sexta-feira, 30 de junho de 2006

Bom Fim-de-Semana!


Hoje finalmente é Sexta-feira! Foi uma semana longa e cansativa. No fim-de-semana vou a um concerto, vou a uma caminhada e ver a praia, embora em trabalho. Mas sempre dá para desanuviar.
Vou fazer a minha habitual intervenção aos Sábados aqui e na Taberna dos Inconformados só no fim do jogo Portugal – Inglaterra. Espero que passemos!
No dia em que a Alemanha passou com muita dificuldade às meias-finais do mundial, no dia em que Freitas de Amaral de demitiu por razões de saúde, desejo-vos um óptimo e belíssimo fim-de-semana!

quinta-feira, 29 de junho de 2006

É injusto!

Isto não se faz! Aparentemente a guerra das audiências manda, porque de outra forma não seria possível. Com é sabido, Portugal joga com Inglaterra no Sábado com transmissão em directo na SIC. Pois, e à mesma hora a RTP1 transmite um dos meus filmes favoritos, Lawrence of Arabia. Uma produção monumental que não me canso de ver repetitivamente. Só que, claro, vou ver a bola. É injusto!
Agora um pedido que faço aos meus caros leitores, sobre um outro Lawrence. O do Merry Christmas, Mr. Lawrence. Um filme com, entre outros, David Bowie e Ryuichi Sacamoto. Esse último também é o compositor do soundtrack, da música do filme, uma música muito conhecida. Existem versões com vários instrumentos desta música, entre elas uma de piano. Bem, como ando a apreender piano, meti-me agora na cabeça de apreender a tocar essa melodia, mas não tenho a partitura dela. Penso que é interpretada por Chitose Okashiro, uma pianista japonesa a viver nos EUA. O nome não vos diz nada, mas penso que ela também interpreta a música da série Lost (Perdidos). Na Net, só encontro essa partitura em livros para piano com outras peças, e claro, a pagar, e caro! Se alguém tiver essa partitura, por favor me a faça chegar. Obrigado.

Reciclagem

Tomei há pouco conhecimento de um assunto ligado à reciclagem. Têm sido feitas muitas campanhas de sensibilização pela parte das câmaras municipais à população em geral. Apoio integralmente, claro, já que a Alemanha é pioneira na reciclagem, pelo menos na Europa.
Um dos grandes “produtores” de lixo reciclável são cafés e restaurantes, mandam para o lixo dezenas, se não, centenas de garrafas de vidro ao lixo por dia. A eles as câmaras deviam de dar mais atenção. Passo a explicar o caso em concreto.
O café que frequento habitualmente também produz muitas garrafas de vidro, mas esse sim, faz reciclagem. Como sou amigo pessoal do dono do café, ele contou-me uma história no mínimo preocupante. Como disse, ele manda para reciclagem inúmeras garrafas por dia. Só que, no ecoponto, o orifício é pequeno, cabendo apenas uma garrafa de cada vez. Para alguém que leva muitas garrafas, essa operação torna-se demorada. Logo, o que esse amigo meu faz, mete as garrafas todas em sacos de plástico e deixa-os junto ao ecoponto. Só que, essa operação foi observada por um elemento mais ou menos fiscalizador da câmara, chamando-lhe à atenção ao problema. A vontade do meu amigo é agora acabar com a reciclagem, deitar o lixo fora sem reciclar, e aliás o que ainda fazem muitos dos donos de restaurantes, porque não se querem sequer dar ao trabalho de separar o lixo.
Das duas uma. Ou os restaurantes levam o lixo reciclado até à Zona Industrial à uma central de lixo reciclado aí existente, ou então, a câmara municipal faz uma recolha organizada aos restaurantes e cafés. Alguma coisa tem que ser feita, não pode continuar assim. Portugal não se pode dar ao luxo de deitar fora matéria prima preciosa como é o vidro ou o papel. Mas curiosamente, quando mais rico for um país, mais reciclagem faz. Estranho, devia de ser ao contrário, não acham?

Boa ideia!

Essa ideia foi-me enviada em Powerpoint há dias por e-mail. Como gostei, reencaminhei o mail pelos meus contactos. Um deles, o celtiberix, gostou da ideia também e escreveu o texto no blog dele. Tomo a liberdade em publicar esse texto aqui no meu blog também. Obrigado, amigo.

Com as facturas da electricidade, do telefone, recebes PUBLICIDADE! Não a deites fora!
Guarda-a, junta-a e envia-a aos respectivos serviços! Deixa que sejam eles a deitá-la ao lixo.
Recebes correio para empréstimos, cartões de crédito... ou «negócios», muitas das vezes acompanhados de ENVELOPES DE RESPOSTA PAGA. Em vez de deitares estes para o lixo, mete essas inutilidades nos envelopezinhos e põe-nos no correio.
Envia:
- a publicidade do mecânico automóvel ao operador telefónico
- os cupões de descontos de pizzas ao teu banco
- as promoções do supermercado a ... quem tu quiseres.
Verifica sempre se algum dos teus dados pessoais não figura nalgum daqueles documentos devolvidos.
Em último caso podes também enviar o envelope de resposta paga VAZIO.
Que tal? Se todos fizermos isto os "chatinhos" que nos andam a azucrinar o juízo receberão de volta todas as porcarias que nos enviaram. Eles que as apreciem. Pagarão eles próprios as franquias e duas vezes: o envio e a devolução.
Reencaminha esta ideia a 1, 2, 3 ... 50 amigos e divirtam-se.
Uma maneira de ter menos resíduos e de ajudar a preservar as florestas.
Quem estiver de acordo ponha o braço no ar!

Experiência

Há experiências que não se esquecem tão cedo. Hoje aconteceu-me uma dessas. Há uns dias uma amiga alemã me perguntou se posso levar um cão até ao aeroporto de Faro. Pois, sou daqueles que não consegue dizer que não, e aceitei, claro!
Um cão de raça Galgo encheu os olhos de uns alemães perto de Frankfurt, e queriam adoptá-lo. Já não é a primeira vez que um cão nosso vai para esse país, para encontrar um novo lar. Como já tinha dito aqui várias vezes, a tal veterinária alemã de Odexeixe frequentemente fica com uma das cadelas que nos levamos para lá para serem esterilizadas. Também foi assim neste caso, não por intervenção dessa alemã veterinária, mas por outra da mesma nacionalidade que vive em Cabeça Gorda. Por iniciativa dela, estão previstos nada mais e nada menos do que oito cães do “canil” ir até a Suécia. Só que estes cães têm que ser “exportáveis”, ou seja, não podem ter doenças. Isso dificilmente acontece num “canil”, estão lá muitos cães uns em cima dos outros, e lá é muito fácil uma doença ser transmitida. Por isso, têm de ser tratados e vacinados. Mas dessa acção vou falar mais tarde.
Voltando à minha ida a Faro. Pois, peguei no nosso Dog-Express, o pequeno Opel Corsa da associação, carreguei com a box de transporte mais o cão, e meti-me ao caminho. Cheguei a Faro à hora combinada, estacionei em frente do aeroporto na parte das partidas, tirei o cão, atei-o ao carro, dei-lhe água, ele correu de um lado ao outro, fez as suas necessidades em cima de tudo e mais alguma coisa e as pessoas a passar.....enfim. Stress. É que a caixa era tão grande que não saia da mala do carro. Tive que a desmontar dentro do carro e montá-la cá fora. Pois, ao meter o cão novamente dentro da box ele quase que me fugia. Tinha sido engraçado, depois dessa viagem toda! Todo transpirado, entrei no aeroporto.
Numa viagem de avião um cão tem que ir acompanhado por uma pessoa. Uma outra alemã, que não conhecia de lado nenhum, prontificou-se a acompanhar o animal. O transporte já fora previamente pedido, foi só ir ao balcão da companhia aérea, pagar 25€, a pessoa fez o “check-in” dela, mais do cão, a próxima paragem foi no sítio de entrega de bagagem grande. Como qualquer bagagem, tem que ser radiografada, mas sem cão. Pronto, cão fora, caixa para cima do tapete, caixa sai, cão de novo para dentro. Mais uma curta conversa de agradecimento e boa viagem com a dita alemã: Nochmals vielen Dank und guten Flug, e lá foi ele, o Galgo. Espero que a viagem correu bem.
Cheguei cansado de novo a Beja, mas feliz. Ajudei a tirar mais um animal do “canil”, e como conheço os alemães, certamente esse Galgo vai ter um bom novo lar. Foi uma experiência interessante e gratificante.

