sexta-feira, 31 de março de 2006

Canil/Gatil

Vem hoje no (novo) jornal Correio Alentejo a notícia que vai ser construído um novo canil/gatil no Parque Ambiental do distrito de Beja, a finalizar já em 2007. Só posso saudar esta notícia, que finalmente as entidades oficiais se preocupam com o problema dos cães abandonados. Este assunto foi deixado durante anos exclusivamente para a nossa associação, com os problemas conhecidos. Diz nesta notícia, que qualquer cão encontrado solto na rua no espaço abrangido por este projecto pode ser apanhado e deixado naquele espaço. Mas não acredito que caibam todos. O hábito da maior parte dos donos dos cães não vai desaparecer tão depressa. Falo do hábito de deixar sair o cão para a rua de manhã e só entra de noite para dormir. Se a lei for comprida, este hábito terá que mudar. Bem, nós temos 160 cães no nosso “canil”. Penso, só esses davam para encher este novo espaço! Mas estou optimista, finalmente se faz alguma coisa neste sentido, para mudar a grave situação que existe neste âmbito. Vou, claro, continuar a falar deste assunto aqui com frequência.

quinta-feira, 30 de março de 2006

Hoje

Hoje não vão ter muito de mim, vou até Odeceixe, em mais uma acção de castração de animais. Espero que hoje corra tudo bem, na semana passada não fomos por ter havido problemas na clínica. Num dia em que um MNE respondeu a outro MNE que aqui também temos tradutores, podes vir, até te oiço mas não vou alterar nada! Bem, de mim só vão ouvir falar depois das 11 da noite, depois de mais um ensaio do meu coro. Até já!

quarta-feira, 29 de março de 2006

Não foi...

...primeira página nos jornais nem nos telejornais, a greve na França. Ainda bem. Não se confirmaram as previsões pessimistas. Talvez o mau tempo tenha sido a causa para o apaziguamento, os próprios sindicatos também estiveram atentos a “infiltrações” de radicais que só procuram o distúrbio. Ficou-se pela luta política, algo confusa. Quando nem o próprio partido no poder está unido, só pode gerar confusão.
Mais uma morte de um soldado da GNR. Foi um guarda de Estarreja que morreu por causas ainda não esclarecidas no decorrer de um pequeno furto efectuado por dois jovens, que assaltaram uma mercearia. Penso que os guardas estão pouco treinados para a abordagem de assaltos, e em combinação com a falta de motivação e baixos salários por vezes dá em tragédia. Num jornal de Beja, por exemplo, vinha a notícia que a GNR local não efectua um treino de tiro há cinco anos! Dá que pensar.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros português vai a Canadá para convencer esse governo de repensar a política de repatriação de emigrantes ilegais portugueses. Faz muito bem, como já foi presidente da assembleia da ONU pode fazer valer a sua influência e experiência internacional. Pelo menos pode conseguir um adiamento da saída dos portugueses daquele país.
O estado português vai indemnizar as vítimas do caso Casa Pia em 25 mil ou 50 mil € cada. Em meu ver, o estado desliga-se assim das responsabilidades, da obrigação de melhorar as condições naquela instituição. Para as vítimas, claro, é melhor que nada. Caso aceitarem esse desfecho, já não podem continuar a incriminar o estado.
O que me chocou foi que estão a abater cães “vadios” na ilha açoriana Graciosa. Que barbaridade! Realmente, numa ilha? Num meio tão pequeno devia ser mais fácil de fazer um controlo desses cães. Lá, toda a gente conhece toda a gente, de certeza que se pode saber muito facilmente quem é o dono do cão, eles não caem do céu! Ninguém traz cães de fora para essa ilha só para se verem livres deles. Não há nada a fazer contra isso???
Por cá, o nosso “canil” foi visitado por duas mulheres de nacionalidade sueca com a finalidade de adoptar cães para a Suécia. Mais tarde vou falar melhor deste assunto.

terça-feira, 28 de março de 2006

Bom Português II - Solução

E pronto, aqui vai a solução do último Bom Português. Ninguém acertou todos, mas não faz mal. Não vou atribuir notas!


1 A gente VAI (ou) VAMOS sair
A gente vai sair. Gente é singular
2 TÊXTIL (ou) TEXTIL
Têxtil
3 A PARTIR (ou) APARTIR de agora....
A partir de agora
4 MAQUILHAGEM (ou) MAQUIAGEM
As duas palavras estão correctas, vem do francês
5 A bola está DEBAIXO (ou) DE BAIXO da mesa
A bola está debaixo da mesa
6 Estamos casados HÁ (ou) À dois anos
Estamos casados há dois anos
7 Bem HAJA (ou) HAJAM por visitarem o meu blog
Bem hajam por visitarem o meu blog. Refere se ao visitarem, logo é plural
8 Houve muita ADERÊNCIA (ou) ADESÃO do público ao jogo de futebol
Houve muita adesão do público ao jogo de futebol. Aderência é físico, p. ex. uma colagem
9 Se eu PODER (ou) PUDER passo por tua casa amanhã
Se eu puder passo por tua casa amanhã. Amanhã é futuro.
10 PAIS NATAL (ou) PAIS NATAIS
Pais Natais! Neste caso, Natal é um adjectivo, logo tem de ser plural também!

Muito obrigado por terem participado!

Actualidades

Vou comentar algumas das notícias da actualidade, com o pouco tempo que tenho, abordo-os apenas ligeiramente.
Mais uma pérola do governo. Um Secretário de Estado da Administração Interna lembrou-se que há demasiadas armas ilegais em Portugal. Como toda a gente que tem uma arma ilegal são boas pessoas, pede ás mesmas que entregam estas armas, estilo: Toma, já não necessito dela. Que ingenuidade! Não tivemos nenhuma guerra civil como em Angola ou Moçambique, não há dinheiro em troca como no Brasil. E mesmo se houvesse alguém que entregue uma arma, depois vão lhe perguntar assim: Onde é que arranjou esta arma? Já matou alguém com ela? Realmente, só visto.
Israel. Este povo elege hoje um novo Parlamento, o Knesset. Com uma novidade pouco comum. Nas sondagens está à frente um novo partido, o Kadima. Fundado pelo ainda PM Ariel Sharon, que se encontra fora de funções desde Janeiro, tem a vitória quase garantida. Liderado agora pelo Presidente da Câmara de Jerusalem, Ehud Olmert que substitui Ariel Sharon nas funções de PM, tem no entanto de fazer uma coligação com outro partido, provavelmente com os trabalhistas, liderado por Amir Peretz. O estranho é que muitos israelitas não vão votar. Um povo tão unido devido às dificuldades por se situarem no meio de países árabes, interessa-se cada vez menos pela política. Parece ser uma tendência generalizada no mundo ocidental, infelizmente.
França. Hoje está anunciada uma greve geral, que deve mobilizar só em Paris mais de um milhão de pessoas. Só por causa da nova lei que pode meter trabalhadores até aos 26 anos de idade na rua sem justificação? Não creio. Mas estranho bastante, já que a França continua a ser o país que mais subsídios recebe da União Europeia! Todo o mundo ocidental está em crise, tanto economicamente como social. Ninguém tem uma varinha mágica para resolver os problemas, mas em meu ver, os franceses estão a ir longe demais. Penso que são apenas questões políticas, o velho problema, esquerda contra direita. Poder económico contra trabalhadores. Têm de se entender. Não é com greves gerais que se vai lá. Ainda por cima, esta greve deve acabar em violência. Já estou a ver as imagens no Telejornal!
Gostava de ouvir a vossa opinião. Em meu ver, esta lei francesa dá uma oportunidade de emprego aos jovens, mesmo com esta incerteza de poderem ser despedidos, mas é trabalho. Que mal tem isso? Ou será que não querem trabalhar? Ou é, como eu disse, apenas uma questão política?

