – 2007 – 90min.


26 Março (quarta-feira) 10.00
Eficiência Energética em Edifícios – Rede Ecos (seminário)
Sala Estúdio – entrada livre


Outros palcos em Beja

21 Março (sexta-feira) 23.00
D 30 (concerto)
Local: Galeria do Desassossego


22 Março (sábado) 23.00
António Olaio & João Taborda (concerto)
Local: Galeria do Desassossego



27 Março (quinta-feira) 22.00
Sean Riley & Slowriders (concerto)
Local: Casa da Cultura
_____________________________

Aljustrel

27 Março (quinta-feira) 21.30
Espectáculo com o grupo amador de teatro “A Moagem de Messejana”
Local: Biblioteca Municipal
_____________________________

Almodôvar

27 Março (quinta-feira) 21.00
O Amor solúvel na Água (teatro)
Apresentado por Lendias D’Encantar
Local: Cine Teatro
_____________________________

Alvito

27 Março (quinta-feira)
Comemoração do Dia Mundial do Teatro
Programação do evento
_____________________________

Castro-Verde

23 Março (domingo) 21.30
Concerto de Páscoa
Local: Basílica Real
_____________________________

Mértola



26 Março (quarta-feira) 21.30
As Velhas (teatro)
Apresentado pela Arte Pública (Agendamentos e Informações pelo 964781436)
Local: Cine-Teatro Marques Duque
_____________________________

Mina de São Domingos

25 Março (terça-feira) 21.30
As Velhas (teatro)
Apresentado pela Arte Pública (Agendamentos e Informações pelo 964781436)
Local: Cine-Teatro
_____________________________

Pomarão

21 a 23 Março (sexta-feira a domingo)
Festival do Peixe do Rio
Mais informação aqui
_____________________________

Serpa



21 a 25 Março (sexta a terça-feira)
Festas do Concelho em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe
Consultar programa próprio (clicar na imagem)

Keine Zeit

Entre trabalho, assuntos “caninos” e corais, pouco tempo tem havido para postar aqui algo de jeito!

As minhas desculpas!

Notícias 20.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT

Beja

Governador civil de Beja garante que aeroporto não é "elefante branco" (Notícia CA)

Beja: Lamas da ETAR de Sines na Amalga. Câmara toma posição (Notícia RVP)

Beja: Adjudicada a construção da “Super Escola” do Agrupamento de Santa Maria (Notícia RVP)

Regional

Mau tempo: Granizo cai em várias zonas do Alentejo (Notícia DD)

Filarmónicas do Alentejo criam associação regional (Notícia CA)

ECOOP: Número 26 dedicado ao “consumidor” (Notícia RVP)

Câmara Municipao de Alvito atribui 26 bolsas de estudo (Notícia RP)

Nacional

Cães perigosos: Despacho só depois de ouvidas todas as associações - ministro da Agricultura (Notícia RTP)

CTT: Trabalhadores cumprem segundo dia de greve (Notícia RVP)

Novo aeroporto deve ser antecipado para 2015 (Notícia DN)

“Amo-te Lisboa” vai avançar (Notícia e-cultura)

Internacional

Tibete: China pede ao primeiro-ministro britânico que não se encontre com o Dalai Lama (Notícia Agência Lusa)

Moçambique: Calma volta à Missão da Boa Nova em Cabo Delgado, onde padre português foi ferido com golpes de catana (Notícia Agência Lusa)

Bin Laden ameaça a Europa e o Papa em mensagem áudio (Notícia RTP)

quarta-feira, 19 de março de 2008

Primavera

Embora não pareça, quinta-feira, às 5.48 horas, começa a primavera! Finalmente!

O ser Pai, afinal...

Ser pai é ser companheiro!
É ser confidente,
é ser mensageiro,
companheiro nas horas difíceis
em que o mundo parece que vai derrubar.
Pelos tropeços que a vida faz com o seu filho
muitas vezes parece que ele não vai levantar.
Confidente,
quando há necessidadede uma palavra firme
um filho pode necessitar.
Pai,
mensageiro dos sentimentos,
da firmeza de um olhar,
da palavra amiga
que a qualquer hora um filho pode precisar.
Pai,
a qualquer instante,
a qualquer momento,
pai por toda a vida.
Na inversão dos papéis
hoje podemos ter um pai
e mais tarde podemos ser pai do nosso próprio pai,
quando a velhice chegar.
Ah, só Deus
para nos dar a maior lição
do que é ser um verdadeiro pai!

(Márcio Alessandro de Melo)

Pai

Paizinho...
Pa-ai
Pai!
Paiiii!
Paaaaai??

Sim, filha?

Notícias 19.03.2008

Tempo em Beja


Fonte: TempoPT


Beja

Trovoadas colocam distrito de Beja em alerta amarelo (Notícia CA)

Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica: É criado hoje em Beja (Notícia RVP)

Ovibeja 2008 já tem vários colóquios agendados (Notícia RP)

Rui Sousa Santos admite que assinaria petição do BE (Notícia RP)

Regional

Insinuações de Lopes Guerreiro são da “maior baixeza moral” (Notícia RP)

Grupo espanhol investe 400 milhões em Sines (Notícia Sado 2000)

Construção do Matadouro do Litoral Alentejano avança (Notícia CA)

Ourique assinala Dia do Pai com diversas iniciativas (Notícia RP)

Odemira assinala de forma original o Dia do Pai (Notícia RVP)

Nacional

Educação: Avaliação de desempenho continua em aberto... (Notícia RVP)

CTT: Trabalhadores em greve (Notícia RVP)

Defesa: Militares aprovam novo encontro de protesto contra Governo para 09 Abril (Notícia RTP)

Internacional

Portugueses internados em Lloret (Notícia JN)

Afeganistão: Comandante da NATO preocupado com filme holandês anti-Islão (Notícia RTP)

Vinho: Enólogo com nariz avaliado em 5,1 milhões de euros (Notícia RTP)

E esta, hein?

Instruções de segurança para brasileiros:




Será que em Portugal algum dia vai chegar a isto também?