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Blog automóvel

Já há algum tempo o amigo dos blogues O bom Gigante criou um novo blog intitulado Já chegámos? Começou como pequeno blog contando histórias sobre viagens de automóvel que ele efectuou. Neste momento evoluiu bastante, tornando-se num blog bastante interessante. Tem links de vários instituições e associações ligados ao ramo automóvel. Links da maioria das marcas à venda em Portugal também constam neste blog. E claro, se houver alguma novidade ou um novo modelo a sair para o mercado, o rcataluna não deixa de escrever sobre isso. Vale pena visitar esse blog!

Roubo de Telemóvel

Descaradamente copiado daqui! (Espero que o autor desse blog não se importa...)

Roubo de telemóvel

Esta recomendação enviaram-me via mail, e poderá ser bastante útil em caso de furto do telemóvel:
Uma espécie de vingança para quando nos roubarem o telemóvel. Para obter o número de série do vosso telefone portátil, escrevam *#06# Aparecerá no écran um código de 15 algarismos. Este código é único. Registem e conservem-no religiosamente. Se vos roubarem o telemóvel, telefonem ao vosso operador e dêem-lhe este código. O vosso telefone poderá então ser completamente bloqueado, mesmo que o ladrão mude o cartão SIM. Provavelmente não recuperarão o telemóvel, mas pelo menos têm certeza que quem quer que seja que o tenha roubado não o poderá utilizar nunca. Se toda a gente tomasse esta precaução, o roubo de telemóveis seria inútil.

Realmente, ao premir estas teclas aparecem os números. Não sei se será um obstáculo para um ladrão “profissional” que entende de telemóveis....

terça-feira, 27 de junho de 2006

10 anos....



....de carreira comemora André Sardet. Gosto desta música, gosto da letra. Porque será?

Foi feitiço....

Eu gostava de olhar para ti
E dizer-te que és uma luz
Que me acende a noite
me guia de dia e seduz

Eu gostava de ser como tu
Não ter asas e poder voar
ter o céu como fundo
ir ao fim do mundo e voltar

Eu não sei o que me aconteceu
Foi feitiço!
O que é que me deu?
Para gostar tanto assim
de alguém como tu

Eu gostava que olhasses
para mim
E sentisses que sou o teu mar
Mergulhasses sem medo
Um olhar, um segredo
Só para eu te abraçar

O primeiro impulso é sempre mais justo
É mais verdadeiro
E o primeiro susto
Dá voltas e voltas
Na volta redonda de um beijo profundo

Foto: www.andresardet.com

Wallpaper


Encontrei essa imagem no meu site de referência para o mundial. É pena que esteja em alemão.

Segunda-feira...

Mas que dia cansativo, como todas as Segundas-feiras ultimamente o são. É também o dia em que a minha rotina muda, do estilo horário de verão. Antes tinha sempre um encontro garantido, em todos os dias de semana, pelas oito de manhã levava a minha filhota à escola, era uma maneira certa de a ver, agora começaram as férias, por infelicidade minha vou vê-la agora menos. E claro, vou ter que lutar comigo mesmo em arranjar um motivo para me levantar a horas....

Adiante. Hoje começámos com um projecto interessante. Já há algum tempo a Câmara Municipal de Beja está a fazer uma campanha para tentar melhorar o comportamento dos proprietários do melhor amigo do homem (e da mulher), o cão. À cabeça desta campanha está a Dr. Paula Lança, que frequentemente nos (Associação Cantinho dos Animais) convida para fazermos parte de actividades no âmbito desta campanha. Hoje visitámos o Jardim Infantil do Bairro da Nossa Senhora da Conceição para uma sensibilização da criançada e seus respectivos pais. Primeiro uma das minhas colegas da associação apresentou um conto em que um cão era abandonado. Trouxemos um cão do “canil” para exemplificar essa questão, e dissemos, claro, para não abandonarem os animais. De seguida, a representante da CMB falou aos presentes que os cães deviam de fazer as suas necessidades só em certos sítios, e quando não for possível, apanhar o dito com saquinhos que ela trazia para este evento e que distribuiu às pessoas. Foi a primeira vez em que participámos numa acção deste tipo, a experiência correu bem e é para continuar. Vamos futuramente para outros infantários e escolas para divulgar essas ideias. A educação tem que começar pelas crianças.

Hoje também foi o último dia de ensaios do meu coro. Infelizmente. É uma coisa que gosto muito, de cantar. Durante três longos meses não há nada, por grande pena minha! Tem sido o meu escape, tempos chatos se avizinham! Mas hoje tivemos uma visita especial na sala de ensaios. A conhecida actriz Gisela Cañamero, que com a Arte-Pública produz e realiza várias peças de teatro e não só em Beja e em todo o país, quis inteirar-se do repertório do nosso coro para uma eventual peça de teatro em conjunto. A concretizar-se seria agendado provavelmente no próximo ano em Abril. Vai ser certamente uma experiência interessante para as duas partes.

segunda-feira, 26 de junho de 2006

Divulgação - III Festa do Cante

Pax Julia recebe Festa do Cante

O Teatro Municipal Pax Julia acolhe nos dias 30 de Junho e 1 de Julho a terceira edição da Festa do Cante, um evento promovido pela CM de Beja, Região de Turismo da Planície Dourada, MODA – Associação do Cante Alentejano e Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja, que pretende “celebrar uma forma de expressão genuinamente alentejana, mas abrindo-a à participação de outras manifestações musicais que se podem cruzar com o cante”.
Durante os dois dias passarão pelo Pax Julia Os amigos do Barreiro, “evocando a diáspora alentejana espalhada por inúmeros sítios no mundo”, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Grupo Coral Feminino Terras de Catarina e Ceifeiros de Cuba, “grupos autóctones que interpretam o cante no sentido mais tradicionalista”. Ainda nesta vertente, mas num campo distinto, adiantam os organizadores, participará o Grupo de Violas Campaniças de Castro Verde que trará o cante ao baldão. A III Festa do Cante contará ainda com as presenças de Paulo Ribeiro – que apresentará um espectáculo em conjunto com o grupo coral Os Camponeses de Pias, Rusga de São Vicente (Braga) e Faraualla, um quarteto vocal feminino italiano “que trabalha a voz enquanto instrumento musical e cuja sonoridade se aproxima em grande parte ao álbum “Medulla” de Bjork”, segundo a imprensa especializada.
Será apresentado ainda um espectáculo intitulado “A tradição”, a cargo de um pianista e de uma cantora do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, que irão reproduzir “os serões que tinham lugar em casas particulares onde as tradicionais modas alentejana eram acompanhadas ao piano”. Os espectáculos terão início nos dois dias às 21.30 horas.

Texto retirado do Jornal Diário do Alentejo de 23 de Junho de 2006

Programa:

30 de Junho:

Grupo Coral Os amigos do Barreiro
Grupo de Violas Campaniças de Castro Verde
Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento
Paulo Ribeiro com o Grupo Coral Os Camponeses de Pias
Faraualla
(Quarteto vocal feminino italiano – Bari)

1 de Julho

Grupo Coral Feminino Terras de Catarina
A Tradição
– Espectáculo de Piano e Voz reproduzindo os antigos serões alentejanos
Grupo Coral Os Ceifeiros de Cuba
Rusga de São Vicente
de Braga
Faraualla (Quarteto vocal feminino italiano – Bari)


Entradas: 2€ 1 dia, 3€ dois dias.

Mais informações em www.paxjulia.org

Nota: Imagem enviada por e-mail

domingo, 25 de junho de 2006

Ganhámos!


Vai um sumo de laranja?

A laranja está exprimida! Portugal ganhou à laranja mecânica, num jogo com muitos nervos e uma má arbitragem! Muitos amarelos e quatro expulsões, é demais para um jogo que não foi violento.
Não sei o que passou pela cabeça do Costinha, um jogador com esta experiência não pode ter atitudes desses. Ainda por cima já tinha um amarelo, logo, rua. Agora, não entendi a expulsão de Deco. O árbitro deve ter um contracto com os ingleses, Deco vai falhar o próximo jogo.
Neste jogo foi notório, os jogadores chave foram autenticamente agredidos. Primeiro Cristiano Ronaldo e depois Figo. A falta contra o Cristiano merecia mesmo vermelho directo.
Mas o que importa é que Portugal está nos Quartos-de-Final. Há muito tempo, desde do Europeu, não sofria tanto num jogo de futebol! Foi sofrer até ao fim, mas valeu a pena.
Agora que venha a Inglaterra. Embora sem Deco nem Costinha, vamos ganhar!

sábado, 24 de junho de 2006

Der nächste bitte...