segunda-feira, 27 de março de 2006

Músicas da minha vida....

Já há algum tempo não punha aqui uma canção da minha vida, claro, cada vez mais alusivo ao meu estado de espírito....



Woman de John Lennon
Woman I can hardly express
My mixed emotions at my thoughtlessness
After all I'm forever in your debt
And woman I will try to express
My inner feelings and thankfulness
For showing me the meaning of success
Ooh, well, well
Doo, doo, doo, doo, doo
Ooh, well, well
Doo, doo, doo, doo, doo
Woman I know you understand
The little child inside the man
Please remember my life is in your hands
And woman hold me close to your heart
However distant don't keep us apart
After all it is written in the stars
Ooh, well, well
Doo, doo, doo, doo, doo
Ooh, well, well
Doo, doo, doo, doo, doo
Wellll
Woman please let me explain
I never meant to cause you sorrow or pain
So let me tell you again and again and again
I love you, yeah, yeah
Now and forever
I love you, yeah, yeah
Now and forever
I love you, yeah, yeah
Now and forever
I love you, yeah, yeah

Bom Português II

Para começar bem a semana, vou escrever o “Bom Português” agora às segundas-feiras. Já sabem, é uma rubrica minha, na quase totalidade copiada da RTP1. Respondam, aprendam e não vale usar o “Word”. Bem, este programa desta vez pouco ajuda.


1 A gente VAI (ou) VAMOS sair
2 TÊXTIL (ou) TEXTIL
3 A PARTIR (ou) APARTIR de agora....
4 MAQUILHAGEM (ou) MAQUIAGEM
5 A bola está DEBAIXO (ou) DE BAIXO da mesa
6 Estamos casados HÁ (ou) À dois anos
7 Bem HAJA (ou) HAJAM por visitarem o meu blog
8 Houve muita ADERÊNCIA (ou) ADESÃO do público ao jogo de futebol
9 Se eu PODER (ou) PUDER passo por tua casa amanhã
10 PAIS NATAL (ou) PAIS NATAIS

Boa sorte e boa semana!

domingo, 26 de março de 2006

Pedido II

Ainda a luta contra a matança de focas no Canadá.
Chegou num comentário um link onde se pode ler e ver mais sobre esta crueldade:

http://protectseals.blogspot.com/

sábado, 25 de março de 2006

Prova de Amor!

Podia ser minha, para o meu anjo, ou minha musa como o restaurador diz, mas acabei de assistir a uma prova de amor muito especial. Era de uma pessoa que admiro, do maestro do meu coro, o doutor Pedro Vasconcelos para a sua esposa. Deu hoje um jantar de aniversário para ela e muitos convidados na Pousada de São Francisco em Beja. Nada de especial até aí. A surpresa veio com a entrada do coro completo a interpretar uma peça que havíamos preparado por algum tempo. “Eu sei que vou te amar”, esta canção brasileira muito conhecida, num arranjo para coro de quatro naipes. Não cantamos lá muito bem, ao meu ver claro, sou exigente, eu sei. Mas na emoção e surpresa não se notou! No fim da peça a visada deu um abraço muito sentido ao maestro, derramando muitas lágrimas de felicidade. Gostámos muito de ter feito esta surpresa, eles merecem.
Bem, podem achar extravagante este jantar neste sítio e a nossa actuação! Mas sejamos sinceros, quem é que não fazia uma prova de amor destas se tivesse a possibilidade para tal? Pensem o que quiserem, eu fazia!

Aqui a letra da canção original de Vinícius Morais.

Eu sei que vou te amar
Por toda minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente eu vou te amar
E cada verso meu será pra te dizer
Que eu sei que vou te amar por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
À espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida

Lindo, não acham?

Hora

Não se esqueçam, a hora vai mudar! Na noite entre Sábado e Domingo, dias 25 e 26 de Março, quando forem uma de manhã, os relógios deverão ser adiantados para as duas de manhã. É chato, eu sei, menos uma hora para dormir.
Mas isso para mim levanta uma questão! Nunca concordei com a hora que temos em Portugal. Toda a Europa ocidental tem a mesma hora, só Portugal sai fora. Somos melhores que eles? A norte de Portugal, está a Espanha. Aí têm a hora europeia. Também vivem, também têm crianças a terem que ir á escola de madrugada. Por isso, a hora portuguesa devia de ser a mesma. O quê é que acham vocês disso?
Hoje meti o totoloto. Nada de especial, meto quando me lembro. Mas qual foi o meu espanto, quando soube que o preço para estas apostas aumentou! Normalmente é anunciado na comunicação social, mas desta vez, nada. Não é pelo aumento, cinco cêntimos por aposta, mas pela não informação. Bem, se fosse um aumento no Euromiliões, seria primeira página. O totoloto, já não interessa.
Outra coisa. Andam por aí a dizer mentiras sobre mim, em Beja, nas ruas. Não sou um santo, eu sei! Ninguém o é. Gosto de um anjo, digo isso publicamente. Mas há quem não goste deste facto. Há quem acha que isto não é digno de um homem de 45 anos. Por isso, atacam-me no ponto em que me conseguem ferir mais, sobre a minha filha. Não lhe posso dar mais apoio, tenho a minha vida, e se eu fosse rico, a minha filha estava mais tempo comigo! Mas não sou, infelizmente. Trabalho muito, a vida não é fácil, tenho muitas despesas. Tenho passatempos, sim, se não dava em doido! Sempre fechado na oficina, não dá! Canto, faço caminhadas, toco piano e ajudo na associação dos cães. Pensei muito se devo ou não escrever estas linhas agora aqui. Mas não posso deixar que espalhem mentiras sobre mim. Eu sei que não sou um pai exemplar, mas gosto muito da minha filha, ao contrário do que dizem. Tenho dito!!!