O próximo, se faz favor...

Alemanha já passou aos Quartos de Final, e bem. Medo de quem, dos suecos ou das suecas? Nem pó!
Não vi o jogo nem o resumo, mas pelos números deve ter sido mais fácil do que previsto.
Amanhã é a vez de Portugal exprimir as laranjas holandesas. As apostas, para variar, estão contra Portugal. Pois, previsões só no fim do jogo, como disse alguém.
Força Portugal!!!

Como gosto muito de estatísticas, fiz uma das equipas que não passaram da primeira fase, ordenada apenas pelos pontos alcançados e pela a diferença e quantidade de golos marcados.

17º Coreia do Sul
18º Paraguai
19º Costa do Marfim
20º República Checa
21º Polónia
22º Croácia
23º Angola
24º Tunísia
25º Trinidade e Tobago
26º EUA e Irão
28º Japão e Arábia Saudita
30º Togo
31º Costa Rica
32º Sérvia e Montenegro

Honroso sem dúvida foi o desempenho de Angola. Curioso é o mesmo lugar dos EUA e do Irão. Uma grande decepção foi a Sérvia-Montenegro, esperava-se mais deles. Já que é a última vez que apresentaram uma equipa com este nome, mas deve ter sido culpa dos argentinos que os golearam logo no primeiro jogo por seis zero. A Coreia do Sul, embora primeiro dos últimos, também vai já para a casa, não confirmando as expectativas criadas desde do último mundial.
Contra a minha previsão foi a qualificação do Gana. Pensava que as equipas africanas se ficassem pela primeira parte.

Divulgação Caminhada


Passeio Pedestre

“Por Montes Alentejanos”

Domingo, 2 de Julho de 2006

Organização:
Junta de Freguesia de Beringel

Patrocínio:
Colgate / Palmolive

Apoios:
Colgate/Palmolive
Caixa Social da Câmara Municipal de Beja
Inatel

Programa:
07:00 Concentração no Largo Dr, Carlos Moreira (Rossio) em Beringel
07:30 Partida
09:00 Chegada ao Monte da Corte Negra
09:15 Partida para o Monte da Melancina
10:00 Partida para o Monte das Cortes
10:55 Paragem no Monte do Vilarinho
12:20 Chegada ao Mercado de Beringel

Regulamento:
Cada participante deverá fazer-se munir de:
Garrafa de Água
Boné
Roupa e calçado confortável

E lembre-se, a caminhada não é uma corrida!
Caminhe calma e tranquilamente
desfrutando da Natureza e do convívio!

As inscrições encontram-se abertas a toda a população em geral
mediante o pagamento de 2€

Data limite de inscrição:
29 de Junho de 2006

Inscrições e mais informações:
Junta de Freguesia de Beringel
Tel 284998251

Ninguém....

....parece estar seguro neste momento. O caso do “serial-killer” de Santa Comba Dão está a chocar Portugal inteiro. Foi detido um suspeito destes crimes, um ex-militar da GNR. Uma pessoa muito bem vista nesta localidade, simpático e tudo isso. Mas tudo indica que matou pelo menos três jovens raparigas entre 16 e 18 anos! A TVI (para variar) até está a fazer directas para esta terra.
A população ficou estupefacta, por ser uma pessoa completamente insuspeita. Isto faz com que temos cada vez mais situações como acontecem por exemplo dos EUA, crimes de sociedades desenvolvidas, qualquer dia não se pode confiar em ninguém. É um caminho perigoso, ajudada pela habitual indiferença portuguesa, essa mentalidade de “quero lá saber, isto não é comigo”. Reforço essa ideia com a entrevista que uma jovem deu à RTP dizendo que foi contactada várias vezes por esse suspeito daqueles crimes, para se encontrar sozinha com ela. Ora, aí ela devia de ter pensado melhor. Foi na altura que desapareceu a primeira pessoa. Mas ela não quis saber. Agora e como sempre, casa assaltada – trancas à porta. Começam os “se’s”, se eu tivesse dito logo alguma coisa, mas têm medo de estarem enganados, têm medo de represálias, normal num meio pequeno como esse. A mentalidade tem que mudar em Portugal!
Na Alemanha, quando alguém vê algo suspeito, vá de telefonar logo à polícia! Claro, por vezes não há nada, só que por cá prevalece o “isto não é comigo....”

Piscina

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados.

Hoje vou escrever sobre um assunto da minha cidade de Beja, uma questão que me irrita bastante, por ser evitável.

Uma fraca imagem está a deixar o executivo camarário bejense este verão. A abertura deste ano da piscina municipal (piscina descoberta) está agendada apenas para 15 de Julho. Isto é incompreensível!
No ano passado havia uma razão de força maior, a falta de água. Este ano? Ouvi dizer que têm de mudar os filtros. Só agora se lembraram disso? É que sou frequentador assíduo destas instalações, quando estiverem abertas, claro. Faço lá diariamente uma hora de natação, depois de um dia de trabalho. A natação é das poucas actividades físicas que posso fazer, devido aos meus problemas nos joelhos. Faço caminhadas sim, mas não posso abusar. Agora a natação faço sem problemas. Normalmente perco aí ca. de 10 kg de peso, a barriga fica mais aliviada, para no inverno crescer novamente, mas adiante.
Uma fraca imagem também porque quase todas as vilas em redor de Beja já têm piscina, e já abriram há tempos. Longe vai o tempo em que Beja tinha a única piscina do distrito, até espanhóis visitaram a nossa cidade. Construída há mais de 30 anos com ajuda financeira dos alemães, que também construíram pouco antes a Base Aérea em Beja, foi durante as primeiras décadas um ex-libris da cidade, um espaço acolhedor e verde, com muitas árvores e uma relva a fazer inveja. Hoje isto tudo continua, mas sente-se falta de algum investimento. Os chuveiros são de água fria, o espaço para mudar de roupa é o mesmo desde do início, sendo apenas pintado ano pós ano. Nada comparável com a piscina que por exemplo Vidigueira tem, fica é muito longe. A mais perto seria a de Cuba, ainda não a conheço.
São todas piscinas modernas e actuais, até fica mal a Beja manter esta velhinha piscina. A não ser – a não ser – que haja uma surpresa e já exista um plano de recuperação. Talvez eu já esteja outra vez a sonhar....
Hoje ouvi rumores que a abertura foi antecipada. Alguém tem mais informações?

sexta-feira, 23 de junho de 2006

Está confirmado!




Está confirmado o que toda a gente já sabia. A fábrica da Opel na Azambuja vai mesmo encerrar. O fecho está marcado para o dia 31 de Outubro. A notícia chegou através de uma simples carta, assinado pelo responsável da General Motors na Europa. E mais. Os trabalhadores foram aconselhados de tratar já dos contratos de rescisão. Ou seja, despachem-se se não...
Mas ainda não acabou. Foram aconselhados também em não se manifestar. Porque a coisa ainda pode piorar. Piorar ainda? Não sei como. Os trabalhadores têm todo o direito de se manifestar. É um direito adquirido numa democracia. Claro, certas chefias gostariam de esquecer essa palavra, gostariam de produzir num país não democrático, estando em cumplicidade com uma ditadura, regime onde os trabalhadores têm de ficar calados. Ou alguém já viu uma manifestação na China? A última, já lá vão mais de 10 anos, acabou de uma forma trágica, como é sabido.
Também acho que no caso da Opel na Azambuja o governo podia e devia ter feito mais. Existem tribunais europeios para estes fins. Só agora, depois da confirmação do fecho da fábrica, este governo ameaçou meter o caso em tribunal. Gostaria de saber a opinião do governo espanhol se a fábrica de Saragoça fechasse! Portugal, país de brandos costumes!

Manifestações também acontecem em Timor. Mas de outro tipo. A favor de Xanana Gusmão e contra o actual PM daquele país. Parece que está cada vez mais claro que esse PM já não tem a confiança da população, à medida que vêm a público notícias de corrupção e favores aos membros do governo. Há em minha opinião uma grande lacuna na constituição timorense. O PR não pode demitir o PM, ao contrário o que acontece em Portugal, e isso faz como que o PM é mais “poderoso” do que o PR. Mas Xanana tem um grande apoio no povo, espero que o PM pense e que se demite. Só que, há petróleo no mar de Timor, facto que complica tudo. Ainda por cima tem a GNR a guardar as suas portas, está mais que à vontade. Espero que nada aconteça aos soldados portugueses....

No mês que vem os portais do governo da internet vão ter um aumento brutal de visitas. Já vejo o nosso PM a sorrir pelo sucesso desse servidor. Razão: Quem tiver dívidas ao fisco e à Segurança Social vai constar numa lista de devedores. Disseram logo que essa lista pode ter falhas. Ora, ninguém gosta de ser “acusado” injustamente, logo vá de visitar esse site. Não venha o vizinho, que tem um carro melhor e uma mulher mais bonita, descobrir o nome nesta lista....

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Bom Português VII - Solução

Como prometido, hoje divulgo a solução do Bom Português VII. Teve algumas falhas, as minhas desculpas. Mas quem manda um alemão a querer ensinar os portugueses....
Obrigado, antes de mais, pela maior participação desta vez. Não vou atribuir notas, também não sou nenhum professor a sério.
Por acaso era uma profissão que gostaria de ter, um vidente até me disse uma vez que eu podia ser um professor dos professores! Exagerou certamente. Mas tenho um certo fascínio por essa actividade.

1. Onde, aonde seria “foste aonde?”
2. Fisioterapeuta
3. As duas situações estão correctas
4. Percurso, precurso não existe
5. Pães-de-ló (as minhas desculpas, não perguntei pelo plural da palavra)
6. Estremadura, extremadura não existe
7. Certo seria açoriano, estava mal escrita, essa palavra, no sítio onde vi esta questão
8. Posar, pousar seria descansar (talvez seria certo também, lol)
9. Equatoriana, vem de Equador
10. Ascensão, ascenção não existe

Também vou aprendendo com os erros.

Outra coisa. Já há algum tempo estão links de blogues amigos no “sidebar” do meu blog. Periodicamente faço actualizações desta lista, mas posso me ter esquecido de algum. Se for o caso, digam por favor.

quarta-feira, 21 de junho de 2006

Auf geht's!

Vamos embora!

Yes! Assim sim. “Despachámos” o México. Mesmo com muitas caras novas, Portugal dificultou ao máximo a futura escolha de Scolari. Foi um bom jogo! Foi taco-a-taco. É desse estilo de jogo que a equipa portuguesa gosta, uma equipa que joga e deixa jogar, como a do México. Talvez merecessem um empate, mas quem falha um penalti desta forma talvez não merecesse empatar, quanto mais ganhar.
Pena foi o afastamento de Angola. Portugal bem lhes fez a vontade. Mas já foi muito bom a presença desta equipa africana no mundial, bateram-se com dignidade. Dois empates e uma derrota não é nada mau para uma primeira vez. E lá conseguiram marcar um golito!
Agora é só esperar quem se segue, Holanda ou Argentina. Bem, venha o diabo e escolha....

Futebol

Gostei de ver a Alemanha jogar, quando cilindraram o Equador. Talvez empolgado pelo golo cedo, partiram para uma boa exibição. A próxima vítima é a Suécia que empatou com a Inglaterra. Pelo menos assim neste jogo não houve polémicas.
O jogo da Alemanha beneficiou muito com a utilização de Michael Ballak, já se notara no segundo jogo. Tal como Deco na selecção portuguesa, ele faz a diferença.
O jogo Inglaterra – Suécia foi classificado como muito bom. Só vi o resumo, não tenho TV por cabo. A Alemanha terá que ter muito cuidado com os suecos, é que foram superiores aos ingleses. Até marcaram através de Marcus Allbäck o golo nº 2000 da história dos campeonatos do mundo.
Estranhamente nas apostas na Alemanha o México leva vantagem sobre Portugal, não sei porquê. Talvez pela anunciada poupança de alguns jogadores por parte de Scolari ou talvez pela grande boca dos mexicanos, que dizem sem qualquer escrúpulo que vão ser campeões do mundo, ou então pela tal bela jornalista mexicana que aparece em todos os canais de TV. Não sei, penso que vai dar um empate.
Amanhã é a vez de Portugal entrar novamente em campo. Para Deco e não só, vai ser para matar saudades. Foi lá, em Gelsenkirchen, onde foram campeões europeios pelo FCP. Dos mais de 50 mil espectadores a esmagadora maioria vai falar português.
Só mais algumas curiosidades. Ouvimos os nomes de jogadores alemães, mas alguns desses nomes têm uma tradução curiosa.
Oliver Kahn: Kahn é um barco (grande) de rio.
Philip Lahm: Como já tinha dito, lahm é um verbo e quer dizer lento, pachorrento.
Robert Huth: Hut (sem h) é chapéu em alemão.
Bastian Schweinsteiger: Coitado do homem. É dos tais nomes que não se devia ter. É um que o faz com porcos....
Bernd Schneider: Schneider é Alfaiate.
Miroslav Klose: Plural para Klos, que são as famosas bolas na comida alemã. Hmmmmm, muito boas....
Mas os portugueses também não ficam atrás. Claro, aqui no blogue ninguém (ou quase ninguém) entende alemão, mas aqui vai:
Paulo Santos: Heilige; Nuno Valente: Mutig; Ricardo Costa: Küste; Boa Morte: Guter Tod e finalmente Luís Figo: Feige. Bem, uma Feige também é um tipo sem coragem, mas lá isso não lhe falta!
Força Portugal!!!

segunda-feira, 19 de junho de 2006

Bom Português VII

No fim de um dia cansativo, como todas as Segundas-feiras o são, mais um Bom Português. Já vai na sua sétima edição. Devo dizer que não raras vezes quando alguém encontra o meu blog através de uma máquina de busca, é devido a essa rubrica minha.
Hoje são perguntas essencialmente de ortografia, depois de um dia assim até faz bem...

1. AONDE (ou) ONDE está o saco?
2. Como se escreve, FISIOTERAPISTA (ou) FISIOTERAPEUTA?
3. Qual é o artigo correcto, O (ou) A diabetes?
4. O motorista faz o PERCURSO (ou) PRECURSO em meia hora
5. Como se escreve, PÃES-DE-LÓ (ou) PÃO-DE-LÓ (ou) PÃES-DE-LÓS?
6. Como se escreve, ESTREMADURA (ou) EXTREMADURA?
7. Alguém que nasceu nos Açores é AZOREANO (ou) AZORIANO?
8. A modelo está a POSAR (ou) POUSAR para um quadro?
9. A equipa EQUATORIANA (ou) ECUATORIANA está a ser uma surpresa!
10. Ele é um político em ASCENSÃO (ou) ASCENÇÃO?

Boa sorte!

domingo, 18 de junho de 2006

Música da minha Vida


Hoje, outra música da minha vida. Next time I fall, de Peter Cetera com Amy Grant.
Pois, qualquer semelhança com a (minha) vida real não é mera coincidência....

Love like a road that never ends
How it leads me back again
To heartache I'll never understand
Darling I put my heart upon the shelf
Till the monent was right and I tell myself

Chorus:
Next time I fall in love
I'll know better what to do.
Next time I fall in love ooh
The next time I fall in love
The next time I fall in love, it will be with you.

Now, as I look into your eyes,
Well, I wonder if it's wise
To hold you, like I've wanted to before.
Tonight, I was thinking that you might
Be the one who breathes life in this heart of mine.

Chorus

Next time I'm gonna follow through.
And if it drives me crazy,
I will know better why the next time I try.

Chorus

Foto daqui

sábado, 17 de junho de 2006

Nomes


Há com cada uma! Imaginem se tivessem um nome desses. Na escola, em criança, era gozo certo, o bombo da festa. Em adulto, cada vez que tinham que dar o nome, ouviam perguntas assim: Está a brincar comigo? Soletre, por favor! Como?
Realmente, seria um castigo....

Nota: No endereço indicado não se encontra esta página.

Foto enviada por mail.

Deeeeeeeeco!!!


Já está! Ganhámos e bem. Com um golaço de Deco, após um bom passe de Figo. Cristiano Ronaldo também esteve em bom plano, cabendo-lhe até a honra de ser ele a marcar um penalti. Uma boa exibição, um bom jogo, único senão foi que "apanharam" demasiados cartões amarelos. Estamos na fase seguinte, falta só despachar o México! Força Portugal!!!

Foto: www.sport.rtl.de

Iniciativa

Artigo publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados.

Como já tinha dito a cruzeiro, a fábrica da Opel na Azambuja está em risco de fechar.
Vou aqui tentar frisar mais a questão internacional deste caso, falar mais a nível global.