Pedido

Ontem chegou um comentário sobre uma acção onde não posso deixar em que me associar. Chegou do Lumife, é contra a matança das focas no Canadá.

Daqui a poucas horas começa o maior holocausto dos nossos dias: mais de 300.000 focas, na sua maioria bebés (ainda com menos de 3 meses de idade), irão ser mortas com um bastão! Ensanguentados até à morte, ou arrastados e esfolados ainda vivos , estes animais são vítimas de um massacre injustificável e inigualável!

Poderão ler mais informações aqui:
http://vozobliqua.blogspot.com
Neste site existe um link onde podes fazer parte desta acção!

Tu podes fazer também a diferença: assina a petição e divulga esta mensagem por todos os teus contactos! Não podemos continuar inertes... O cenário é gritante!!!

Obrigado!

sexta-feira, 24 de março de 2006

Rir

Hoje estreia um programa há muito anunciado na RTP 1, o “Gato Fedorento”. Estou ansioso para os ver. Trata-se de um grupo de quatro humoristas, garantes de bom humor. Um deles ficou conhecido ao grande público por uma publicidade a um banco. Por ser na estação pública, têm de fazer um tipo de humor que evita palavras mal criadas, como se assiste em outros canais, principalmente ás noites de Segunda-feira na SIC no programa “Levanta-te e ri”. Não gosto! Uma vez assisti ao vivo a um espectáculo humorístico em favor da nossa associação dos bichinhos, com interpretes de Beja, onde um deles insistiu tanto em falar mal, que muitos não gostaram nada. O de hoje não posso ver directamente, vou gravar. O programa é transmitido ás 21.05 horas.
Ontem foi conhecido o segundo finalista da final da taça de Portugal de futebol. Parecia uma fotocópia a cores da primeira meia-final. Marcou primeiro a equipa visitante, também só no prolongamento, o jogo só ficou decidido na “lotaria” das grandes penalidades. Parabéns ao Vitória de Setúbal, mesmo com grandes dificuldades financeiras conseguiu este feito. Na final, claro, vou torcer pelo meu FCP (não me levem a mal!)
Preocupante é a notícia que milhares de emigrantes portugueses “ilegais” no Canadá têm de regressar ao país de origem. Muitos deles têm filhos nascidos neste país, vivem lá há muitos anos, têm trabalho e são cidadãos que pagam impostos, só não têm autorização de residência permanente. Até foram eles próprios a indicar ao estado canadiano a situação deles, na esperança de se legalizarem, agora este desfecho é no mínimo injusto. Alguns têm mesmo apenas algumas semanas para sair do país. Parece uma anedota, é para rir, mas é a sério. Imagino se me acontecesse uma situação dessas, ia para onde na Alemanha? Mas descansem, tenho a minha situação totalmente legalizada!
Ainda um último assunto: O governo quer proceder a alterações na atribuição do subsídio do desemprego. Apanhei esta notícia apenas por alto, mas um desempregado tem de se apresentar quinzenalmente no Centro de Emprego. Imagino as filas que isto vai provocar! Dá para rir!

quinta-feira, 23 de março de 2006

Campanha - Apelo

Nem sempre as coisas correm bem. Hoje tínhamos planeado mais uma ida á Odeceixe, no âmbito da nossa campanha de esterilização de cadelas. Desta vez até conseguimos um acordo com a Câmara Municipal de Beja, cederam-nos uma carrinha com motorista, estava tudo preparado, cadelas e algumas gatas, a futura presidente da nossa associação tirou esse dia para acompanhar esta acção para finalmente conhecer a clínica da veterinária alemã que opera as cadelas, quando apareceu a notícia. Na dita clínica apareceram animais doentes com sarna, uma infecção contagiosa. Por prevenção, a veterinária achou por bem cancelar as operações por hoje. Ora, semanas de preparação para nada, pelo menos para já. Foi um grande revés para nós. Dá vontade de largar tudo. Agora é tempo de recuperar a vontade e continuar. Pelos animais.
Para quem não sabe, ajudo um pouco na Associação Cantinho dos Animais de Beja, estamos sediados nas traseiras do Parque de Materiais da câmara. Temos lá muitos cães abandonados, mais de cem, e estamos com graves problemas financeiros. Se alguém quer ajudar, dirige se, pela manhã, até esse sítio e leva um saco de ração. Estamos sem dinheiro para comprar comida para eles. Isto é um apelo que faço aqui, não é para mim, esta ajuda, mas sim para os cães.
Quem tiver alguma dúvida sobre as nossas acções, quem nos quiser ajudar de alguma forma, quem quiser fazer-se sócio da associação ou até quem quiser adoptar um dos animais, pode escrever para o meu mail: siegfried.zig@sapo.pt
Obrigado pela vossa coloboração!

quarta-feira, 22 de março de 2006

Água

Comemora-se hoje o dia mundial da água. Um líquido absolutamente essencial para a sobrevivência de qualquer espécie que habita no nosso planeta. Em zonas como a nossa, ainda mais importante se torna. Este ano, pelos vistos, estamos bem, já choveu bastante, não deve haver problemas com o abastecimento. Isto não quer dizer que se pode gastar sem preocupação. Longe disso. Pode começar-se com simples medidas, mesmo em tempo de chuva. Na casa de banho, por exemplo. A tomar banho, o chuveiro não necessita de estar sempre com a água a correr, basta molhar-se, por sabonete e só depois ligar a água novamente. Na máquina de lavar, encher sempre ao máximo recomendado, e se a máquina não estiver cheia, carregar o botão para metade de capacidade. O autoclismo é responsável por grande gasto de água numa casa. Há autoclismos “inteligentes”, claro que só se tornam inteligentes quando usado pelo utilizador com inteligência, falo dos autoclismos com botões para dosear a saída de água. Quem não tiver um assim, basta colocar uma garrafa de água cheia de litro e meio ou de dois litros dentro do autoclismo, que reduz a capacidade dele por esta quantia.
E claro, na lavagem do automóvel. Não faz falta ele andar sempre nem um brinco! Ele também anda sujo. É apenas chapa pintada, mais nada. Não é roupa! Também há grandes diferenças nas máquinas automáticas de lavagem do automóvel. Passo diariamente por uma dessas, na zona industrial, que é muito gastadora! Parece que vivemos num clima trópico. É água por todo o lado. Não sei quem é que autorizou uma coisa dessas. Pensem nisso!

Pêsames

O blog também serve para dar notícias tristes, muito tristes mesmo. Faleceu a esposa e a filha mais velha de Francisco George, figura conhecida dos telejornais. Ocupa o cargo de Director Geral da Saúde. Perderam a vida num estúpido acidente na malvada estrada entre Beja e Grandola, mais precisamente antes de chegar a Santa Margarida do Sado, quando a estrada larga termina e faz uma espécie de um funil. Chocaram de frente com um autocarro. Viajavam para Lisboa, num carro pequeno, um citadino muito giro, mas para a estrada – enfim! Ouvi esta notícia triste ao entrar no meu café habitual, logo pela manhã, já que eles habitavam mesmo em frente, na Rua dos Infantes. A tristeza e revolta foi geral. Fui talvez uma das últimas pessoas a falar com a filha dele, ontem no café, estava a gozar com ela por estar a fumar. Perdi uma óptima oportunidade de ter ficado calado. Fazia anos! Não sabia! Hoje queria-lhe pedir desculpa....
Os meus mais sinceros pêsames ao meu amigo Francisco George e familiares.

terça-feira, 21 de março de 2006

Primavera

Primeiro dia da primavera. Início do ano do zodíaco. Esta manhã choveu torrencialmente quando liguei o rádio do carro. Falaram da seca! Imaginem só. Só no fim da converso percebi quem era a oradora. Edite Estrela, essa mesmo. Ex-presidente da câmara de Sintra, agora Eurodeputada, no seu esplendor da subsídio-dependência, a falar da seca, e a dizer que a Europa devia de apoiar mais Portugal. Bem, pelo menos em Estrasburgo, as cabeleireiras devem gostar muito dela, deve gastar rios de dinheiro aí!
A primavera começa, a minha irmã mais nova faz anos amanhã. Tenho que lhe telefonar. A partir de agora também recomeça a preocupação com as dietas, para fazerem boa figura na praia. Como não gosto muito de praia, não ligo muito a isso. Só quando reabrir a piscina descoberta, aí vou nadar ca. de uma hora por dia, fora das caminhadas quase diárias.
Hoje é dia mundial da poesia. Por acaso foi bem escolhido. Com a primavera nasce a vida, e a esperança. Porque poesia é esperança. Gostava de ser poeta. Ser poeta é ser mais alto. Para isso faltam-me as palavras, ou melhor, o vocabulário. Por isso, a minha poesia é ingénua, e só fala de amor.
Hoje também é dia da floresta. Como já tinha dito aqui, para mim uma árvore é uma vida. Cortar uma árvore, sem estar doente, é um crime. Aqui em Beja acontece muito isso. Principalmente na assim chamada mata dos alemães. É a única mancha florestal que temos, tirando algumas acções de limpeza, ninguém liga a esta floresta. Plantada por iniciativa dos alemães, tem sido atacada de várias formas. Ventos ciclónicos, que a diminuíram bastante há uns anos, sem ter sido replantada, cortes sem nexo, como devido á conclusão da vedação da Escola Superior Agrária e por uma construção de um parque de estacionamento de uma urbanização. E claro, os meninos e meninas da noite. Sujam-na ao seu belo prazer. Motorizadas passam por ela a toda a hora, e ainda por cima, as árvores de grande porte estão no fim da vida útil. Daqui a uns anos, receio que nada resta da mata!!!

segunda-feira, 20 de março de 2006

Desafio

Adoro desafios. Estou sempre a espera que alguém me desafie. Este vem da trequita.

Quatro empregos que já tive na vida:
Electricista, soldado, vendedor de automóveis (!) e actualmente técnico de televisões.

Quatro filmes que posso ver vezes sem conta:
Todos os filmes com Clint Eastwood. São muito mais que quatro. O melhor deles: For a few dollars more. Com música de Ennio Moricone, A-D-O-R-O !!

Quatro sítios/países/regiões onde vivi:
Pois, segurem-se:
Na Alemanha: Baden-Würtemberg, Rheinland-Pfalz e Bayern. Mudámos de casa sete (!) vezes. Em Portugal, claro, só no Alentejo!

Quatro séries de televisão que não perco:
Não se riam! Escrava Isaura, A revolta dos pasteis de nata, Tru Calling e quando posso 24.

Quatro sítios onde estive de férias:
Confesso, não ligo muito ás férias. Mas aqui vai na mesma: Alemanha, Áustria, Algarve e Caldas da Rainha.

Os meus pratos favoritos:
Pois, apanho cada vez menos: Espaguete misturado com pedaços de fiambre e ovo mexido, qualquer carne com muuuuuuitos cogumelos, Gulasch, Kartoffelsalat (salada de batatas)

Quatro websites que visito diariamente:
Muitos blog’s, a página inicial da RTP que é minha homepage, sites várias de desporto.

Quatro sítios onde gostaria de estar agora:
Só num, ou só com uma certa pessoa. Sem ela, qualquer sítio não tem graça. Voar ao lado de um anjo, até ao paraíso!

Não desafio ninguém. Quem quiser seguir esta corrente, está á vontade.

Notícias

Depois de um fim-de-semana tranquilo, esta segunda-feira apresenta-se muito chuvosa. Tempo mau e tempo para comentar algumas notícias do dia.
Frequentemente oiço logo de manhã os comentários de Nuno Rogeiro no Rádio Clube Português, a minha rádio favorita. Dizia ele então, que o governo moçambicano está em falta com o pagamento da primeira prestação da compra da barragem Cabora Bassa. Como se sabe, esta barragem, que é a segunda maior do continente africano, foi “vendida” por Portugal a Moçambique por um preço quase irrisório. Portugal ficou apenas com 15% do capital da barragem hidroeléctrica. Mesmo assim, Moçambique faltou ao pagamento, que devia ter sido feito no fim do ano passado. E agora? Portugal vai se queixar a quem? Pensaram que as dores de cabeça acabaram, mas não!
Foram vendidas 200.000 pílulas do dia seguinte no ano passado. Ora, isto combina mesmo com a conhecida despreocupação dos portugueses, neste caso, das portuguesas. Não querem saber dos efeitos secundários deste medicamento, que só devia ser tomado em caso de “emergência”, mas parece que as mulheres levam esta pílula para a “night” tal igual como os homens levam o preservativo! Posso estar enganado, não sei. Mas este número tão elevado me leva a pensar nisso!
Um burro chamou burro ao outro. Nada de especial, se não se tratasse do Presidente da Venezuela a chamar isso ao Presidente da EUA, George W. Bush. Não tenho admiração por nenhum destes indivíduos, por isso, podem chamar o que quiserem um ao outro. O problema são as consequências que isso pode trazer. Isto lembra-me do antigamente, quando um rei chamava um nome qualquer a outro rei, aí começava logo uma guerra! Mas isso era antigamente.
O ministro da agricultura, Jaime Silva, parece que não atina. Depois da contestação dos últimos dias, faz uma fuga para a frente. Diz, que se tem de pensar no futuro, apostar na reflorestação agora antes de acabarem os subsídios vindos da Europa. Muito bem pensado, mas o presente é agora, as preocupações são de agora! A Ovibeja vem aí, com as habituais paradas dos ministros. A ver vamos.

domingo, 19 de março de 2006

Dia do Pai

Dez e meia da madrugada. Toca o telemóvel.