Reestruturação, pois. Esta simples palavra usada num gabinete qualquer na chefia desta marca automóvel vai mandar 1200 trabalhadores directos e muitos outros indirectos para o desemprego. É uma vergonha! As empresas multinacionais só pensam no lucro, não pensam no indivíduo que soa a camisola para este nome. Sim, porque nesta fábrica os trabalhadores estão motivados para fazer um bom trabalho. Tinham assinado um contrato de conciliação social com a casa mãe que vigora até 2009. E agora isto? Deve ter sido um choque para eles, sentem-se enganados.

Eu até sou a favor da assim chamada globalização. Mas há limites. Acompanhei de perto o fecho da fábrica da Samsung em Portugal. A razão foi que numa fábrica da marca na Alemanha conseguiram produzir um TV muito mais barato do que cá. Com a Grundig em Braga a mesma coisa. Pouco tempo antes até tinha feito uma visita guiada a essa fábrica, e na altura ninguém falava de um eventual encerramento, falavam apenas de uma reestruturação, mas nunca do fecho completo.

Normalmente o engano começa assim. Faz-se uma nova fábrica algures. Com linhas de produção modernas e com pouco pessoal. Nas antigas pouco ou nada se investe, assim tornam-se obsoletas. Mais tarde dá-se essa desculpa, dizem que a fábrica já não é rentável. Como o caso da Azambuja. Segundo diz um elemento da comissão dos trabalhadores, se a fábrica tivesse certo tipo de máquinas, o custo de fabricação por automóvel baixaria significativamente. Ora aí está. Pensam que a Opel não sabe disso? Sabem, mas não querem saber! Aproveitando ainda os mais baixos salários em outros países, nomeadamente do leste, até se lançam em grandes investimentos para construir novas fábricas, e mesmo assim compensa! Isto é inaceitável.

Mas nunca nos podemos esquecer que a Opel, ou melhor, a GM é americana, o centro da decisão está nos EUA, e não na Alemanha (Rüsselsheim) como alguns pensam. É natural que estejam em crise. Em minha opinião, eles têm uma política parecida com a Fiat. Produzem barato, a qualidade sofre, e o cliente não é parvo. Além de muitos modelos serem pouco atractivos visualmente, a política nos modelos desta marca não tem sido constante nos últimos anos. E isto reflecte-se nas vendas. A grande concorrente deles, pelo menos na Alemanha, é a Volkswagen. Lá o Golf ganha sempre em termos de vendas ao Astra. Porquê? Em meu ver pela política de sucessão destes modelos, constante na VW, inconstante na Opel. O Golf até é mais caro, mas também qualitativo muito melhor.

Se a fábrica fechar, proponho aqui uma iniciativa nos blogues! Fazer pensar os que querem adquirir um novo automóvel, para que pensem duas vezes, antes de comprar nesta marca. Claro que pode prejudicar os concessionários, mas com as margens de lucro com que eles operam, pouco vão notar. Ganham mais nas reparações dos automóveis do que na sua venda.

Por isso, quem adquirir um produto da Opel que pense nos trabalhadores da Azambuja!

sexta-feira, 16 de junho de 2006

Vejam as diferenças....



Vejam as diferenças. Essa já deve ser velha, uma amiga mandou-me isso ontem. Com cabeças assim, não admira que as farmácias estejam sempre cheias....

Fonte: e-mail

quinta-feira, 15 de junho de 2006

Movimentos

Tinha que acontecer! “Confrontos na Alemanha”, a notícia correu o mundo. Como sempre, “activistas” da violência que não têm mais nada na cabeça do que distúrbios, aproveitaram o futebol para “reactivar” velhos ódios, esses que só existem na cabeça de alguns, a esmagadora maioria dos povos não quer saber disso. Pois, a história está cheia de guerras entre Alemanha e Polónia, mas é isso mesmo, história. Se não fosse pela história, a razão seria outra. Desde que haja porrada, para estes doentes mentais está tudo bem. E claro, os média vão atrás, e esses vândalos sabem bem disso. Até fazem apostas se vão aparecer na televisão, ou não. A polícia alemã já efectuou quase 400 detenções, antes e depois do jogo. Mundo civilizado, pois!
A constituição europeia está morta, agora é quase certo! Na altura, Freitas do Amaral era criticado por essa afirmação, agora têm que lhe dar razão. Durão Barroso vai dizer o que já todos sabem, vão adiar esta questão. E a batata quente vai para – Portugal. Vai assumir a presidência europeia em Julho de 2007. Bem, pode ser que o nosso sempre sorridente PM com a sua simpatia (ou chá e simpatia, onde é que já ouvi isto?) consiga ajudar encontrar um compromisso.
“Movimento por Beja” se vai chamar uma provável iniciativa, promovida pela AMBAAL, Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral. Pretende evitar a cada vez maior “fuga” de representações estatais e não só de Beja para Évora, ou a sua total extinção. A iniciativa vai ser discutida no Sábado no NERBE em Beja. Uma boa iniciativa, embora a nadar contra a corrente, pode alertar as entidades responsáveis que no Alentejo não exista só Évora. A ler melhor aqui.
Estou a tentar analisar o mania portuguesa dos “pontes” e a sua daí resultante fuga ao Algarve. Há sempre filas nas auto-estradas em direcção a aquela distância turística, talvez a construção de uma nova auto-estrada resolveria esta questão. Évora – Beja – Vila Real, que tal? Com uma ligação entre a auto-estrada Lisboa – Algarve por Beja. Seria interessante, não acham? E mais um sub-lance até Alqueva, seria perfeito!

Vitória!


Não me levem a mal, sabem que no mundial sou português, mas soube-me bem ver a Alemanha ganhar! Estão quase apurados, falta só acontecer o mesmo a Portugal!

Foto: sport.rtl.de

quarta-feira, 14 de junho de 2006

Mais uma greve....

Muitas questões envolve esta greve de hoje dos professores, promovida pela FENPROF. O governo diz que não tem razão de ser, penso que não é bem assim. Criticam o dia escolhido, um dia entre dois feriados. Mas esse feriado era quase só em Lisboa, o de ontem. Bem, sempre ouvi dizer, que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem. Continuando. Nisso dou razão ao governo. Os sindicatos têm essa mania de escolher uma greve num dia conveniente, para se poder fazer “ponte”. Criticável. Infelizmente isso tira a força às razões desta greve de hoje. Foi mal escolhido. Porque os professores estão cobertos de razão. Parece que a ministra de educação “atira” propostas de lei para o ar, sem saber as consequências destas leis. Por entender muito pouco sobre o que se passa numa sala de aula (um bom exemplo foi a opinião dela de meter polícias numa sala de aula com alunos problemáticos), ela “choca” as leis no seu gabinete e manda-as para fora, tipo cria mal amada. Ao ver os professores, que não têm mais nada a fazer, criticarem as leis, contradiz-se nas entrevistas que dá. Isto leva que os professores se sentem cada vez mais inseguros, não sabem como vai ser o dia de amanhã.
Claro que isto também se reflecte aos alunos. Com professores desmotivados, qual é a preparação que eles vão ter? E ainda por cima os encarregados de educação têm que dar o seu aval aos professores? Assim não dá.
Como sabem, tenho a minha filha no oitavo ano. Ela diz que há professores antipáticos. É natural. Com esse estado de coisas não sei como não há ainda mais professores assim. Mas há muitos que ensinam por gosto, ensinam por saberem que carregam uma grande responsabilidade com eles, ajudam os jovens a serem adultos. Nem todos os professores conseguem ser assim, e eu compreendo. É preciso ser-se uma pessoa forte de espírito para conseguir superar todas essas dificuldades.

terça-feira, 13 de junho de 2006

Tenham vergonha!

É uma situação insustentável que envergonha as seguradoras do ramo automóvel. Explico! No meu caso pessoal, tenho um automóvel em bom estado, um Toyota Corola. Vou com ele para todo o lado, até para Alemanha se fosse necessário! Na última visita a um Centro de Inspecção de Veículos só faltou perguntarem-me o quê é que você está aqui a fazer, mas – esse automóvel já tem 20 anos. Muito bem, até aqui. Mas (cruzes canhoto) se eu tiver um acidente de viação, o caso muda radicalmente de figura. Posso não ter culpa absolutamente nenhuma, o carro vai simplesmente para o lixo.
Os acidentes mais frequentas são choques na traseira do carro, tendo normalmente o carro da frente culpa nenhuma. Ora, num caso desses, onde faça falta pará-choque, luzes traseiros e tampa da mala, mais bate-chapa e pintura, este custo ultrapassa largamente o valor comercial da viatura. O carro pode até estar em estado novo, os anos é que contam. Resultado, andar à pé! Por isso, quem tiver uma viatura antiga e a quer conservar, tenha a partir de agora cuidados redobrados ao aproximar-se a um cruzamento mesmo com prioridade, olhar também mais vezes para o espelho retrovisor principalmente na cidade, é que numa fracção de segundos se pode ficar sem carro. Sinceramente....