Olá, pai.
Olá, filha, como estás?
Bem. Parabéns para o dia do pai!
É hoje?
É, não sabias?
É verdade, obrigado.
Vou-te comprar uma prenda!
Não é preciso filha, um beijinho chega!
Então – beijinhos. Mas vou comprar uma prenda na mesma!!!
Está bem, até logo.
Até logo, beijinhos.
Beijinhos.

Rouxinóis do Alentejo

Os “Rouxinóis do Alentejo” é um grupo de cante alentejano que se apresentou hoje no Pax Julia de Beja. Constituído por ca. de 30 jovens, com idades compreendidas entre os 8 e 18 anos, interpretaram esta tarde várias peças tradicionais. Cada peça representa um concelho do distrito de Beja. Este grupo já gravou dois CD’s, de nome “Ciclo do Pão e do Azeite” e “Por esses Campos fora”. Este último serviu de base para o espectáculo de hoje.
Mas a principal razão da actuação de hoje foi a gravação de um DVD. Para este efeito foi contratada uma firma de meios audiovisuais, instalou no auditório do Pax Julia quatro câmaras fixas e uma móvel. Em trajes tradicionais e com muitos adereços, os jovens transformaram cada canção numa pequena peça de teatro, não sei se posso chamar isso assim. Como cada concelho do nosso distrito tem uma actividade predominante, pelo menos no passado e alguns também no presente, como por exemplo Aljustrel, que tem a mina, Serpa que tem o queijo, Vidigueira tem o vinho e assim adiante.
A casa estava cheia, ou seja, mais de 600 espectadores. A direcção musical deste grupo cabe ao professor Fernando Teixeira, que além de ser o meu professor de piano, faz o favor de ser meu amigo!
O DVD deve chamar-se só Os Rouxinóis do Alentejo e talvez também Por esses campos fora. Desejo que seja um sucesso de vendas!

sábado, 18 de março de 2006

Woman (Man) in Love!

Quem não conhece esta canção, Woman in Love, de Barbara Streisand?
É só substituir Woman por Man, e pronto....

Life is a moment in space
When the dream is gone
It’s a lonelier place
I kiss the morning goodbye
But down inside you know
We never know why
The road is narrow and long
When eyes meet eyes
And the feeling is strong
I turn away from the wall
I stumble and fall
But I give you it all...

I am a woman in love
And I do anything
To get you into my world
And hold you within
It’s a right I defend
Over and over again
What do I do?

Bom Português

Tenho mil coisas na cabeça, podia escrever aqui sobre muitos assuntos que interessam, mas falta-me a motivação, pelos razões que vocês sabem. Por isso, fico-me por uma rubrica que quero iniciar hoje. Passa diariamente nos dias de semana na RTP 1 e chama-se “Bom Português”. Não é nenhuma lição de moral ou de civismo, é uma rubrica daquela estação televisiva pública sobre como se escreve e fala bem a língua portuguesa. Deixo aqui algumas frases ou palavras, e vocês, se quiserem e – ou souberem, deixem as respostas certas nos comentários. Mas não vale a utilização do programa do computador “Word”, assim é fácil demais!
Ora, aqui vai:

Como se escreve ou se diz:

Um do que mais
CONTRIBUIU (ou)
CONTRIBUIRAM
para isto....
_____________________

BENEFICIÊNCIA (ou)
BENEFICÊNCIA
_____________________

Notícias de hora
EM (ou)
A
hora
______________________

ONDE (ou)
AONDE
está o saco?
_______________________

ALCOOLEMIA (ou)
ALCOOLÉMIA
_______________________

FORTUITO (ou)
FORTUÍTO
________________________

Ela havia
LIMPO (ou)
LIMPADO
toda a casa

Boa sorte!

sexta-feira, 17 de março de 2006

Blog

Durante ca. de 16 horas o meu blog estava “morto”, não se podia visualiza-lo. Segundo o servidor, estava em manutenção, um dos filtros estava avariado. Claro, quem tem um blog, não se pode queixar, o blog é grátis, e a um cavalo dado não se olha aos dentes. Mas isto dos blog’s, já é um vício. Quando não se tem, falta qualquer coisa. Quando comecei, foi apenas por brincadeira e para uma certa pessoa (anjo) ver. Agora já não passo sem ele. Faço em média uma postagem por dia e vejo se tenho comentários várias vezes ao dia, não directamente através do blog, para não falsificar o contador de visitas, mas sim, através desse site, o sitemeter. Já criei aqui no blog uma pequena comunidade de comentadores, um grupo de amigos. Um muito obrigado a vocês, já fazem parte da minha vida!

quinta-feira, 16 de março de 2006

Tour

Voltei são e salvo, graças a Deus. O cão-express fez o seu trabalho. Embora já conta com 15 anos de idade, portou-se bem. Falo do carro. Tem uma parte alemã, pois claro. Só levei três cadelas para castrar, o nosso funcionário no “Canil” percebeu mal, pensava que só conseguia levar quatro cadelas, mas dá para cinco! O animal que ficou lá, uma cadela de nome Bambi, vai dia 22 de Março para Alemanha, vai ter uma nova casa, numa aldeia perto de Garmisch-Partenkirchen, no extremo sul da Alemanha. Uma das cadelas para castrar estava grávida, nem a veterinária se apercebeu deste facto. Só viu quando a barriga do animal já estava aberta. Por mais que lhes custa, os filhos da cadela têm de ser mortos, não estão em condições de sobreviver. Claro, cada vez que isto acontece, emocionam-se.
Realmente são animais muito dóceis, é pena que não tenham dono. Se algum dos meus caros leitores quiser um cão, é só dizer!
Por ter levado só três cadelas para operar, a veterinária só me quis lá na clínica as 13 horas. Bem, sobrou-me mais de uma hora, deu para dar uma voltinha grande de carro, já que conheço mal esta região periférica do Algarve. Fui até Aljezur, uma terra bonita. No caminho para lá apareceu cada nome de localidades, só visto. Atravessei Maria Vinagre, pouco depois da placa com esse nome, há um sinal indicativo que diz João Roupeiro, á esquerda vira-se para Azia, á direita para Baía do Tiro! Mais á frente vem uma terra chamada Rogil, tem um quiosque de nome Já Disse!
O carro não tem rádio, mas parece que não perdi muito das notícias de hoje. Já no meu carro, ouvi que um dos alegados alegados acusou mais alegados alegados! Caso Casa Pia. Parece não ter fim....

quarta-feira, 15 de março de 2006

De loucos....