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Frases

Hoje são frases ditas por personalidades ligados, ou nem tanto, à aquele esférico chamado bola.

Portugale, Portugale gritaram emigrantes portugueses antes, durante e depois do jogo de Domingo com Angola. Estranho, pensava que o nosso país se chama Portugal....

Alemanha pediu desculpas pelo atraso do autocarro português numa auto-estrada alemã no Sábado passado. Desculpas prontamente aceites mas eu perguntaria assim: Se essa polícia, que acompanhou o autocarro, não tem “competência” para fazer de batedor, quem é que tem? A polícia anti-motim? Isto nem parece a Alemanha que em tempos conhecia....

Scolari disse que só faltavam seis jogos. Pois, mas ele que se preocupe com o próximo e deixe os outros para mais tarde....

Pauleta considerou que Angola não é uma equipa fácil. Consideração reforçada certamente pelo espanto dele por encontrar pela frente um guarda-redes sem clube, tipo ministro sem pasta, a querer mostrar o que vale....

Cristiano Ronaldo por sua vez achou que um golo foi o suficiente. E foi, porque nem ele próprio conseguiu alterar o marcador....

Até o PM se deslocou à Alemanha para ver o jogo. À saída, prontamente “disponível” para português ver, lá foi dizendo: Muito bom, muito bem, jogaram muito bem, os angolanos são uma boa equipa, bom bom....

A seguir já não sobrou nada para Durão Barroso dizer! Só lhe restou falar do que já toda a gente tinha falado, que o jogo não era bem jogado mas ganhámos. Vamos em frente....

Por fim um anónimo. Jorge Sampaio, esse mesmo. Lembram se? Já foi PR e outras coisas. Bem, foi à Alemanha comer um Big Mac ao McDonald’s e viu o jogo também, como qualquer anónimo, segundo ele! Como se ele passasse despercebido....

Bem, para finalizar, só digo que vou fazer hoje ainda uma coisa que gosto muito, cantar. Vamos com o coro à Vila de Frades, para o nosso concerto de fim de época, e depois (de ti) mais nada....

domingo, 11 de junho de 2006

Serviços mínimos...

Ganhámos! É o mais importante! O primeiro jogo é o mais importante. O resultado foi melhor que a exibição, os três pontos é que contam. Ganhámos pela diferença mínima, que aliás foi o meu palpite. Portugal jogou algo preso, no fim já bastante lento. Notou-se a falta de Deco, jogador que desde que passou pelo FCP é o que gosto mais da selecção portuguesa. Mal alguns adeptos portugueses, assobiaram algumas vezes. Não é disso que os jogadores necessitam, eles sabem muito bem que não jogaram grande coisa. Veja-se o caso da Inglaterra, um jogo idêntico a de Portugal, mas os adeptos ingleses sempre a aplaudir e apoiar. Os adeptos portugueses só têm que apreender com os ingleses, pelo menos dentro do estádio.
Os angolanos mostraram garra, provaram que não estão no mundial só por acaso ou para passar férias. Têm uma boa equipa, pecando apenas na finalização e no último passe, para bem de Portugal neste jogo. Espero que jogando assim consigam passar à fase seguinte.
Sábado, dia 17 de Junho, há mais. Contra o Irão que perdeu com México. Não vai ser fácil, mas com Deco em campo correrá melhor certamente!

Outra vez!

Mais uma agressão violenta a uma professora numa escola. Até quando???

sábado, 10 de junho de 2006

Parado

Tal como eu tinha dito no post anterior, a Alemanha não leva o campeonato do mundo em futebol muito a sério. O autocarro oficial da selecção portuguesa esteve parado durante muito tempo numa auto-estrada antes de Colónia. Mesmo com batedores da “Polizei” alemã, demoraram quase quatro horas numa viagem de apenas 180 km. Inadmissível, em meu ver. Imagino se fosse ao contrário, um autocarro alemão parado em Portugal, chamariam-nos logo um país de terceiro mundo! Não conheço bem a zona em redor de Colónia, mas sei que tem grandes problemas de trânsito, por estar a sul do chamado “Ruhrgebiet”, a zona mais povoada da Alemanha. Penso que a organização alemã ficou muito mal na fotografia, não se admite!

À espera...

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados.

Inevitável falar da bola, do campeonato do mundo de futebol. Parece que Portugal inteiro está à espera do primeiro jogo que se realizará este Domingo com Angola. Alemanha já jogou ontem, e ganhou. Curiosamente o primeiro golo foi marcado por um jogador de nome Lahm, que quer dizer pachorrento. Um jogo com muitos golos, não habitual num jogo inaugural, isso promete.
Uma surpresa constituiu a vitória do Equador sobre a Polónia.
Clique aqui para visitar o site oficial da prova.
Mas não é sobre o futebol em si que quero falar hoje, mas sim sobre o que significa esse campeonato para os países representados na Alemanha.
Para começar, a própria Alemanha. Como se sabe, um país muito civilizado, já foi mais, antes da reunificação, mas isso é uma opinião meramente pessoal. Num país assim, o povo não necessita um campeonato desses para se afirmar. A Alemanha já tem um bom nome no mundo, não precisa de mostrar nada a ninguém. Não quero dizer que não é importante a realização desse campeonato naquele país, mas para Portugal, por exemplo, o Europeio foi mais importante. Como conheço bem a Alemanha, há todas as opiniões sobre o futebol. A metade não liga, ou não gosta. Até refilam com os constrangimentos das obras e cortes de estradas. Os que gostam, claro, aderem com euforia, mas nunca é aquela maluquice como nos países latinos como o nosso ou na América do Sul. Pelo menos os estádios construídos não vão ser “elefantes brancos”.
Uma questão política é certamente a participação do Irão. Um país liderado por um governo conflituoso aproveitará essa presença para fins próprios, só para iraniano ver, o restante mundo olha com desconfiança para essa equipa. Os jogadores têm é que ficar caladinhos, obviamente, sobre esse conflito, nomeadamente o diferendo nuclear.
Para os cinco países africanos a participação é essencialmente uma grande festa. Á partida já sabem que, salvo alguma surpresa, não passarão a primeira fase, por isso, aproveitam o campeonato ao máximo, como se viu em reportagens sobre Angola. Pensamento legítimo, em meu ver.
Nos países grandes e muito desenvolvidos como os EUA, Austrália e o Japão, o campeonato passa quase ao lado do povo, tendo eles outras modalidades desportivas mais desenvolvidas para admirar. Nos EUA, há mesmo pessoas que nunca ouviram falar desse campeonato. Bem, quem tem um presidente assim....
Comparo o Brasil com a Argentina em termos de nacionalismo quase fanático. Vivem o futebol como ninguém, quase deixam de viver. Sofrem, festejam, têm muito amor à camisola.
Para o fim, os países europeios. Interessante a seguir vai ser o caso da Sérvia-Montenegro. É a última vez que essa selecção vai actuar com esse nome. A maior parte dos países da Europa participantes no campeonato já estão habituados a essas andanças, nada de novo, portanto. Já agora, o meu favorito é a Inglaterra.
E Portugal? Não me esqueci, não senhor. Torço por essa selecção, embora sendo alemão, chamo-a a minha selecção! Alemanha é a Alemanha, fica longe, vivo cá há mais de 20 anos e é a minha selecção!
Mas penso que nunca como agora os portugueses estão com pensamentos mistos sobre a nossa selecção. Ouve se de tudo, do pior e do melhor. Mas o país está à espera, ansioso. Eu também, não fujo à regra.
Consequências do campeonato na nossa vida? Muitas bandeiras na rua, jornais cheios de futebol, telejornais com notícias diárias e reportagens em todas as rádios do país. Concursos, publicidade de muitas marcas aproveitando o campeonato, canções etc.
Sim, o campeonato do mundo mexe com os portugueses, a rua está diferente, já vejo as filas de carros a buzinar, oxalá que aconteça muitas vezes, até à final.
Força Portugal!!!

sexta-feira, 9 de junho de 2006

A verdadeira amizade

A VERDADEIRA AMIZADE FEMININA

A Sofia ia a sair do cabeleireiro e encontrou a Carla na rua.
- Olá, Sofia!!! Cortaste o cabelo?
- Cortei, que achas?
-Estás muito gira, estás 10 anos mais nova. Essas madeixas ficam-te muito bem, está mesmo muito giro, vou fazer umas iguais!
- Ó Carla, é impressão minha ou estás mais magra?
- Sabes, fiz uma pequena dieta agora para o verão...