Foi um dia de loucos, o de hoje. Amanhã não estou cá, faço mais uma “tour” até Odeceixe. Alguém como eu, que trabalha por conta própria, não pode faltar um dia só, tem que preparar tudo para minimizar os estragos. Bem, amanhã vou levar cinco cadelas até esta terra algarvia, quatro para esterilizar e uma para ficar lá. Esta última vai ter um novo lar na Alemanha. A veterinária, que é alemã, costuma arranjar para muitos cães um novo dono no estrangeiro. Abençoada mulher! Só espero que fiquem bem por lá. Também eu espero chegar bem até Odeceixe, vou-me aventurar num velho Opel Corsa. Bem (lol), se amanhã por esta hora ainda não houver notícias minhas, procurem-me algures entre Beja e Odeceixe!
Hoje foi notícia uma agressão que me chocou bastante! Uma professora de Informática foi alvo de violência física por parte de cinco jovens, que entraram sem mais nem menos numa escola de Lisboa. Escola essa, conhecida por fraca segurança, já foi alvo várias vezes de actos de vandalismo. Agora as escolas de cá? Mário Beirão e Santa Maria, exemplar. Boa vedação e vigilância nas entradas. A da minha filha? Mau! A porta principal tem uma pessoa a vigiar, uma outra entrada semi-clandestina, nada. Qualquer pessoa entra nessa escola. O Liceu, nem vale a pena falar. Tem quatro entradas, nem uma com vigilância. Esta escola já não é só dos “grandes”, também é frequentado por alunos a partir do sétimo ano.
OPA, ou contra-OPA. Parece que o BPI ficou chateado e lançou uma OPA sobre a suposta compradora. Com um pequeno senão. Vão desempregar 2500 trabalhadores. Por este andar, qualquer dia temos só um ou dois bancos e uma ou duas operadoras telefónicas.
Hoje foi dia mundial do consumidor. Todos somos consumidores. Faz falta esta consciencialização, de vez enquanto! O goverrrrrrno aproveitou este dia para apresentar uma proposta-lei para este sector. Parece-me bem, em geral.

terça-feira, 14 de março de 2006

Recuperar

Estou a recuperar lentamente a minha vontade de escrever. Estamos em noite de lua cheia, com temperatura do ar morna, noite de românticos....
Vou falar apenas de alguns assuntos da actualidade, sem me alongar muito.
OPA. Mais uma, seguindo a moda. Ontem foi anunciado, em directo, nos telejornais dos três estações de TV generalistas, que o BCP quer tornar-se o maior banco português. Absorvendo o BPI, vai conseguir este estatuto. Realmente, tanto banco grande para um país tão pequeno! Mais uma vez reclamam que não se trata de uma OPA hostil, tipo santinho, o anunciante da mesma garantiu que querem ficar todos amigos. Não vão despedir ninguém, não sei. Deve ser difícil de cumprir esta promessa. Vão é fazer a vida cada vez mais difícil aos pequenos bancos, como o meu, o Montepio Geral. A do gato fedorento! Estas OPA’s parecem o Fantasma da Ópera!
Procura-se Procurador Geral da República. O cessante aparentemente não deixa saudades. Muito falador, tentou sempre justificar-se de alguns erros cometidos. Também, sem dinheiro pouco se faz. Teve muitos casos difíceis entre mãos, como o da Casa Pia.
Vai aumentar a população espanhola em Portugal! Como? Simples. Vão fechar várias maternidades, entre elas, a de Elvas. A opção geograficamente mais perto é Badajoz. E quem nasce em Espanha, é espanhol. Mais uma medida do Governo aproveitando a pausa eleitoral!
Contramão. Esta tarde, no norte do país, um condutor de 79 anos de idade entrou na A4 em contramão, provocando vários acidentes, o último acabou com a sua própria vida. Um familiar disse que era frequente ele enganar-se. Isto levanta mais uma vez a questão se idosos devem conduzir, ou não.

segunda-feira, 13 de março de 2006

Hoje...

Hoje calhou a mim, não sei bem o que sinto, nem me apetece escrever. Os dias passam, por um lado custam a passar, por outro lado passam pressa a mais, sem acontecimentos de relevo. É como a lune diz, tenho que fazer por isso, tenho que tomar a iniciativa. Mas não sei se aguentaria outra como de há dias. Estou agora sem saber o que fazer. Há uns meses tinha escrito aqui um texto “vazio”, estou quase igual neste momento. Claro, uma parte está resolvida, pelo menos no papel, mas como os meus amigos dizem, das chatices nunca te vais livrar. Já tenho medo quando o telefone toca. Qualquer dia vou emigrar. Ainda hoje disse a alguém, o quê é que ainda estou cá fazendo? Na Alemanha tenho casa e emprego quase garantido, para quê continuar a chatear-me por cá? Mas tenho cá a minha vida. A minha filha, em primeiro lugar! Tenho que acompanhar o mais possível o crescimento dela. Daqui a uns anos não me quero sentir culpado por não ter feito melhor. E claro, ainda e outra vez e sempre, está cá a mulher que amo! Como disse aqui, ontem estava na TV, há muito tempo não a tinha visto tão perto, tão perto e tão longe ao mesmo tempo. Á distância de um toque. Estava linda, maravilhosa. Tem uns olhos que me cativam, uma sensibilidade única. Já estou a sonhar outra vez, mas sinto me bem quando sonho com ela!

domingo, 12 de março de 2006

Peças Soltas

Mais uma vez visitei o Cine-Teatro Pax Julia em Beja. Mais um Sábado a noite bem passado nesta sala. Foi um espectáculo organizado e executado por alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, incluído na Semana do Conservatório - Viagem ao Mundo das Artes de Palco - e de nome "Peças Soltas". Dividido em duas partes, uma casa bem composta assistiu a uma bela exibição de música e dança. A primeira parte consistiu em três peças de orquestra de sopro, todos jovens, com ca. de 50 elementos. Depois de um curto intervalo, a orquestra “escondeu-se” na fossa do palco. Começou então uma apresentação de várias peças de dança, muito bem executado por muitas raparigas, curiosamente nenhum rapaz! Foi muito aplaudido pela audiência, claro, algo suspeita, foram maioritariamente familiares dos artistas.
Pois, ainda e sempre, o “meu” anjo. Nem sei o que sinto perto dela, não sei descrever! Não necessito de ganhar no Euromiliões, se vendesse a adrenalina seria milionário! Bem, ainda espreitei, mas mais uma vez, como os seres divinos fazem, desvaneceu na noite....