(meia hora de conversa depois...)

- Olha Sofia, querida, tenho de ir, adoro-te! Beijinhos e dá cumprimentos ao teu namorado!
- Carla, gostei de te ver, beijinhos...
Carla sai pensando: ...Como esta gaja ficou ridícula com aquele corte de cabelo! Será que ela não se vê ao espelho?
Sofia sai pensando: ... Esta Carla está cada vez mais gorda! Deve estar a morrer de inveja do meu penteado. Ainda quer fazer um igual... Ela que pense em emagrecer primeiro!


A VERDADEIRA AMIZADE MASCULINA

O Luis ia a sair do barbeiro e encontra-se com o Pedro:
- Então Luis, seu paneleiro! Como é? Foste à tosquia?
- Não meu chulo... Fui só cortar as patilhas!
- F*da-se, que merda de corte foste fazer? Pareces um rabeta. Acho que andas a levar com ele!....
- É... Mas a tua namorada gosta!
- Vá porta-te!...ah, manda um beijo p`ra boazona da tua irmã, ok?
- Vai-te f*, cornudo! Não tens pica para ela! Vá, porta-te!

Pedro sai pensando: ... Este gajo pah... Cinco estrelas!
Luis sai pensando: ... Este car*lho não muda.... é um bacano!

Mandaram-me este texto por e-mail. Parece um pouco exagerado, ou será mesmo assim???

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Vários

Tal como já tinha desconfiado, os soldados australianos estacionados em Timor querem mandar em tudo. Quando a GNR começou a trabalhar, quiseram entregar alguns presos na cadeia. Os australianos não os aceitaram, quiseram inclusivamente desarmar essa força policial. Inadmissível! Teve que ser o próprio Ramos Horta a resolver essa situação. Para mim, isso espelha bem a intenção dos australianos. Não admitem ser incomodados na resolução dos problemas em Timor para um dia o ouro negro poder correr sem problemas. Já não tenho dúvidas sobre esse assunto. Nas negociações devem ter dito assim, pronto, pronto, já que estão cá, tomem lá esta e aquela zona, mas nada de abusos. Quem manda aqui, somos nós!
No Iraque, finalmente acabaram com a vida de um dos mais mortíferos terroristas de todos os tempos, Al-Zarqawi. O próprio povo iraquiano agradece! Fartos do terrorismo e da guerra, eles só querem viver em paz e sossegados. No Iraque como na Palestina o povo quer apenas que os deixem viver em paz, claro, não gostam dos americanos, querem-nos fora da vida deles, mas não têm nada contra ninguém, desde que não sejam incomodados. Porque uma coisa é o fanatismo religioso e a política suja, outra coisa é o dia-a-dia do cidadão comum. Na guerra e na instabilidade o povo não consegue sobreviver, o que eles querem, é a paz!
Scolari irritou-se. Finalmente! Não admito “palhaçadas”, se continuar, saio eu, disse. Faz ele muito bem em impor disciplina. Esses meninos mimados e ricos têm que saber quem manda. Parece que não sabem o que está em jogo, falta-lhes sentido de responsabilidade, quase diria, sentido de estado. Porque estão, quer queiram, quer não, a representar Portugal, todos nós. É um assunto serio, não são férias na Alemanha. Os olhos do mundo estarão postos neles!

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Ainda...

...ca. de metade dos portugueses pensam em Escudos. Mais de quatro anos depois da introdução da moeda única, ainda há muita gente que não se habituou. Somos mesmo o fim da linha, ou os primeiros, como preferem, no espaço Euro a pensar assim. Em valores mais altos, como por exemplo na compra de um carro ou de uma casa, essa percentagem sobe até aos oitenta porcento. Penso que a principal razão é que não fomos “obrigados” a mudar completamente para o Euro. Explico: Nos Super e Hipermercados os preços ainda estão indicados em Escudos, e a taxa de conversão é de aproximadamente um a duzentos, portanto, muito fácil. Se fosse uma conta mais difícil, em minha opinião, mais pessoas seriam obrigados a pensar só em Euros.
Há pouco falei em extremismo. Sabemos que existe uma extrema direita em Portugal. Como qualquer extremismo, é isso mesmo, extremo qualquer coisa. Não vou aqui agora comparar os prós (se os houver) e contras, já se falou disso exaustivamente.
Falo é a polícia judiciária. Uma das críticas que costumo fazer sobre a polícia é que só actuam sobre assuntos que estão à vista. Ora, um desses elementos da extrema direita apareceu na TV a falar das suas causas, e vai preso. Ele já era conhecido, sabe-se das intenções dele, penso que é público, mas só em caso de casa arrombada, trancas à porta. Ou então estou enganado, só agiram por obrigação, porque se não o tivessem feito, seriam criticados por inactividade. Mas mais uma vez também digo, que a polícia com o equipamento e baixo salário que tem, fazer mais como?

terça-feira, 6 de junho de 2006

Sabiam...

...que Portugal tem o prédio mais estreito da Europa? Tem uma fachada de apenas 1.6 metros e situa-se em Lisboa, na Rua Aquiles Monteverde nº 16 (dezasseis decímetros, como curiosidade), mas tem o seu fim anunciado. Está em muito mau estado, tal como centenas de outros prédios em Lisboa e não só. Claro que a oposição da câmara de Lisboa faz se ouvir agora, esquecendo que também tiveram culpa na degradação deste e de outros prédios.
Bem, não em Lisboa, mas aqui em Beja ando a procura de casa. Claro que não me vou meter em comprar uma, sei lá onde é que eu vou estar daqui a uns anos, mas para alugar uma casa é complicado e caro, ou não fosse Beja uma cidade “universitária”. A oferta é quase exclusivamente pensada para estudantes, levando preços altíssimos para as casas. Fora de Beja, já seria mais fácil, os preços estão mais em conta, só que para qualquer coisa faz falta o automóvel. Logo se vê...
Uma boa notícia vem da Vila Branca, feita cidade, de Serpa. Foi oficialmente iniciada a construção da maior estação fotovoltaica da Europa. Essa energia vinda do sol derá para abastecer, com os seus 52000 paineis, ca. de 8000 casas, na sua capacidade máxima. Claro, as vozes críticas, como sobre o custo do projecto e a sua grandeza, para mim são infundadas, já que há dinheiro para investir e o sol está mesmo aí, à espera de ser aproveitado. Há sempre críticas, a velha história do ser preso por ter cão e por não ter.
Como na região de Alqueva. Somando todos os projectos de turismo para esta região, a oferta pode chegar aos 22500 camas! É muito, talvez seja algo exagerado, mas se não fosse feito nada, havia críticas também! Um lugar desses tem de ser aproveitado devidamente, e fiscalizada a construção das unidades hoteleiras também. Só espero que as entidades responsáveis saibam respeitar o ambiente, saibam deixar construir quem queira construir, mas com regras. Também espero que se saiba plantar espaços verdes, falo das matas e florestas, e não só campos de golfe.
É uma oportunidade única de criar uma grande zona turística, tenho é receio que as autoridades locais não tenham discernimento para aproveitar tal projecto. Falo das câmaras municipais da zona, muitas vezes não apedrejadas de meios humanos suficientes e qualificados.
Daqui a 10 ou 20 anos teremos, então, o Aeroporto de Beja, o Porto de Sines, o IP8 e a grande oferta turística do Alqueva. Será que estou a sonhar?

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Morreu Raul Indipwo

Morreu o conhecido cantor angolano Raul Indipwo! Já contava com 72 anos, e segundo uma das últimas frases dele, parte cedo demais, ainda tinha muito para dar. Não sabia que já tinha essa idade, admirava-o pelo espírito jovem e pelas inúmeras causas que defendia, e claro, pelas canções. A música portuguesa e angolana ficou mais pobre!

Reacções:
Cavaco Silva
TSF
Jornal de Notícias

domingo, 4 de junho de 2006

Sonho


Sem dúvida, se eu pudesse, tinha um carro de sonho desses. Um Cadillac Eldorado Biarritz, minha nossa....

Frases

Vou iniciar hoje uma rubrica designada “frases”. São palavras ditas por figuras públicas e não só. Salpicado com alguma ironia minha, dando também por vezes algumas soluções.

“Meu Deus, que calor!” Disse o diabo, que estava na bancada do estádio do Lusitano de Évora, e voltou ao inferno para se refrescar. O ambiente ficou escaldante quando apareceu no estágio da selecção portuguesa de futebol uma jornalista mexicana....

Na questão onde só os jornalistas tiveram dúvida, Gonçalo Carvalho afirmou: “O comando é meu!” O contingente especial da GNR, enviado para Timor, vai tentar controlar Dili. Bem, penso que os australianos só estão interessados é no petróleo....

“Vamos à final” gritaram adeptos portugueses na chegada da selecção de todos nós à Alemanha, nomeadamente ao Aeroporto de Münster-Osnabrück. Isso deve ter pensado Scolari também. Por isso, em vez de uma “stressante” e enorme viagem de autocarro desde do longínquo Luxemburgo até Marienfeld, mandou fretar um avião, para descansar os jogadores depois de um jogo cansativo como esse....

“O que estamos a lançar é um concurso de ideias”, disse Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente, enquanto da organização de um cordão humano em Lisboa para sensibilização de questões de ambiente pela Quercus. Quer criar uma marca própria sobre esses assuntos para chegar melhor aos cidadãos. Bem, uma melhor medida seria baixar o imposto sobre a gasolina, para evitar o maciço abastecimento dos carros e camiões portugueses em Espanha, para evitar que nesses viagens se gasta combustível, pneus, se ganha nervos ao passar pelos postos de abastecimento portugueses vazios e para evitar a poluição do ar....

“Os nossos adversários sabem disso” afirmou Scolari quando perguntaram sobre as atitudes de Cristiano Ronaldo. Ferve em pouca água, e os angolanos, como falam português, também sabem disso, e parece que o primeiro jogo vai acabar onze contra dez. Porque, amigos amigos, negócios à parte....

“A ética política não me permite chamar-lhe de mentiroso” disse Gerónimo de Sousa, líder do PCP durante a sua vinda a Beja, no âmbito de uma festa a valer no Parque de Exposições, “mas como se diz no Alentejo, mas que grande pantomineiro que me saiu”, referindo-se ao PM Sócrates. Bem, um pantomineiro não fala, ou estou enganado....

Diga lá Excelência, pois, a sua excelência, a ministra de educação Maria de Lurdes Rodrigues disse “Os encarregados de educação dos alunos não vão avaliar o trabalho técnico dos professores”. Está bem, mas então vão avaliar o quê? O penteado do professor ou o vestido da professora....

Correcção

Acontece, por vezes, que divulgo uma informação errada. As minhas desculpas!

Escrevi aqui que a Associação Cantinho dos Animais de Beja ia estar presente na festa deste fim-de-semana no Parque de Exposições de Beja. Esta informação não é correcta!
Estamos sim, mas só esta manhã, no Parque da Cidade em Beja, para acompanhar a apresentação e inauguração de um espaço sanitário para cães. Uma espécie de casa de banho para o amigo de quatro patas, para evitar que ele faça as necessidades na via pública, ou na relva. Relva essa, que é aproveitada pela criançada para brincar.

Espero que os cães (levados pelo seu dono, claro) a partir de agora usem este espaço!

sábado, 3 de junho de 2006

Dia do Cão

Li há pouco na Taberna dos Inconformados um texto da amiga Cruzeiro sobre a proposta da criação de um dia de cão. O que acham desta ideia?

A cruzeiro que me desculpe ter copiado ou roubado a ideia, mas como ando metido nessas andanças, escrevi sobre isso aqui no meu blog.

Esterilização é a Solução!

Texto publicado em simultâneo aqui, no Blog do Cantinho e na Taberna dos Inconformados

Como sabem, sou membro activo da Associação Cantinho dos Animais de Beja. Temos várias funções e actividades, vou falar hoje e aqui de uma delas em pormenor. A esterilização. Para muitos ainda um tema controverso, discutível mas também ignorado. É mesmo uma das causas em que acreditamos!
Mas esterilizar porquê? Primeiro, as raças de cães e gatos têm uma tendência natural de se reproduzir, e no nosso país há animais amais, e muitos deles abandonados, ou então já nascidos neste estado. Não tanto no gato, mas um cão não é auto-suficiente, se ninguém lhe der comida, ele morre. Ou então junta-se em matilhas e atacam galinhas ou mesmo gado. Uma cadela não vai a uma farmácia e compra a pílula, por isso, a única solução é a esterilização! Parece irónico, mas não é. O ser humano, quando se reproduz, sabe (na maioria dos casos) o que faz. Uma cadela, não. Está-lhe no sangue, para ela é natural. Não pensa se tem “condições” para sustentar os filhos, como um ser humano o faz (ou devia fazer), lança-os ao mundo e pronto.
Existe uma veterinária alemã que faz esta esterilização gratuitamente para a nossa associação. Só que o problema é que a clínica dela situa-se em Odexeixe, já no Algarve. Inicialmente, encontravam-se esporadicamente pessoas que se disponibilizassem para fazer essa viagem, levando do nosso “canil” cadelas para serem operadas. Como tenho vindo a descrever, o nosso “canil” não tem condições para albergar tantos cães, volta e meia uma cadela está com cio, o nosso funcionário não consegue controlar sempre todas, e lá nascem mais cães. Se forem esterilizadas, este problema deixa de existir. Em muitos países é mesmo proibido adoptar uma cadela, vindo de um canil, sem ser esterilizada.
Há já alguns meses estamos a fazer uma campanha em conjunto com a Câmara Municipal de Beja para essa mesma esterilização. Como Odexeixe fica longe, a CMB cede-nos uma carrinha de transporte com motorista para essa viagem, e qualquer cidadão de Beja se pode inscrever, se estiver interessado em esterilizar a sua cadela, ou gata. Esse serviço é gratuito, mas como a maior parte do trabalho calha a nós, porque um de nós tem de acompanhar essa carrinha, o dono do animal terá que contribuir com alguma ajuda para a nossa associação, claro, com o que puder. Mas estranhamente há pouca adesão a essa campanha. Não sei se é por falta de divulgação ou mesmo por desinteresse. Agora, por nós pensarmos ser uma causa em que vale a pena acreditar pelas razões aqui descritas, aproveito este espaço aqui para divulgar essa campanha. Quem estiver interessado em esterilizar uma gata ou cadela ou quem quiser apenas ter mais informações sobre a campanha, pode escrever-me um mail para o siegfried.zig@sapo.pt, indicando os seus contactos e eu depois responderei.
Obrigado!

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Dia da Criança


Hoje é dia da criança. É dia daquilo que já todos fomos, é dia para muita gente recordar a infância. Também é dia para dedicar-se mais a eles, para se lembrar deles. Estive esta manhã no Jardim Público, estava cheio de crianças. Tantos e tantos, foi uma alegria. É muito bom eles conviverem uns com os outros, fortalece a personalidade deles.
Claro, cada vez que se comemora este dia, vêm ao cima notícias tristes. Como a falta de infantários, principalmente para crianças de tenra idade. Agravado pelo vergonhoso tempo que o estado dá a uma mãe que acabara de ter um filho, os pais, quando não têm família perto são obrigados de “meter” a criança numa ama. Pode se ter sorte, como eu tive, “arranjámos” uma ama muito boa, só teve a seu cargo três bebés, tratou-a muito bem. Menos sorte teve um casal do Algarve, a criança de 17 meses esteve numa ama com mais 16 crianças e – morreu asfixiada com sopa nos pulmões. Claro, a ama ficou para morrer também de desgosto. Mas não posso deixar de lhe atribuir culpas, pulmões cheias de sopa é falta de cuidado por parte da ama. Com tanta criança não é de admirar. Outro factor é, no Algarve como em todo o país, há falta de sítios para meter as crianças. Claro, agora todos os olhos estão postos nas amas, ciclicamente acontece uma desgraça dessas. Mas o estado, como em quase tudo, apenas sabe fiscalizar, correr atrás do prejuízo e fechar infantários e casas ilegais, mas não cria sítios suficientes para todas as crianças. Até leis sabe criar, como uma punição para pais quando fecham uma criança num quarto escuro. Pois, leis, de boas intenções está o governo (inferno) cheio.
Mas deixamos de lamúrias e de desgraças, os noticiários já estão cheios deles. Hoje é dia de alegria, dia de festa. Ah, já me ia esquecendo, também é meu dia, sou uma criança, um sonhador, sonho com o dia em que encontre finalmente a felicidade, e faço anos, 46 primaveras marca já o contador, os últimos então foram mesmo para esquecer, mas vamos em frente....

Fonte da imagem: Kinderschutzbund Passau