You’re beautiful, it’s true....

sexta-feira, 10 de março de 2006

Formula 1

Domingo começa a temporada de 2006 da Formula 1. Sou fã do desporto automóvel, mas já fui mais. Parece que estou a perder o interesse das coisas que gosto mais. Deve ser da PDI.
Pena é que um dos mais bonitos circuitos da Formula I, se não o mais bonito, este ano fica fora desta prova. O grande prémio da Bélgica em Spa não se vai realizar por falta de verbas. Quem diria, falta de dinheiro num país destes. Este circuito é da preferência de Michael Schuhmacher, piloto que gosto mais, por razões obvias. É um piloto que comparo com o “nosso” Luís Figo, é uma pessoa que já ganhou tudo, já não necessita de provar nada a ninguém, faz o que faz por gosto e dá muito dinheiro á acções humanitárias. Os dois têm uma vida privada que não dá muito nas vistas, admiro pessoas assim.
Este ano Tiago Monteiro corre numa equipa renovada, mas infelizmente não deve melhorar a classificação. Devem ficar, como no ano transacto, em penúltimo lugar, no que toca a equipas. A Minardi já não existe, pelo menos com este nome. É agora a equipa “Toro Rosso”, uma espécie de equipa B da Red Bull. Mas há uma nova equipa que corre com um carro de 2002, de nome “Super Aguri”, naturalmente esta vai ficar em último. As equipas que gosto mais são a Ferrari e a Toyota. Mas a favorita este ano é a Renault.
A segurança este ano também é muito falada. A cilindrada do motor foi reduzida de 3000 cm cúbicos para 2400, para reduzir a velocidade e para diminuir os custos. Aparentemente nem uma coisa nem outra vai acontecer.
A corrida será transmitida em directo na RTP 1, no Dominho ás 11.30. Bem, pois, antes dá um programa as dez da “matina”, onde vou ficar colado ao ecrã. Sabem porquê?

quinta-feira, 9 de março de 2006

Novo Presidente

Um dia após do dia do melhor ser que habita o nosso planeta, a mulher, e um dia após a emocionante vitória benfiquista, que devia de orgulhar todos os portugueses, e não só os adeptos deste clube, tomou posse hoje o novo presidente da república, Aníbal Cavaco Silva. Simpatizo muito com este homem, desculpem, Presidente, já o disse aqui várias vezes. Foi ele que me vez, em primeiro lugar, interessar-me pela política nacional e posteriormente a fazer-me de militante do PSD. Descansem, não sou um militante muito activo, não sou desses que concorda com tudo que os políticos do PSD dizem, não simpatizo muito com Marques Mendes, por exemplo. Voltando á presidência. Cavaco Silva é, como se sabe, de origens humildes, embora de famílias não necessariamente pobres. Para estudar, nessa altura, a família tinha que ter possibilidades, se não, era impossível. Ainda hoje o é!
O discurso de tomada de posse foi altamente positivo e optimista. Tem de ser assim. Abordando quase todos os sectores da vida social portuguesa, falou em primeiro lugar do país, das dificuldades que têm de ser superadas, e da colaboração que quer dar. Um discurso longo, ele até ficou um pouco rouco, arrancando várias vezes aplausos, maioritariamente da ala direita do hemiciclo. Foi um ponto em que tomei especial atenção. Ao discurso de despedida de Jorge Sampaio, toda a gente aplaudiu, ao do Cavaco, desculpem, Presidente, só a direita aplaudiu. Estranho, porque ele realçou por várias vezes que quer ser o presidente de todos os portugueses, e dos emigrantes também, onde eu estou englobado. Politiquices até ao fim, no fim do discurso o PCP e o BE só se levantaram, não aplaudiram, ficou muito mal na fotografia, isso diz tudo sobre a postura democrática destes dois partidos! Cavaco Silva tem uma postura directa e convincente, a necessária para ajudar a este país sair da crise. Igual a um cavalo forte que puxa a carruagem, um bom líder pode fazer a diferença! Isto é um aspecto que critiquei sempre em Jorge Sampaio. Embora ele tenha feito uma presidência globalmente positiva e humana, não mostrou verdadeira liderança, até o acuso de letargia. Não vou tão longe como, por exemplo, o Nikonman, mas Jorge Sampaio podia, e devia, ter feito muito mais.

quarta-feira, 8 de março de 2006

Parabéns!

Parabéns ao Benfica pela passagem aos quartos de final na Liga dos Campeões. Bateram, e bem, o campeão em título, o Liverpool. Sou Portista, como sabem, mas como português emprestado gostei de ver o Benfica ganhar. Agora que venha o próximo!

Dia da Mulher

Não posso deixar de falar aqui sobre esse dia, o dia internacional da mulher, que é comemorado hoje. Como sabem, estou declaradamente e apaixonadamente apaixonado por uma. Melhor, por um anjo. É uma palavra masculina, os anjos não têm sexo, e são intocáveis. Pronto, já chega de sonhar, vou agora falar deste dia.
Pessoalmente acho, que este dia não devia de existir. Não me entendam mal, vou explicar. Só o facto de haver um dia da mulher, mete-a logo em segundo plano. Num mundo dominadamente masculino, parece que é dado um dia á mulher para elas se calarem e as coisas continuarem como são. É uma fantoche. Por nossas bandas, sou de certeza uma das pessoas que mais vê a mulher como um igual e não como um ser inferior. Tirando as obvias diferenças físicas, para mim elas são totalmente iguais. Fui criado na Alemanha, como sabem, e lá nunca houve discriminação entre homens e mulheres como cá. Nem na escola, nem no direito de voto e muito menos no trabalho. Por isso, posso falar á vontade desse assunto, porque sei o que estou a dizer.
No mundo latino, a mulher é muitas vezes vista como mero objecto sexual. Um objecto de satisfação masculina. Só de pensar nisso tenho arrepios. Infelizmente há mulheres que se sujeitam a esse estando de coisas. Para mim a mulher é em primeiro lugar uma companheira e cúmplice. Não vou mentir aqui, claro que gosto da parte afectiva, também sou homem. Mas só em combinação com a amizade e amor, só assim, para mim, o sexo faz sentido. Mentalidades, eu sei.
Mas já que o dia existe, fazem-se espectáculos alusivos a este dia. Li num jornal, que no distrito há actividades várias sobre este tema, colóquios, eventos musicais etc. Em Beja? Nada! Para variar. Apenas vêm alguns “strippers” á Práxis, mais nada. Bela cidade!

terça-feira, 7 de março de 2006

Notícias II

Continuando com aquilo que gosto fazer, comentar notícias do dia. Escrevo também outras coisas, como poesia para a minha paixão, claro. Embora poesia algo ingénua, com palavras em português que sei, mas não deixa de ser poesia. Se fosse em alemão, o caso seria outro. Uma pessoa sabe expressar-se sempre melhor na sua língua materna.
Voltando ás notícias. Aumento das taxas moderadoras nas urgências dos hospitais. Continuando a aproveitar-se da pausa nas eleições, o governo lança mais uma medida impopular. Dizem que é para afastar as “falsas” urgências, mas cá para os meus botões, é só para aumentar as receitas. A saúde tem de ser paga, não há volta a dar.
Jorge Sampaio. A dois dias do fim do mandato, agora diz que viveu tempos difíceis. Então queria o quê? Descansar? O cargo que ele ainda ocupa é nada mais e nada menos o do chefe de estado. Chefe quer dizer liderar. E isso traz dificuldades! Ele pensava que o segundo mandato seria fácil. Enganou-se!
Gripe das aves. Há cada vez mais gatos infectados com o vírus H5N1. Penso que agora o caso começa a tomar dimensão mais preocupantes. Porquê? Os gatos vivem muito mais perto do ser humano que as aves. É um vírus com facilidade em transformar-se. Penso que é uma questão de semanas até haver na Europa um ser humano infectado com este vírus. Espero que eu esteja enganado.
Dislexia. Nas escolas, este sintoma, ou melhor, esta doença é subestimada. O aluno que sofre de dislexia tem dificuldade na aprendizagem através da leitura. Se ele não entende, fica para trás e passa por “burro”. Nos trabalhos de casa as dificuldades continuam. Como não há professor, o aluno tem de estudar através dos livros. Logo, não consegue estudar bem e perde o interesse. Na escola, se o professor for bom, consegue explicar a matéria ao aluno com sucesso. Se for daqueles que mandam ler da pagina x á pagina y, nada feito. Penso que as direcções das escolas deviam de se debruçar mais sobre este problema.

segunda-feira, 6 de março de 2006

Notícias

Estou com pouco tempo para escrever hoje, por isso, vou apenas abordar ligeiramente quatro assuntos que fazem notícia hoje.
Nova lei do arrendamento de casas. Um velho problema que se arrasta há décadas em Portugal. Há rendas antigas, por vezes só com 2 €, e muitas casas degradadas. Os senhorios não têm possibilidade de as restaurar. Este governo, e bem, pegou neste assunto quente, claro, aproveitando o facto de não haver eleições nos próximos tempos. Como sempre nestas coisas, há quem não goste. O inclino tem de pagar mais, o senhorio se não fizer obras tiram-lhe a casa. Em tempos de crise orçamental, não sei onde o governo vai buscar dinheiro para apoiar inclinos que não têm possibilidade de sustentar esse aumento. Mais tarde vou falar melhor deste assunto. Já que procuro casa, mas para menos de 200 € não há nada em Beja, pode ser que o preço baixe, havendo mais oferta com esta lei.
Oscares. Não sou fã de filmes de cinema, ir lá sozinho para quê? Mas claro, gosto de ver um bom filme. Ontem foi a entrega anual destas estatuetas, com o glamour de sempre. Algumas surpresas, ao contrário como acontece habitualmente, como a eleição do melhor filme Crash. Pode se criticar muito esta indústria de Hollywood, o certo é, que ajudaram a acabar com muitos preconceitos na América como o racismo e a homossexualidade.
Professores. Começou hoje a entrega de candidaturas á colocação dos professores para o próximo ano lectivo. O governo, talvez pelas mesmas razões já aqui ditas, avançou com uma nova alteração. As colocações são validas para três anos. E outra vez, prós e contras. Para quem gosta do sítio onde for colocado, muito bem. Para quem não gosta, tem de se aguentar por esse tempo todo. Bom para os alunos, que podem contar com um professor para mais tempo. São 8500 vagas para muitos mais candidatos. Há licenciados a mais em Portugal, e ainda por cima vai ter prioridade o professor já efectivo mas a fazer trabalho administrativo. O problema é, se um próximo governo vai alterar novamente este sistema ou não.
Ainda sobre escolas. Sócrates está na Finlândia e ficou impressionado com o sistema educativo daquele país. Natural. É dos países mais ricos do mundo e tem apenas a metade da população de Portugal! Veja-se o caso da Nokia. Quando acabaram com a produção de TV’s, estava quase na falência. Lançaram-se para os telemóveis, agora é um dos maiores produtores neste sector. De volta á educação. O PM esquece-se que a mentalidade finlandesa não se compara com a portuguesa. Passei o meu tempo estudantil na Alemanha, como sabem, e lá, os horários são para cumprir. As aulas são para começar á hora marcada e não 10 minutos depois, os dias são cumpridos desde do primeiro ao último. Cá depois das férias vai-se começando lentamente, e 15 dias antes das férias grandes já quase ninguém faz nada, Assim não!
Bem, este post ficou muito mais comprido do que pensava, mesmo com falta de tempo! Por acaso, este é o meu post nº 200!

domingo, 5 de março de 2006

Romeu e Julieta

Esta história antiga foi hoje ao palco. No Pax Julia, subiram muitos actores conhecidos a esse palco. Numa bela peça de teatro, contaram, de uma forma descontraída, este drama. Actores como Diogo Infante e João Largarto, Carla Chambel a fazer de Julieta. Gostei muito da representação de Marco d’Almeida como Romeu. Bem, esta peça de William Shakespeare, qualquer dia será a minha história, ou talvez não. Pois. A minha “Julieta” aí estava, a 15 metros de mim á minha frente, intocável, como os anjos são, depois, á saída, passando por mim, com um ligeiro sorriso nos lábios, a andar, quase a flutuar, deixando o pobre diabo para traz. Normalmente é o diabo que evita a água benta, mas aí, é o divino que evita o diabo. Pobre e mal agradecido! Talvez. Será o meu destino. Qualquer dia, qual Romeu, qual carapuça....

sexta-feira, 3 de março de 2006

:))))

Provérbio chinês:

Mesmo a maior viagem começa com o primeiro passo....

Tenho paciência, paciência de chinês.
Não tenho nada a perder, só a ganhar.
Tenho tooooooodo o tempo do mundo, para ti...........
Esses olhos........

quinta-feira, 2 de março de 2006

Boa disposição

Estou muito bem disposto hoje, porque....

....porque um anjo entrou na casa de Deus!

E mais não digo....

quarta-feira, 1 de março de 2006

Café Ão-Ão

Há muitos anos, a minha filha e eu fizemos uma pequena história para a escola dela, que vou hoje aqui publicar.

“ CAFÉ ÃO – ÃO “

No País dos cães havia um café que se chamava: “ Café Ão – Ão”.

Como era um café para cães , na porta dizia : “ Proibido a entrada a pessoas “. Elas tinha que ficar lá fora .

Em vez de mesas havia tigelas e em vez de cadeiras havia mantas.
Na casa de banho só havia uma parede e um monte de areia.

O cozinheiro chamava-se Binki, quem tirava os cafés chamava-se Bobi e a Nani servia à mesa.

Nas paredes tinha quadros com fotografias de cães e outros animais.

De repente entrou uma cadela muito bonita e todos os cães se levantaram e olharam para a porta. E a Nani disse: “ Olá prima.
Onde é que está o teu marido, o Rottweiler? “.

Os cães que estavam a olhar ficaram cheios de medo e sentaram-se.

Ana Catarina Kraus